sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Mini pepinos em conserva

Eu já dei uma receita de conserva de pepino aqui, mas como muitas pessoas me perguntam sobre o procedimentos para fazer conservas que resolvi fazer um passo a passo. É só seguir que não tem erro.



Ingredientes:

Mini pepinos (ou o pepino comum cortados em bastonetes)
Vinagre de maçã
2 folhas de louro
1 ramo de alecrim
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (cafe) de açúcar
400 ml de água

Modo de preparar:

Lave em água corrente os pepinos, o alecrim e as folhas de louro e coloque em uma bacia com água clorada  e deixe de molho por 15 minutos.

Depois de 15 minutos que ficou de molho na água clorada escorra  e lave muito bem em água corrente. Reserve.


Forre o fundo de uma panela com um pano limpo coloque o vidro onde irá colocar a conserva juntamente com a tampa. Cubra com água e leve ao fogo e quando a água levantar fervura conte 10 minutos. Desligue o fogo.


Tire o vidro da água com uma pinça de cozinha (eu costumo tirar com o garfo de massas) deixando escorrer bem toda a água e coloque o vidro de boca para baixo sobre um pano limpo e seco e deixe secar.

Enquanto o vidro fica secando prepare a água da conserva:
Coloque a água com o alecrim, com o louro, com o sal e o açúcar para ferver. Ferva por uns dois minutinhos, desligue o fogo e reserve.
Acomode dentro do vidro os pepinos, as folhas de louro e o alecrim. Coloque o vinagre até na metade do vidro e complete com a água que foi fervida com os temperos. O líquido tem que ficar até onde começa a rosca da tampa ( deixar uma folga de mais ou menos um dedo)

Coloque a tampa rosqueando muito bem e emborque o vidro e deixe por 5 minutos nessa posição.

Em uma panela ( sempre forrada com um pano no fundo) leve o vidro com os pepinos novamente para ferver cobrindo-o totalmente com a água. Ferva por 15 minutos para fazer o processo da pasteurização. Depois disso desligue o fogo, retire o vidro com uma pinça e está pronto.

Para quem não tem uma pinça de cozinha para tirar o vidro da água quente, pode levar a panela debaixo da torneira aberta tomando o cuidado para a água  não tocar o vidro  para não estourar em contato com a água fria. Deixe a água escorrer até que toda água quente seja trocada pela água da torneira.

69 comentários:

  1. Querida Lourdes,
    Adorei seu post com todo o processo de esterilização e pasteurização. Sempre quis fazer esses pepinos, mas aqui em Brasília ainda não achei assim, pequenininhos.
    Um lindo fim de semana pra vc,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lylia, eu tbm moro em Brasilia e encontrei esses pepinos pequenos no mercado OBA ortifruti da asa norte... ;)

      Excluir
    2. gostaria de saber o tempo de validade pois faço para venda

      Excluir
    3. quando encontrarem plantem um deles, da pepino pra dar e vender kkkk na casa da minha sogra tem um pé da o ano todo que chega perder

      Excluir
    4. Dá pra fazer com pepinos normais, em rodelas. Bom igual

      Excluir
    5. Tenho um pé na minha casa!!(vamos negociar kkk) se tiver interesse Moro em Taguatinga Norte DF. Comente que eu passo o whats e a gente conversa

      Excluir
    6. Encontrei os pepininhos na feira de domingo, em Sobradinho (DF). Quem não conhece, tá perdendo..

      Excluir
  2. Lourdes,
    Taí uma coisa que não tenho costume de fazer, conservas.
    Mas de comer, com certeza! Aqueles que você me mandou são delicados, suaves, uma maravilha!
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Lourdes, como você é caprichosa! Não sei se gostei mais da receita ou da decoração do potinho, coisa linda. Acho que gostei dos dois, rs. Ando numa onda de conservas, esse modo de fazer está muito bem explicado, adorei! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. que maravilha querida amei o pap esta divino mesmo amei vc é a nossa menina das conservas ..esta maravilhoso
    bjão grandes
    muito caprichosa amei

    ResponderExcluir
  5. hunnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn eu tenho os pepinos vou fazer adorei tudo muito lindo e facil com essa receita e tambem explicaoes bjuss amei alba valeria

