terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pimenta em conserva



Sabor marcante, aroma agradável e muito picante. Assim é a pimenta- malaguetinha, também conhecida como malaguetinha caipira. Muito usada na culinária, em pratos típicos e em conservas.




Conserva de Pimenta Malaguetinha


O que é preciso:


1 vidro esterilizado
Pimentas malaguetinhas
4 dentes de alho picados
Azeite de oliva 


Como fiz: 


Lave e retire os cabinhos das pimentas. 
Em uma vasilha junte 1 litro de água e 10 gotas de hipoclorito. Deixe de molho por 15 minutos nesta solução. Escorra  e lave-as muito bem e deixe secar.



Coloque-as em um vidro, faltando 3 dedos para encher. Junte o alho picado. Reserve.


Aqueça bem o azeite sem deixar  queimar e jogue ainda quente  dentro no vidro até completar.


Espere esfriar. Tampe o vidro e guarde em local escuro por 60 dias. Agitando  a conserva  2 vezes por semana.







29 comentários:

  1. Depois de aberto é preciso deixar na geladeira? ou basta deixar em local seco e arejado?

    Grato
    Diego

    ResponderExcluir
  2. Olá Diego, a conserva de pimenta em azeite tem a duração de seis meses fora da geladeira, desde que elas fiquem sempre imersas no azeite em que foram processadas, se não elas emboloram. É muito comum as pessoas só usarem o azeite, e deixar as pimentas, mas isso acaba estragando-as

    ResponderExcluir
  3. Oi!! adoro pimenta e gostei da idéia mas colocar alho não tira o gosto da pimenta não? Eu posso tirar o cabinho antes de conservá-la?
    Abç.

    ResponderExcluir
  4. Oi Flor, é tão pouco alho para tantas pimentas, penso que não, mas o alho pode ser opcional. Quanto aos cabinhos você deve retirá-los, mas acho que você está se referindo da base onde a pimenta é presa no cabinho não é? Pois eu nunca retirei-as.
    Abraço e muito grata pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Porque colocar em local escuro por 60 dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devemos colocar em lugar escuro para que conserve o aspecto natural e não perca suas propriedades.

      Abraço e grata pela visita.

      Excluir
  6. OI FIZ UMA CONSERVA COM OLEO MAS NAO O ESGUENTEI ISSO FAZ ALGUMA DIFERENÇA?TERMINEI DE FAZER UMA E TAMPEI DEPOIS DE 2 DIAS FUI ABRI E ELA EXPLODIU.DEPOIS DE UMS 4 DIAS ELA FORMA PARTICULAS BRANCAS NA SUPERFICIE E DENTRO O QUE SERA? BEIJOS ADOREI SUA PAGINA,,.,.,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tainara, usar o azeite quente é só uma maneira de fazer conserva de pimenta. O mais fundamental é que haja uma boa esterilização dos frascos e também higienizar adequadamente as pimentas e todos os utensílios a serem usados na hora de fazer.
      Sua pimenta fermentou, eu não aconselharia o uso delas.
      Tomando todos os cuidados ao fazer as conservas, ela se conservarão por até 2 anos. Depois de aberta tem a duração de seis meses, desde que as pimentas sempre fiquem imersas no azeite.

      Excluir
  7. Posso colocar na minha conserva oleo sem ser de oliva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode usar óleo sem ser de oliva, a única diferença será no sabor, mas pode usar sim.

      Excluir
  8. DICA IMPORTANTE.

    DESSECAR A PIMENTA PARA EVITAR MOFO. DESSECANDO A PIMENTA PROLONGARÁ A VIDA DE SUA CONSERVA.

    ResponderExcluir
  9. Olá, boa noite! Sou iniciante na arte de conservas de pimentas e já na primeira vez tive um problemão! Trouxe da Bahia pimenta malagueta, de cheiro e malagueta e tentei preparar uma conserva com azeite. Selecionei as pimentas, joguei fora todas as que tinham algum aspecto indesejável (mas mantive todos os talos... é problema?), depois lavei e branqueei por 3 minutos, resfirando imediatamente. Esterelizei os vidros (de rolha), coloquei as pimentas dentro (sempre manuseando com luvas) e preenchi com azeite extra virgem. 36 horas depois as duas conservas fermentaram a ponto de "explodir", atirando as rolhas para cima. Fiquei chateado, mas entendo como uma lição inicial. Quero fazer com azeite pois a capsaeícina (é assim que se escreve?) é mais solúvel em óleos. Já vi gente fazendo conservas e as mantendo por muitos meses sem problema! Poderiam me ajudar ou indicar ajuda? Muito obrigado, Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, já ouvi várias pessoas dizendo que suas pimentas fermentaram, mas isso nunca aconteceu comigo. Esta receita da malaguetinha no azeite durou mais de 6 meses fora da geladeira e sempre em condições de uso. Eu nunca branqueei minhas pimentas, apenas depois de lavá-las muito bem deixei em água clorada por 15 minutos e depois passei por água corrente e as deixei escorrer e secar toda água.Já fiz outras receitas de conservas como no azeite com licor, no vinagre de vinho branco e no vinagre de vinho branco com cachaça e nenhuma delas fermentaram. Procure na barra lateral do blog no Marcadores "Vegetais" que você vai encontrar essas receitas de conserva de pimenta e em uma delas tem o vídeo mostrando como preparar, também tem uma conserva de mini pepinos que eu mostro o passo a passo de todos os procedimentos de esterilização tanto dos vegetais quanto dos recipientes. Dá uma conferida quem sabe pode te ajudar.
      Boa sorte!

