terça-feira, 19 de outubro de 2010

Acerolas

Me aventurei a entrar no pomar por entre as aceroleiras carregadinhas de acerolas, digo aventurei-me por conta da coceira que elas provocam na minha pele. Mas não resisti a tentação de tomar um refresco geladinho . Essa frutinha que veio das Antilhas mais parece uma brasileirinha de tão bem que se deu aqui na nossa terra. Sendo da família das mirtaceas, ela é uma parenta da pitanga e do camu-camu essas sim, nativas.


Refresco de acerola

Podemos congelar a acerola despolpada e também inteiras.Para congelá-las inteiras é só lavar, secar bem e espalhar em uma assadeira e levar ao freezer por mais ou menos duas horas. Armazenar em saquinhos próprios para congelamentos e depois ir retirando quantas quiser na hora de usar. Para congelar despolpadas é só retirar a polpa com uma faquinha e embalar em potes plásticos em porções individuais que poderão ser usadas em bolos tortas.....Desta maneira  vai dar um pouco de trabalho, mas vale a pena porque ter em nosso freezer frutinhas fora de época para preparar um bolo ou uma torta para servir em um chá da tarde quando recebemos uma amiga......é um luxo!!!


Acerolas congeladas

Para deixar nosso café da manhã mais gostoso, nada como uma porção de geléia de acerola em uma torrada ou mesmo acompanhando uma fatia de queijo branco e estaremos melhor alimentados. Como diz o nosso bom caipira: Tô sastifeito e dá pra aguentá até a hora do armoço si ele num  atrasá.


Geléia de acerola

                                             Geléia de acerola

O que é preciso:

400grs de acerola
750 ml de água
300grs de açúcar

Como fiz:

Lave as acerolas, tire os cabinhos e coloque em uma panela e junte a água e deixe ferver por uns 10 a 15 minutos mais ou menos. Retire do fogo e passe as acerolas por peneira para despolpar e retirar as sementes. Depois coloque em uma panela o que resultou (o meu deu 600 ml) e junte o açúcar e leve para cozinhar mexendo de vez em quando até dar o ponto de geléia.

Ponto de geléia:Coloque um pouco da geléia em um prato, deixe esfriar um pouco e passe o dedo, se ficar o risco está pronta.

Um comentário:

  1. Fiz a geléia de acerola e ficou gostosa, como eu não posso comer muito açúcar, não coloquei o açúcar e coloquei uma média de 500g de polpa de acerola, e quase não coloquei água, apenas 200 ml para passar a acerola na peneira. uns 30 minutos de fogo baixinho e mexendo de vez em quando.... pois bem, ficou uma consistência ótima, porém achei um pouco azedinha demais, coloquei 30 gotas de Linea (adoçante de sucralose) ficou perfeita... aprovada. Você me inspirou. Queria compartilhar uma foto mas acho que não pode.

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.