    ResponderExcluir
  6. Lourdes, que bacana este post. bem detalhado. Queria te perguntar por que colocas o pano no fundo da panela para ferver o vidro.E se nao se fizer o processo de pausterizacao, o que se perde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valentina, o pano no fundo da panela evita o atrito que o movimento da água em ebulição provoca fazendo com que o vidro bata na panela ou em outros vidros (se tiver mais) e assim evitar que eles se choquem e venham a quebrar.
      A única coisa que se perde se não fizer a pasteurização é o tempo de conservação. Com a pasteurização você pode armazenar sua conserva até por 2 anos.
      Eu tenho aqui geleia de jabuticaba que está armazenada uma ano e meio.
      Bjs

      Excluir
    2. Boa noite dona Maria de Lourdes, passa essa receita de geleia de jabuticaba, eu adoro.
      Se vc tiver uma de licor também, kkk.
      Obrigado desde já.
      Deus à abençoe.

      Excluir
    3. Dona Maria, posta essa receita de geleia de jabuticaba e se a senhora tiver uma de licor de jabuticaba também, kk amo muito.
      Obrigado.

      Excluir
  7. Muito bom!!! Vc foi bem organizada e didática! ! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. lilia,aqui em brasilia podes encontrar os mini pepinos na feira de vicente pires.ok?
    marliconfeitos 416@hotmail

    ResponderExcluir
  9. Paulo pergunta:
    Qual o tempo ideal em conserva para ser consumido?
    Essa receita é parecida com aquelas feitas antigamente no interior? Eu lembro que minha vó fazia com endro e folha de parreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, já com uma semana ele estará pronto para ser consumido. Se você fizer a conserva esterilizando e pasteurizando ele poderá ser conservado por 6 meses fora da geladeira mas lembrando que depois de aberto ele deverá ser guardado em geladeira.
      Abraço

      Excluir
  10. Amei seu blog. Ganhei muitos pepinos destes pequenos e não sabia como fazer a conserva, vou tentar....obrigada! bjs
    Sidnéa

    ResponderExcluir
  11. Aqui na nossa família todo mundo faz pepinos em conserva e eles duram muito tempo, conservados fora da geladeira. Em um vidro esterilizado colocamos os pepinos, bem pequeninos, uma colher de sopa de sal, uma pitada de açúcar, os temperos ( a agosto), colocamos no vidro até chegar na marca de 10 cm vinagre de vinho branco e completamos com água. Fechamos a tampa, que deve ser de metal, e colocamos em banho maria ( protegido com um pano) até os pepinos iniciarem a trocar de cor (de verde claro para verde escuro). Retiramos da panela, fechando bem a tampa e emborcamos até esfriar completamente. Ficam crocantes, mas se deve ter o cuidado de não deixar em banho maria por mto tempo, retirar qdo começarem a trocar de cor. Abraços

    ResponderExcluir
  12. valeu esa dica vai me ajudar muito obrigadaa

    ResponderExcluir
  13. Ola eu fiz a sua receita , segui todos os passos, fiz 3 vidros mas o último eu perdi pq ele soltou o fundo e estava tudo certinho com pano no fundo para proteger e tal mas esse eu perdi, sera pq o fundo soltou Maria de Lurdes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia fica muito difícil saber o que aconteceu, algumas coisas podem ser as causas porque todos os vidros podem ser reutilizados se estiverem em condições de uso e permitam o processo de esterilização. Nem todos os tipos de vidros vão suportar as altas temperaturas.
      Independente de serem novos ou usados é preciso observar se não há nenhum trinco, rachadura ou lasca. Portanto só você poderá investigar isso e chegar a alguma conclusão.
      Como vê você fez 3 receitas e só uma estourou o vidro, então a causa está no vidro e não no processo
      Qualquer coisa estou aqui e no que precisar, se souber eu ajudarei com prazer.

      Abraço.

