quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Risoto de Shiitake

Um risoto cremoso e bem quentinho é uma delícia, mas ele não é nada fotogênico. "Pelamordedeus" como é difícil registrar uma imagem de risoto que fique com aparência de gostoso, sem contar que nas várias tentativas o meu amiguinho esfriou e ficou com cara não sei nem de quê! De todos os registros, o que  ficou menos feio eu mostro para vocês. E esse dia vai ser lembrado como "o dia em que apanhei de um prato de arroz", e quem não já passou por isso que atire a primeira pedra. Como é dura a vida de blogueira de culinária - cozinhamos, e nem sempre comemos e quando comemos, a comida já esfriou. Mas eu garanto o risoto ficou muito bom!



Ingredientes:
(2 porções)

1 xícara de arroz carnaroli
20 gramas de shiitake seco
Meia cebola picada bem pequeno
1 colher (sopa) de azeite
1 litro de caldo de vegetais
Meia xícara de vinho branco seco
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado na hora
sal a gosto

Modo de preparar:

Picar os cogumelos e deixar por 30 minutos de molho no caldo de legumes para hidratar.
Em uma panela de fundo grosso esquentar o azeite e refogar a cebola até ficar transparentes. Adicionar o arroz e fritar rapidamente em fogo alto. Coloque o sal a gosto. Coloque o cogumelo que estava de molho e junte o  vinho branco mexendo continuamente até que 2/3 do vinho tenha evaporado. Adicionar aos poucos o caldo de legumes, cozinhar em fogo alto por 20 a 25 minutos, sempre mexendo com uma colher de pau, para que libere o amido do arroz e o risoto fique bem cremoso. E no final coloque a manteiga  e o queijo ralado mexendo bem até incorporar.
Servir em seguida.

Bom apetite!

4 comentários:

  1. OI Lourdes!
    Eu gosto muito de risoto, mas nunca fiz esse:) Receita bacana, adoro cogumelos;)
    Beijos e bom dia!
    *Vou linkar seu delicioso blog;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Lourdes, eu adoro risotto minha amiga... pena que eu agora dei uma virada na minha vida e nos proximos meses vou ter que cumprir um desafio!!! Mas fiquei de olho nessa maravilha!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu sufoco...é beeeem isso mesmo.Sem contar q o risoto é um prato que sai do fogão e vai direto pra mesa, para comer bem quentinho, senão perde a graça kkkk Fiquei aqui imaginando vc com sua máquina em punho e o risoto perdendo aquele brilho na sessão de fotos kkkk Mas Lou, ficou bacana viu, e com jeitinho de ser mesmo muito gostoso!!beijão

    ResponderExcluir
  4. Lourdes,

    Bah! Se é! Recentemente fiz risoto (estamos em harmonia com as receitas!!!) e também sofri para fotografar. E pior: depois que esfria fica danado de feio!!!

    De qualquer maneira, você teve êxito na sua foto, pois está bem apetitoso.

    Um beijo minha amiga!

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.