segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Conserva de pepinos

Fazer conservas de legumes, geleias ou compotas é  muito fácil, e também uma maneira de ter por mais tempo esses produtos na sua despensa. Tomando alguns cuidados na hora da preparação eles podem ficar conservados por um longo período. Nas conservas de legumes pode ser usados vinagre branco,vinagre de vinho tinto ou outros em proporções iguais com água que foi fervida com temperos  e especiarias a gosto. Nesta que eu preparei hoje, usei vinagre de maçã e água fervida com folhas de louro, pimenta-do-reino em grãos,açúcar e sal.




Ingredientes: 
(para um pote pequeno)
1 pepino picado em bastonetes
1/2 cebola cortada em folhas 
Vinagre (eu usei o vinagre de maçã)
2 folhas de louro
Grãos de pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (cafe) de açúcar
400 ml de água 




Modo de preparar:


Leve a água para ferver com o louro, as pimentas, o sal e o açúcar. Reserve.
Lave muito bem o pepino em água corrente e com o auxilio de uma escovinha escove para retirar toda impureza e mergulhe-o em água clorada por 10 minutos, passe-os em água corrente novamente. Pique-o e reserve. Faça o mesmo procedimento com a cebola. Reserve. Em vidros esterilizados coloque o pepino e a cebola. Coloque  até a metade do vidro, a água que foi fervida com os temperos, complete com o vinagre e tampe bem rosqueado. Vire o vidro de boca para baixo por cinco minutos para que saia todo o ar.


Como esterilizar vidros: Aqui






16 comentários:

  1. Maria de Lourdes, ha coisas incriveis, ainda agora na hora do almoço estava falando para a minha mamy que tinha que procurar na net uma forma de conservar pepinos para ter ao longo do ano, pois o meu pé de pepino está dando mais que nós conseguimos gastar, e aí chego, venho em meu blog e dou de caras com esta sua receita, que maravilha, vou levar... Mas tenho uma duvida, o que é agua clorada????

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margarina, fazer conserva dos pepinos é uma boa solução para aproveitar o excedente. Respondendo sua dúvida - Água clorada é a solução resultante de água com o hipoclorito de sódio na proporção de para cada 1 litro de água colocar 10 gotas de hipoclorito de sódio. Muito usado aqui no Brasil para eliminar larvas e bactérias das frutas e verduras.

      Bjs

      Excluir
    2. Lourdes, muito obrigado pelo seu carinho viu?? hoje á tarde ja vou fazer 7 de conserva é que logo ja tenho mais 6 para trazer para casa... estao em plena epoca!!!

      Beijocas e mais uma vez muito obrigado pelo carinho!!!

      Excluir
  2. Hum, que ótima dica, gostei muito, nunca fiz conserva dessa forma, vou experimentar.
    Beijinhos, boa semana
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  3. Oi, minha querida!
    Acho conservas uma coisa lindíssima de se ver, mas sempre fico cutelosa com o gosto ácido do vinagre (que não posso ingerir).
    Mas fico tão tentada em experimentar!
    Bjssssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  4. Lourdes eu simplesmente adoro conserva de pepino, ou melhor adoro pepino de qualquer jeito.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa conserva Lou!!Aliás, acho esses vidros lindíssimos...
    E me identifiquei com ela rsrs Ando desse jeitinho meio empepinada rsrsrsr
    Beijão minha flor

    ResponderExcluir
  6. A minha conserva de pepino ficou muito forte o gosto do vinagre. Como faço para tirar esse gosto forte??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diminua a quantidade de vinagre e aumente a água temperada. Vá testando até ficar a seu gosto.

      Excluir
  7. A minha conserva de pepino ficou muito forte o gosto do vinagre. Como faço para tirar esse gosto forte??

    ResponderExcluir
  8. Serve também para pepinos grandes?

    ResponderExcluir
  9. A minha conserva ficou esbranquiçada depois de uns 5 dias, como resolver isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha conserva de legumes tb ficou esbranquiçada depois de 2 semanas será porque?

      Excluir
  10. A minha conserva de legumes tambem ficou esbranquiçada, mas demorou umas 2 semanas oque pode ser?

    ResponderExcluir
  11. Minha conserva ficou esbranquiçada! Como posso resolver isso? Me ajudem aí.

    ResponderExcluir
  12. Tantos pepineiros por aí e ninguém sabe responder pq a conserva fica esbranquiçada depois de alguns dias...acho que ninguém sabe...

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.