      Excluir
    2. rsrsr....obrigada pela atenção, perguntei só pra saber se ja não tinha acontecido com vc também, eu ja fiz muita conserva de pimenta biquinho , e nelas tive que dar choque nas pimentas para manterem a cor, ja nos pepininhos não falam sobre isso, mas mesmo assim fiz com uns pra ver se dava certo também mas eles não ficaram verdinhos eles ficaram verdes claros todos por iguais, sera que tem algum processo que faz manter a cor? abraços

      Excluir
    3. Claudia comigo nunca aconteceu de estourar o vidro e olha que já fiz muitas conservas, geleias, compotas, mas isso não quer dizer que um dia não possa acontecer, porque muitas vezes isso pode fugir do nosso controle em se tratando de vidros. Agora quanto a algum processo para manter a cor eu desconheço, porque os vegetais de cor verde sempre perde um pouco da coloração. Tenho uma outra receita que ainda não testei, de pepinos em conserva, quero fazer pra ver se eles não irão alterar a cor. Se obter sucesso colocarei aqui no blog.

      Excluir
    4. Ok Maria de Lurdes obrigada pela atenção, ficarei de olho no seu blog para ver mais novidades, abraços

      Excluir
  14. Adorei essa receita, bem explicada, ficou super fácil de fazer, Parabéns!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Maria, adorei a receita, achei super simples, tudo muito bem explicado..fiz hoje inclusive, e espero que dê certo..rs. só queria saber por que emborcar o pote de vidro de cabeça para baixo já com a conserva? E se tem algum problema da tampa do pote de vidro ser de plástico?
    Grata
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emborcamos o pote já com a conserva para que todo o ar saia. Penso que não tenha problema nenhum da tampa ser de plástico desde que esteja bem esterilizada e que dê uma boa vedação.
      Abraço.

      Excluir
  16. Oi, Maria tudo bem? Olha, agradeço por compartilhar a receita conosco, fiz e ficou muito bom!!!Gostaria de saber se é possível aproveitar o líquido da conserva para fazer uma nova(ou seja, acrescentar apenas os pepinos??
    Bjo
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não aconselharia o reaproveitamento do líquido, e é tão fácil de fazer um novo que não vale a pena a arriscar.

      Abraço

      Excluir
  17. Boa tarde Maria.. adorei tud que colocaste.. estamos fazendo as conservar visto que meu irmão tem uma estufa de pepinos.. porém a maioria eles vendem para uma empresa..
    meu pai gostaria de vender mais para o pessoal do bairro.. mas esta em duvidas quanto ao rótulo.. vc tem registro ou é bem caseiro mesmo como o nome diz..
    podes comercializar sem problemas?
    se puder me passar umas dicas ficaria grato.. dai meu pai desencana rsrs
    pois meu irmão queria gastar com todas as coisas que só comem nosso dinheiro..
    por gentileza se puder me envie no email a resposta.. desde já agradeço

    balbinottsamuel@gmail.com

    abraços e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  18. VC e iluminada🙏
    Ass.Nagela

    ResponderExcluir
  19. Parabens pela matéria! Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  20. Claudemir = laguna carapa - ms

    ResponderExcluir
  21. Depois de feito todo esse processo, quando estará pronto para consumo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode consumir logo em seguida se quiser mas deixar uma semana para a conserva tomar gosto estará melhor.

      Excluir
  22. eu tenho um montão de pepino aqui para fazer as compotas. Sçao vidros grandes ... não tem perigo de por eles para ferver .. o vidro nao vai estourar??? ou tem que ser vidros pequenos ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cicero eu reutilizo os vidros de conserva de palmito, não sei se é desse vidro que você está falando. O tamanho do vidro não tem nada a ver, tanto faz, ele pequeno como grande não muda nada mas precisa ser os usados para conserva que tem uma espessura e resistência a temperatura alta.

      Excluir
  23. gostei muito da receita vou fazer gostaria de saber quanto tempo dura e se vc tem receita de picles se tiver me mande no meu e-mail se puder desde já muito obrigado j.f.miguel@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José não tenho como precisar mas eles duram bastante tempo se tomarem todas as medidas descritas na receita, mas assim que for aberto o vidro tem que ser conservados em geladeira. Eu não tenho nenhuma receita de picles.

