Semana passada deu um vendaval aqui e derrubou meu tamarindeiro carregadinho de tamarindos, duas bananeiras e muitas mangas ainda verdes, foi uma pena!
Os tamarindos foram colhidos para retirar a polpa e congelar, e as mangas que fazer? Pensei, se dá pra fazer doce de mamão verde, porque não de manga verde? Assim na base de tentar uma experiência coloquei mãos à obra. Fiquei super feliz com o resultado - um doce gostoso com um toque azedinho, delicioso para saborear com queijo fresco! A seguir mostro como fazer.
Ingredientes:
Mangas verdes picadas
Açúcar
Pau de canela
Água o quanto basta
Modo de fazer:
Lave, descasques as mangas e corte-as em pedaços. Coloque-as em uma panela, cubra com água e leve para ferver. Ferva por 5 minutos mais ou menos. Desligue o fogo e escorra a água. Coloque as mangas novamente na panela, cubra com água e leve para cozinhar até que fiquem totalmente macias. Assim que as mangas estiverem cozidas e a água secar desligue o fogo e pese a quantidade de massa que resultou. Coloque-a de novo na panela (ideal uma panela de fundo grosso), pese o açúcar que deverá ter um quarto a menos da medida da massa ( ex. se a massa deu 1 quilo, coloque 750 gr de açúcar), junte o açúcar e os pauzinhos de canela na panela e deixe cozinhar em fogo baixo mexendo sempre até que o doce fique apurado no ponto de massa mole. Mas se quiser um doce de corte deixe no fogo mais tempo até ficar bem enxuto e desprender do fundo da panela (quando inclinar a panela o doce deverá se soltar totalmente do fundo).
Bom apetite!
Perfeito Lou!! Uma deliciosa maneira de aproveitar as mangas que cairam...Nunca experimentei, mas como sou fã de uma compota e também gosto de um azedinho, pra mim deve ter ficado per-fei-ta essa gostosura!!beijão
ResponderExcluirQue ideia genial Lourdes!! Um delicioso aproveitamento, adorei !!
ResponderExcluirBeijinhos
ADOREI ESTA IDEIA, VOU TENTAR FAZER,BEIJOS!
ResponderExcluirSuper tentador, sou apaixonada por doce de manga, o azedinho e o doce me encantam!
ResponderExcluirDesejo uma bela semana! Bjo
Oi, Lourdoca!
ResponderExcluirMinha mãe teria feito a mesma experiência, com certeza! Ela ficava penalizada em perder frutas daquelas árvores incríveis que tínhamos no quintal da minha infância! E adorava criar coisas gostosas para nós. Daí que, ao ver seu doce de manga verde, lembrei-me dela e de suas guloseimas.
Pena que não estou aí pertinho para provar o doce azedinho com queijo!
Bjssssssssssssssssssss, quérida, Deus a abençoa!
A maneira boa de aproveitar as mangas.
ResponderExcluirFicou com muito bom aspecto
bjs
Lu querida,
ResponderExcluirque fartura é o seu pomar, fico só na imaginando como é, rsrs.
Belo aproveitamento, nunca provei doce de manga verde, o aspecto
ficou tentador, deve ficar meio azedinho...hummmmm!
Bjs, ótima semana!
Não há nada que não se possa aproveitar, parabéns pela versatilidade. Bjs.
ResponderExcluirQue delicia para servir com torrada, queijo ou até puro mesmo! Bjs, Paula
ResponderExcluirLourdes , fiz e gostei ,obrigada pela receita amiga !
ResponderExcluirÉ o meu caso, aqui na minha casa com o vento forte derrubou muita manga verde no chão e não pensei duas vezes e a aproveitei e fiz um delicioso doce acompanhando a sua receita, mas acrescentei caldo de limão galego ou rosa ou limão capeta que os três depende de região e o mesmo limão e ficou uma delícia! Obrigada valeu mesmo essa experiência.
ResponderExcluirFiz, uma delícia!!!
ResponderExcluirAqui em casa também deu um vendaval e derrubou várias mangas.
VOU FAZER AINDA HOJE E REPASSO O RESULTADO... POR ENQUANTO GRATA!
ResponderExcluir