sábado, 18 de setembro de 2021

Pavê de chocolate com cerejas e castanhas

Adoro sobremesas cremosas, e o pavê se encaixa muito bem nessa categoria. E para fazer um pavê basta ter à mão alguns ingredientes já prontos, como bolo,biscoito  como base, um creme (que se prepara rapidinho) e juntando os dois, você terá uma sobremesa cremosa  muito gostosa. Agora, se você tiver, além disso, alguma fruta em calda, castanhas, licor, para incrementar, então com toda a certeza fará uma receita deliciosa. É só ver o que se tem à mão, usar a imaginação para se surpreender. Foi assim com esse pavê que mostro hoje: Uma sobra de bolo de chocolate, um vidro de cerejas em calda que fiz dezembro último  que estava esquecido na despensa, umas castanhas do Pará e um creme de chocolate que fiz rapidinho foi o suficiente para preparar este pavê delicioso!



Ingredientes:
Bolo de chocolate (meio bolo é o suficiente)
Cerejas em calda  picadas (receita aqui)
Castanhas do Pará picadinhas (12 unidades + ou -)
1 caixinha de creme tipo chantilly  (para cobertura)

Para o creme de chocolate:
500 ml de leite
100 gramas de açúcar
40 gramas de amido de milho
Essência de baunilha
2 gemas
3 colheres de chocolate em pó
1/2 cálice de licor (eu usei de cerejas)
1 caixinha de creme tipo chantilly  (para cobertura)

Modo de preparar:
Ferva o leite com a essência de baunilha, junte o chocolate e misture bem. Em uma tigela bata as gemas com o açúcar, junte o amido e mexa até ficar homogêneo. Vá juntando aos poucos o leite fervente nesse creme e  mexa bem (não coloque o leite  todo de uma vez para que as gemas não cozinhem). Leve esta mistura ao fogo novamente e não pare de mexer até que o creme fique espesso. Junte  o licor mexa bem até ficar homogêneo e tire do fogo. Reserve.
Faça o creme tipo chantilly conforme a instrução da embalagem. Reserve.

Montagem:
Forre o fundo de uma travessa com uma parte do bolo esfarelado. Regue com um pouco da calda das cerejas. Coloque por cima uma parte das cerejas picadas e uma parte das castanhas, Cubra com metade do creme de chocolate. Repita a camada com o restante dos ingredientes: bolo-calda das cerejas-cerejas-castanhas-creme de chocolate. Por fim cubra com o creme  branco e decore a gosto.

Se preferir pode colocar em porções individuais.

Provado e aprovado!

4 comentários:

  1. Bom dia querida!
    Eu tbm adoro sobremesas cremosas, o seu pavê ficou irresistível, a apresentação ficou uma loucura, tudo perfeito, feliz de quem saboreou essa delícia!

    Beijos, ótima semana♥

    ResponderExcluir
  2. Fiquei deliciada, adorava provar.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Hummmm que tentação Lu, também adoro pavês e sobremesas cremosas. Ficou lindo seu pavê e com ingredientes deliciosos. A ultima taça se pudesse eu levava heheh. Amei. Beijocas, ótima semana

    ResponderExcluir
  4. Lourdes do céu que delícia este pavê.
    bjo

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.