      Excluir
  10. ola, eu tenho um problema em conservar as pimentas no azeite, pois elas boiam e acabam mofando, como faço para elas ficarem toalmente submersas no azeite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!!!
      As pimentas precisam ser furadas uma a uma, acho que só não da pra fazer esse processo nas pimentas muito pequenas como a cumari, mas as maiores que tem ar dentro delas tem que fura-las.

      Excluir
  11. Olá, tenho várias conservas de pimenta em azeite (cumari do Pará e normal, jalapenã, Bhut Jolokia Chocolate) todas a mais de 6 meses em perfeito estado. Mas com a malagueta tive o mesmo problema citado pelo Manoel batista acima. Na próxima vou furá-las para imersão total no azeite. Valeu a dica. Valeu a dica! - Altair

    ResponderExcluir
  12. Fiz três vidros de pimenta malagueta, uma com vinagre e duas com azeite, um diferente do outro. Uma das com azeite esta soltando bolhas e o azeite está aumentando o volume, será que perdi minhas pimentas? O que posso fazer, preciso deixa-las na geladeira, minha casa é muito quente, ou só deixa-las longe da luz. Primeira vez que fiz, estou preocupada, com tantos sites falando várias coisas sobre bactérias. Me ajudem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca aconteceu isso comigo, mas para maiores cuidados conserve em geladeira, mas antes destampe o vidro e enfie um garfo e revire um pouco as pimentas para que saia todo o ar que possa estar dentro, depois tampe de novo e observa o que acontece se continuar a borbulhar melhor descartar.

      Excluir
    2. Ahh muito obrigado, coloquei longe da luz e esta única que borbulhava parou... Mas vou fazer o que vc disse com o garfo... Vlw mesmo!!!

      Excluir
  13. Gostei miúda da dica de como fazer conserva de Pimenta..
    Att
    Milton Pereira

    ResponderExcluir
  14. Vou produzir 49 vidros com tipos variados de pimentas, o vidro vem com rolha de cortiça, para não estragar posso colocar uma dose de álcool ? Ou algum conservante natural? Estou querendo armazenar as garrafas de cabeça pra baixo quando prontas isso ajudaria?

    ResponderExcluir
  15. Me chamo Vicente
    Faço molhos de pimenta a 4 anos
    E já fiz várias conservas de pimenta murupi,malagueta,biquinhos e outras,e nunca afermentou
    Sempre fiz como você orientou
    ,Agora fiquei sabendo de um sistema para não afermentou
    Depois delavar,despede água quente por cima e deixe descansar por 15minutos ou até esfriar e depois faca o processo de colocar no vidro e depois colocar azeite ou vinagre

    ResponderExcluir
  16. O que posso fazer para que minha pimenta não mude de cor pois todas que faço não ficam vermelhas

    ResponderExcluir
  17. Eu fiz uma conserva de pimenta com azeite á 2 semanas mais ela está saindo bolhas e aumentando o volume do pote ocasionado o vazamento da conserva oque e posso fazer.

    ResponderExcluir
  18. Fiz azeite com alho e ao abrir fica saindo bolhas do alho e não para, será porquê!

    ResponderExcluir
  19. Muito boa e fácil a sua receita. Vou fazer. Obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Muito boa e fácil a sua receita. Vou fazer. Obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Sempre faço conserva de pimentas,gosto muito da malagueta,e da comari,junto as duas no liquidificador,assi fica mais facil de usar,e nao coloco na geladeira ,fica no armario ,que é escuro dentro,aqui e muito bom as dicas,sucesso a todos , e pimenta na comida,😁.

    ResponderExcluir
  22. eu sempre frito as pimentas pode fazer isso ou não lavo elas seco bem e furo todas elas antes de fritar isso é correto ou não muito obrigada pela atenção bjs

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.