      Excluir
  24. Cara Lourdes,
    Já é a 2 vez que faço...ficam deliciosos.
    Obrigado.
    Alexis - São Paulo

    ResponderExcluir
  25. Olá boa tarde eu queria saber se só pode usar vinagre de maçã ou pode usar outro tipo de vinagre .
    Alessandar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o vinagre pode ser qualquer um mas eu gosto de usar o de maçã por ser clarinho o vinagre de vinho tinto irá dar uma coloração na água da conserva que eu não gosto. Outra opção é o vinagre de vinho branco.

      Excluir
  26. vendo muda de mini-pepinos se alguem se enteressar (62) 32831174 - meiry

    ResponderExcluir
  27. Oi ganhei dois kg deste pepino mas estavam duros e fiquei sem saber se estavam bons para fazer a conserva. Alguém sabe qual é o ponto do pepino par fazer a conserva? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses pepininhos tem que ser colhidos bem novinhos, firmes, porque quando amadurecem eles ficam rosados por dentro e suas sementes ficam duras e já não servem mais para fazer conservas. Então observa esse detalhe, se estiver verdinhos por dentro ainda estão bons.

      Excluir
  28. Oi Maria de Lourdes! Muito boa a receita! Gostaria de saber se posso usar a mesma tampa do vidro q será reutilizado? Ou precisa somente o vidro pode ser utilizado e precisa de tampa nova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é tampa nova mas se ela estiver em bom estado sem nenhuma ferrugem bastará somente colocá-la em água e ferver por 10 minutos.

      Excluir
    2. O ideal é tampa nova mas se ela estiver em bom estado sem nenhuma ferrugem bastará somente colocá-la em água e ferver por 10 minutos.

      Excluir
  29. Em vez do vinagre de maçã posso usar o de alcool?

    ResponderExcluir
  30. Bom dia!

    Fiquei em dúvida sobre a questão da água cobrir o vidro após fechado. É isso mesmo?

    Att.

    Élida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é isso mesmo. O vidro tem que estar totalmente submerso em áqua.

      Excluir
  31. Seu eu quizer colocar cebola junto eu posso, eu comprei para fazer

    ResponderExcluir
  32. Adorei a receita, parabéns! Eu vou começar a fazer conservas para vender e adorei essa de mini-pepinos! Você poderia me sugerir um preço para venda para potes de 500ml ou para potes do tamanho do seu? Obrigada!

    ResponderExcluir
  33. Ola amiga como preparar a água clorada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Água clorada nada mais é do que colocar algumas gotas de hipoclorito de sódio em água. Hipoclorito de sódio= mais popularmente conhecida como água sanitária. Em 1 litro de água colocar 10 gotas de hipoclorito.

      Excluir
  34. Adorei essa receita, deve ficar maravilhoso! Pena que não tenho desse pepininho. Achei outro tipo de mini pepino aqui em Curitiba, vou tentar fazer com ele. Você sabe onde encontro desses pepinos? Gostaria de conhecer.

    ResponderExcluir
  35. Você pode fazer essa conserva com qualquer tipo de pepino até com o de tamanho normal basta cortar em pedaços no tamanho que desejar. Esses pepininhos da minha receita é difícil de encontrar por aí, eu tenho um pé desta planta aqui em casa.

    ResponderExcluir
  36. Eu procuro uma mudinha desse pepino, alguém teria uma ou duas ramas com dois nós para venda?

    ResponderExcluir
  37. Muito bom suas receitas eu gostaria de saber se posso deichar fora da geladeira este pepino e quanto tempo ele dura fora da geladeira

    ResponderExcluir
  38. Obrigada por passar a receita, linda apresentação e deve estar bem gostosa.....
    Gratidão

    ResponderExcluir
  39. Oi Lourdes! Vou fazer esta conserva do mini pepino e gostaria de saber se preciso deixar a água que fervida com o sal e açúcar esfriar???

    ResponderExcluir
  40. Quero saber o nome desse Mini pepino e benefícios

    ResponderExcluir
  41. Quero saber o nome do mini pepino e seus beneficios

    ResponderExcluir
  42. Fiz hoje, tenho desses pepinos no quintal , gratidao pelas dicas.

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.