sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Costelinhas de porco à moda da roça


Esta costelinha é a moda da roça porque me remete à minha infância, é do jeito que minha vó  e minha mãe fazia, e que até hoje eu também faço. A moda da roça porque é rústica, prática e temperada com ervas frescas colhidas no quintal. O motivo do jeito...
...super fácil de prepará-la já foi contado aqui.
A forma de preparar é a mesma mas os temperos podem variar de acordo com as ervas que temos na horta. E hoje eu temperei assim...

Ingredientes:
(2 porções generosas)
600 g de costelinhas de porco
2 dentes de alho
1 galhinho de alecrim
1/2 pimenta dedo de moça picadas e sem as sementes
sal
1/4 de xícara (chá) de óleo
4 batatas médias


Modo de preparar:
Coloque a pimenta dedo de moça, o alho, as folhas do alecrim e o sal no pilão e soque até formar uma pasta. Esfregue esta pasta em todas as costelinhas e deixe descansando por mais ou menos meia hora. Enquanto isso descasque as batatas e leve para cozinhar até que fiquem macias. Reserve.
Em uma panela de fundo grosso esquente o  óleo e coloque a costelinha. Tampe a panela e deixe a costelinha suar em fogo baixo. Quando começar a dourar vá virando a costelinha para dourar por igual. Ela tem que ficar macia e dourada, se precisar vá pingando um pouquinho de água até que complete o cozimento. Retire as costelinhas da panela e deixe em lugar aquecido. Na mesma panela em que fez as costelinhas doure as batatas já cozidas.
Sirva com salada de folhas da sua preferência

Bom apetite!

4 comentários:

  1. Oi Maria de Lourdes!!!

    Meu marido e eu adoramos costelinha de porco. Nunca fiz dessa maneira e agora terei que testar, com certeza.
    Adorei a sugestão de fazer as batatas na mesma panela, deve ficar irresistível!
    Receita anotada! Obrigada por compartilhar!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Lu querida,
    essa receita é difícil de recusar, agrada a muitos
    paladares inclusive o meu, rsrs.
    Ficaram lindas, douradinhas e irresistíveis!

    Bjs, bom fds!

    ResponderExcluir
  3. São estes sabores que são inesquecíveis, não tenho duvida do sabor. Bom final de semana Lu

    ResponderExcluir
  4. Tá resolvido o meu almoço de domingo, só de ler já deu água na boca. Vou fazer o sacrifício de comer esta delicia acompanhada de um bom vinho.
    João Carlos

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.