sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Com cara e gosto de antigamente

Hoje em dia com todos os eletrodomésticos à disposição ficou tudo mais fácil para as donas de casa que cada vez menos, por obrigações fora do lar, estão tendo tempo para prepararem o alimento da família. E com isso buscam receitas de fácil preparo ou mesmo comprando comida já preparada. Lembro do tempo de infância quando ainda no sítio em casa de minha avó, não tínhamos nem geladeira para a conservação dos alimentos.No dia em que matávamos porco para o consumo, era uma trabalheira danada para preparar tudo. Reunia a família inteira nesta tarefa. Com uma parte das carnes preparavam línguiça, a outra fritavam e eram guardadas imersas em gordura derretida donde iam tirando à medida que ia consumindo. Essa era a forma de conservar a carne por mais tempo. Da gordura derretida aproveitavam o torresmo  que empregavam em receitas de pães, outras partes menos nobres, como pé, orelha e o rabo eram salgadas e colocadas ao sol.

Isso tudo começava nas primeiras horas da manhã se estendendo por todo o dia, terminando com a limpeza de tudo ao anoitecer. Todos tremendamente cansados mas abastecidos de alimento e principalmente de convívio familiar. Hoje também podemos desfrutar desse convívio, mas de forma diferente, como um encontro à roda de uma mesa de almoço ou jantar, com receitas que lembram o tempo antigo, mas com a facilidade de hoje, em encontrar boa carne de porco em açougues e mercados da cidade. Como a receita que mostro hoje, gostosa e fácil de fazer: 

                                      Costelinha de porco com polenta.


                                        Costelinha de porco com polenta


O que é preciso:

1 k de costelinha de porco picadas( peça para o açougueiro cortar no tamanho de sua preferência)
2 dentes de alho amassado com meia pimenta fresca
Um raminho de alecrim
Sal à gosto
Tempere a carne com os ingredientes acima e deixe marinar por pelo menos duas horas
6 xícaras de água
2 xícaras de fubá
1/2 cebola (pequena) picadinha
1 tablete de caldo de carne
2 colheres de oleo
1 colher de salsinha picadinha


Como fiz:

Preparo da polenta - Coloque o óleo em uma panela e frite a cebola, junte a água, o tablete de caldo de carne, prove o sal se necessário corrija, coloque a salsinha e deixe a água ferver, à parte junte em um recepiente o fubá e um pouco de água o suficiente para dissolver o fubá( assim fica mais fácil colocá-lo na água fervente do cozimento). Quando a água da polenta estiver fervendo coloque o fubá dissolvido mexendo energicamente para não formar grumos.Quando estiver tudo incorporado tampe a panela (a polenta espirra quando está cozinhando) e deixe cozinhar por mais ou menos 30 mts mexendo de vez em quando.

Preparo da costelinha - Coloque um pouco de óleo em uma panela(de preferência de ferro) deixe esquentar e junte a costelinha para fritar em fogo baixo, mexendo sempre até cozinhar por dentro e dourar por fora, se precisar vá pingando água.



Costelinha fritando

2 comentários:

  1. Lourdes,
    A história que precede a receita e o preparo tem um significado tão especial quanto as melhores lembranças de minha infância nas fazendas de Minas.

    ResponderExcluir
  2. O comentário inicial me remeteu a minha infância no interior do Paraná, onde eu não morava mas passava as férias e sempre, mas sempre na casa da vó Olívia, que hoje já se foi... fazíamos isso, eu adorava ficar esperando o torresmo quentinho pra comer, enquanto uns faziam o salame, outro ía fritando a carne para colocar em latas com banha, para conservar... e minha avó também cozinhava os miúdos do porco e fazia o famoso queijo de porco.. que eu adorava.. Senti muita saudade dela e dessa época vendo a receita. Parabéns ao idealizador do site.

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.