segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Pão de Fubá

Olha só a cara desse pão! Com jeitão de caipira me fez lembrar do pão doce que minha vó fazia e também do bolo de fubá com essas sementinhas de erva doce e uma crostinha de açúcar por cima. Gostei muito dessa receita que retirei do livro "O pão caseiro" que ganhei da Cook Lovers. Tudo de bom! 



Ingredientes:

15 gramas de fermento biológico
1/4 de xícara (chá)de açúcar (43g)
1 xícara (chá) de leite morno (200ml)
1 e 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo (134g)
1 ovo médio
1/2 colher (sopa) de sementes de erva-doce (3,5g)
1/2 colher (chá) de sal (2g)
1 xícara (chá) de fubá (125g)
margarina para untar
Cobertura:
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (65g) eu usei o refinado
2 colheres (sopa) de suco de laranja (20g) eu usei limão


Modo de preparar:

Unte a forma para pão americano com margarina e farinha. Reserve.
Dissolva o fermento no açúcar, junte metade do leite morno e 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo. Deixe descansar por 30 minutos para crescer e formar uma esponja. Acrescente a essa esponja o leite restante, o ovo, as sementes de erva-doce, o sal e o fubá. Misture bem e e adicione aos pouco a farinha restante e sove até desgrudar das mãos ( eu precisei colocar mais um pouco de farinha). Coloque em uma tigela cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de volume. Amasse novamente, modele o pão e coloque na forma e deixe crescer por mais 30 minutos. Leve ao forno em temperatura de 200ºC por cerca de 40 minutos.
Retire do forno, desenforme e coloque a cobertura.

Cobertura: Misture o açúcar, o suco de laranja e espalhe sobre o pão ainda quente. Deixe esfriar.



31 comentários:

  1. Que tentação amiga, ficou lindo mesmo esse seu pãozinho

    beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Lurdes!
    Vim tomar o café da manhã com vc e saborear uma fatia deste pão lindo e delicioso, hummmmmmm!
    Imagino o aroma e o sabor deste pão, hummmmmm!
    Receita nota 10, essa eu vou levar!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria de Lourdes!!!

    Ficou divino seu pão! E eu que estou numa fase de "só pão caseiro", fiquei encantada com o resultado desse pão!
    Arrasou! Parabéns!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Que delicia de pão, está de se comer com os olhos.
    Boa semana, beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Lurdes,
    obrigada pelo carinho! Fiquei feliz que vc tenha feito o pão pizza e o
    melhor, que vc e a sua família gostaram, valeu!
    Eu tbm vou fazer a receita deste pão, aqui em casa vai ser sucesso
    total!

    Beijos, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Esse pão ficou lindo e tem um interior delicioso.
    Barrado com uma compota deve ser uma delicia.
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Lourdes que delícia de pão, olha que já anotei a receita e vou fazer depois te conto se ficou tão bom quanto o seu.
    boa semana
    bjs !!!

    ResponderExcluir
  8. Ai Lourdes que este pão ficou maravilhoso!!! A foto está digna de revista.
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Ficou lindíssimo o teu pão, Maria de Lourdes! Adoro pão de milho...tem um textura ímpar! A foto também...ficou de publicar em revista! Ela nos "chama"!!! Um beijo, querida!

    ResponderExcluir
  10. Olá Lourdes, encontrei seu blog através de um comentário feito no Sol Patisserie e me deparo com esse pão maravilhoso!! Nunca comi pão de fubá, logo eu que sou alucinada com pães.
    Ficou mesmo divino, cor e textura perfeitos!! Adorei o seu cantinho e já assei a seguir.

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderExcluir
  11. Maria de Lourdes Ruiz, O que é essa maravilha de PÃo Menina???
    Estou sem fôlego...DEUS me acuda!!!!rsrsrs
    ESPETACULARRRRRR!!!!
    Bjinhos. Re

    ResponderExcluir
  12. Não vai manteiga nesse pao

    ResponderExcluir
  13. Seu pão ficou lindo!!! Mas o meu não ficou com esta aparência, e a textura ficou dura, rsrsrsr, será o que aconteceu? É isso mesmo não leva margarina nem óleo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia não sei te responder o aconteceu com o seu pão, só posso te dizer que essa receita é uma receita testada, aliás como todas as receitas que eu posto aqui são testadas por mim.
      Será que o seu fermento estava na validade?
      Esse pão não leva nem um tipo de gordura.
      Abraço

      Excluir
  14. esqueci de colocar meu nome na postagem - que o meu pão não ficou bom, rsrsr (kátia)

    ResponderExcluir
  15. Obrigada por responder, o fermento estava bom, a massa cresceu bem, depois do pão assado a massa ficou seca, fiquei frustada, porque olhando seu pão é de dar agua na boca, rsrrsrs, realmente não tive sorte com a receita, vou tentar novamente

    ResponderExcluir
  16. Tive a mesma experiencia da Katia. O pao ficou duro. E tem certeza que sao 15g de fermento? Costumos usar 7g, e ficou com um gosto muito forte do fermento biologico! Enfim, valeu a tentativa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Aninha vou te dar a mesma resposta que eu dei para a Katia - não sei o que aconteceu com o seu pão. A receita pede 15 g de fermento ( aqueles que vem em tabletes, mas pode ser os fermento fresco para pão vendidos em padaria) mesmo. Esta receita é tirada do livro "O pão caseiro" de André Boccato e eu fiz, testei e aprovei e pela foto dá pra ver que o pão ficou perfeito.
      Abraços

      Excluir
  17. Acabei de fazer esse pão maravilhoso !!! Ficou uma delícia, muito macio..obrigada pela receita..

    Rosana Miranda

    ResponderExcluir
  18. Aninha boa tarde, acabei de fazer e comer o pão, ficou maravilhoso, só a farinha que a quantidade não é a indicada, fiz umas fotos e gostaria de te mandar, Celia meu e-mail é ce_shiila@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. TAMBÉM ACHEI ESTRANHO NÃO USAR ÓLEO OU MANTEIGA,MAS DÁ CERTO,PRECISA ACRESCENTAR PELO MENOS 1XÍC. DE TRIGO.

    ResponderExcluir
  20. Ola, este pão deve ser mesmo delicioso, gostaria de saber se com esta mesmacreceita tirando a parte de sovsr da para fazer na máquina de pão ??? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  21. Gente o meu ficou ótimo lindo gostoso. A calda da um toque especial. Também não acreditei que sem gordura pudesse dar certo. Mas da muito certo! Me chamo Célia Regina Cardoso sou de Florianópolis SC.

    ResponderExcluir
  22. Atenção Pessoal: o segredo está em sovar muito bem e a temperatura de seu forno, pq cada forno é diferente um do outro.
    Eu fiz e deu certinho, uma delícia. Tenho uma distribuidora de pães e esse está vendendo bem.
    Boa sorte a todos.
    Assim.: Roberto.

    ResponderExcluir
  23. Olá...eu fiz o pão ficou ótimo, eu nem acreditei que daria certo por não ir nenhum tipo de gordura, sovei bastante a massa e acrescentei bem mais a quantidade de farinha de trigo , essa calda por cima faz toda a diferença ...obrigada gostei demais 😘😍

    ResponderExcluir
  24. Olá...eu fiz o pão ficou ótimo, eu nem acreditei que daria certo por não ir nenhum tipo de gordura, sovei bastante a massa e acrescentei bem mais a quantidade de farinha de trigo , essa calda por cima faz toda a diferença ...obrigada gostei demais 😘😍

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.