sábado, 18 de setembro de 2021

Pavê de limão siciliano


Aqui em casa tenho quatro qualidades de limões, o rosa (cravo), o galego, o tahiti e o limão siciliano. Na verdade  só o o siciliano é o verdadeiro limão, embora o cravo, o tahiti e o galego nós o conhecemos como limões segundo o engenheiro agrônomo Igor da Silva Coelho (Embrapa) eles não são, qualquer dia falo sobre isso aqui.  Hoje a bola da vez é o siciliano que é o meu xodó e esta é a sua primeira frutificação. Depois de uma estiagem muito grande que tivemos e ainda perdura pensei que não iriam vingar, mas vingou, e agora é só escolher as receitas, e para começar trago um pavê de limão.


Ingredientes

2 pacotes de biscoito champanhe
2 lata de leite condensado
2 caixinha de creme de leite
120 ml de suco de limão siciliano
raspas de 3 limões

Para a calda
2 pedaços ( 5 cm)de casca de limão (só a parte amarela)
2 colheres (sopa) de açúcar
200 ml de água

Preparo

Em uma panela coloque a água, as cascas do limão e o açúcar, mexa bem e leve ao fogo e deixe ferver por 2 minutos ou até formar uma calda rala, tire do fogo e deixe esfriar.
 Coloque o leite condensado em uma tigela com o creme de leite e um pouco das raspas de limão, misture bem e junte o suco do limão e mexa energicamente  até ficar um creme espesso. Reserve.
Forre o fundo de um refratário com os biscoitos champanhe embebidos na calda. Coloque por cima  dos biscoitos um terço do creme. Faça outra camada de biscoitos embebidos na calda e cubra com mais um terço do creme. Termine com outra camada de biscoito embebido na calda  e finalize com o restante do creme. Decore com raspas de limão. Leve para gelar por no mínimo 4 horas.



Bom Apetite!

2 comentários:

  1. Estou me imaginando com esta travessa na minha frente. Com certeza iria devorar sozinha. Rs, rs, rs.

    Aproveito para informar que o endereço do meu blog mudou para

    http://arroz-di-leite.blogspot.com.br/

    para que você possa atualizar o seu arquivo de endereços.e não perca nada lá no meu blg.

    Beijos

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir

  2. A grandeza dos amigos são como as flores raras: sua magnitude fica para sempre.
    (Cristina Beloni)
    Obrigada por compartilhar comigo este 2º aniversário do blog Algodão Tão Doce !!!!
    Um doce abraço, Marie.

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.