segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ceia de natal

Uma das receitas que não pode faltar em uma ceia de natal é o pernil assado.  Para servir poucas pessoas ou mesmo para quem gosta de ter em sua ceia mais de um tipo de carne, a paleta é uma ótima opção. A paleta é o pernil dianteiro  e bem menor que o traseiro.Então vamos à nossa sugestão de hoje.




                                Paleta assada


Paleta de porco assada
O que é preciso:

1 pernil dianteiro fresco ( este tem 2.166 g.)
1 colher (sopa) de sal
Suco de um limão
1/2 xícara de vinho branco
Um raminho de alecrim
3 dentes de alho socado
pimenta do reino ( ou pimenta dedo de moça fresca ou outra qualquer)

Como fiz;

Limpe o pernil retirando o excesso de gordura ( não muito ), misture todos os ingredientes restantes e faça uma marinada e esfregue na carne. Deixe-o no tempero por pelo menos 12 horas. O melhor é temperá-lo de véspera colocando-o na geladeira, coberto até a hora de assar. Coloque o pernil em uma assadeira, cubra-o com papel alumínio com o lado mais brilhante voltado para a carne e leve para assar.

Dicas:
Cálculo básico - Tempo de cozimento coberto:Para assar um pernil em forno médio (220 graus) -  1 hora   para cada k de carne e mais 30 mts. Ex. 2 k: 2.30 hs - sendo 2 hs de forno coberto com papel alumínio e mais 30 mts  descoberto para dourar.

Para certificar se o pernil está assado. espete uma faca de ponta, onde o pernil é mais largo. Se sair água com sangue meio rosada, deixe mais tempo. O pernil deverá estar totalmente assado.


Acompanhamento: A farofa é um dos acompanhamento mais usados para o pernil.




                                     
                                          Farofa






O que é preciso:


2 colheres de óleo
1 gomo de línguiça calabresa fresca.
1 cebola picadinha
sal e pimenta à gosto
1 xícara de cheiro verde (salsa e cebolinha) picadinhos
1 xícara de farinha de mandioca crua

Como fiz:


Esquente o óleo em uma panela, frite a línguiça picadinha ,  junte a cebola e mexa um pouco colocando em seguida a pimenta, mexa para incorporar . Coloque a farinha na quantidade suficiente para soltar os ingredientes. Mexa mais um pouco, tempere com sal, junte o cheiro verde mexa bem e desligue o fogo.




Outros acompanhamentos que vai muito bem com o pernil é a Batatas coradas  e o Abacaxí.


Batatas: Cozinhe as batatas com a casca sem deixar que cozinhe demais, descasque-as e passe-as no molho que formou na assadeira que assou o pernil, e assim que retirar o papel alumínio do pernil junte as batatas para corar juntamente com ele, virando-as para que corem por igual.

Abacaxí: Pique o abacaxí em fatias e leve ao fogo numa panela com um pouco de água e açúcar (cerca de 2 ou 3 colheres de sopa dependendo do abacaxí) por uns 3 a 4 mts. Escorra e reserve.

Agora é só montar o prato decorando-o com o capricho de quem quer fazer bonito em sua ceia de natal.








5 comentários:

  1. gostei muito das sugestões obrigada. Dilma

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela preciosa dica, feliz natal e um 2013 repleto de coisas boas :-) Bia Drummond

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vinda e volte sempre!
      Te desejo também um feliz Natal e um Ano Novo de muitas realizações!

      Abraço.

      Excluir
  3. ameiiiiiiiiii... vamos fazer aki em casa para o ano novo.... bjo enorme e obrigada por compartilhar conosco... feliz ano novo...

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.