segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Figo em calda

Este ano não tivemos figos no pomar, por causa de uma poda errada, e como eu gosto demais dessa fruta acabei comprando os figos industrializados que já passaram por um pré cozimento. Quis experimentar esses figos mais por curiosidade, pois me interesso muito por conservas em geral, nesse caso a compota de figo. Esses figos vem embalados à vácuo
e envolvidos em uma especie de água gelatinosa, pelo menos foi a impressão que eu tive ao abrir a embalagem. Preparei os figos para cozinhá-lo de acordo com a instrução da embalagem:
Retirei a fruta da embalagem, lavei em água corrente, coloquei em panela e cobri com água e levei ao fogo para aferventar por 20 minutos,escorri a água e com um garfo furei várias vezes cada figo e assim estava pronto para fazer a compota em si.

Ingerdientes:
1 k de figos pré-cozidos industrializados
1 k de açúcar cristal
2 litros de água
cravos da índia à gosto

Modo de preparar:

Coloque a água em uma panela, junte o açúcar e os cravinhos, e leve ao fogo alto. Deixe ferver por 5 minutos e coloque os figos já previamente preparados. Deixe cozinhar em fogo lento por uma hora mais ou menos ou até que se forme uma calda rala e os figos estejam macios.



Bom apetite!

22 comentários:

  1. Uau... que doce de figo mais lindo, eu amo este doce, mas confesso que nunca consegui fazer um doce com esta cor tão linda, tem algum segredo?
    Oslaine
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Oslaine se tiver algum segredo fica por conta do processo de preparação da industrialização e esse eu não conheço. As minhas receitas de figo em calda que fiz usando a fruta fresca colhidas diretas do meu pomar também perde essa cor verde ficando um verde mais esmaecido.
      Bjs

      Excluir
    2. Oi Maria, é exatamente o que acontece com o meu doce, os figos também são colhidos do meu quintal e nunca ficam verdinhos assim.
      Obrigada pela resposta!
      Bjs

      Excluir
    3. O segredo é fazer numa vasilha de cobre.

      Excluir
    4. Cozinhar os figos em vasilha de cobre

      Excluir
    5. Não acho que seja o cobre já fizemos e não deu certo.concerteza tem anilina para ficar verdinho.

      Excluir
  2. Huuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmm... QUE DELICIA!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil).

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Lu querida,
    sou apaixonada por doce de figo, o seu ficou verdinho, quando
    eu faço os meus ficam marrons, rsrs.
    Qualquer dia vou fazer a sua receita do fígado, rsrs.

    Beijos, feliz semana!

    ResponderExcluir
  4. É meu doce preferido! Ficou muito tentador, e com esta cor maravilhosa, está de dar água na boca! Desejo uma linda semana! Bjo

    ResponderExcluir
  5. Estou apaixona pelo seu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Lou,
    Acho que não há quem goste mais de figos do que eu...
    herança do meu pai!
    Também achei o seu bem verdinho, gostei!
    Um bejim pra você e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Adoro figo e esses tem uma cor tão,linda
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, amore! Sabe...quando eu casei, a primeira coisa que a sogra me ensinou a fazer foi figo em calda! Eu tinha que lavá-los, colocar congelar e depois de congelados eu esfregava eles embaixo dágua corrente para retirar as cascas ( ainda congelados). Depois furava as "bundinhas" com um prego e aí levava cozinhar na calda!!! Fazem bem uns 20 anos que não faço!!!! As tuas fotos ficaram divinas...de dar vontade de fazer de novo! Um beijão!

    ResponderExcluir
  9. Sua compota está divina!

    A cor dos figos saltando da tela,

    Muito convidativo...eu já colocava junto uma boa fatia de queijo, que é como a gente faz por aqui...delícia!

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal a dica para o doce de figo ficar verdinho é usar o tacho de cobre para ferver os fogos.
    Coloque um pano de prato dobrado sobre os figos quando eles estiverem cozinhado antes de coloca-los na calda. Se quiserem o passo à passo posso ajuda-las.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei sua dica , gostaria muito d seu passo a passo.... tenha um otimo dia

      Excluir
  11. E o tacho de cobre mesmo q deixa ele com essa cor linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina eu não tenho tacho de cobre, este figos em calda foram feitos em panela de inox. Para eles terem ficado com esta cor linda eu atribuo ao processo de précozimento e este eu não conheço, já comprei assim.

      Excluir
  12. Olá ! Quando criança, minha mãe comprava na feira o figo verde, o doce ficava delicioso. Hoje, não encontro mais para comprar. Pedi a uma amiga que me enviasse de Minas. Os meus, após cozimento, ficaram murchos e duros, o que posso ter feito de errado, você tem ideia ? Wanda Portella.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanda! Aqui no blog tem uma outra receita de figo em calda que ensina um macete para o figo não enrijecer. Lá em cima na barra lateral do blog tem a caixa de pesquisa procure por "Figo em calda" que foi postado no dia 2 DE MARÇO DE 2011.

      Excluir
  13. Fazer o doce num recipiente de cobre deixa as frutas verdinhas.

    ResponderExcluir
  14. O segredo é o tacho de cobre.e ferventar em por 2 vzs cobertos com um pano de prato per cima para nao tomar vento e ficar duro.e tb furar com garfo par entrar calda..nao colocar agua fria no segunda fervura.nem tirar o pano de prato q está cobrindo antes de esfriar.

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.