sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Bolo salgado com recheio de frango

Um bolo fofinho, gostoso, bom para servir no lanche da tarde de domingo. Durante a semana com toda a correria de trabalho, escola, não encontramos tempo para nos reunirmos num gostoso lanchinho, mas no domingo quase sempre é possível. Me fez lembrar quando jovem na casa de meu tio (irmão de meu pai) que tinha uma família numerosa e sempre se reuniam nas tardes de domingo e era uma festa.Bons tempos! Hoje em dia os costumes estão modificados, a  família está cada vez menor e os interesses mais diversificados, e para acontecer essas reuniões só se for em datas pré marcadas como por exemplo natal, aniversário...e mesmo assim sempre tem aquele que está ausente por algum impedimento. Mas é assim mesmo e a vida corre, devemos (enquanto podemos) aproveitarmos essas reuniões. Me bateu uma nostalgia agora e eu só queria sugerir este bolo salgado que é muito bom e super fácil de fazer.



Ingredientes:


2 xícaras (chá) de farinha
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino a gosto
3/4 de xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
Margarina para untar e farinha para polvilhar
Queijo parmesão ralado para polvilhar


Recheio:
2 xícaras (chá) de peito de frango cozido e desfiado
2 colheres de óleo
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
2 tomates picados
1/2 xícara (chá) de salsinha picadinha
1 lata de milho escorrido
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparar:


Em uma panela refogue a carne desfiada no óleo com o alho, a cebola e os tomates. Adicione o milho, tempere com o sal e a pimenta e deixe no fogo até ficar um refogado enxuto (sem caldo). Junte a salsinha e reserve.


Coloque em uma tigela a farinha juntamente com o queijo ralado, o sal e a pimenta. Faça uma cavidade no centro da farinha e coloque o óleo, o leite e os ovos. Mexa com uma colher até que todos os ingredientes fiquem incorporados e forme uma massa homogênea. Por último coloque o fermento na massa.
 Unte uma assadeira com a margarina e polvilhe com a farinha. Derrame metade da massa na assadeira, e coloque por cima o recheio, e depois  o restante da massa. Polvilhe o queijo ralado por sobre a massa. Leve ao forno preaquecido a 180º por 30 minutos ou até que asse.

14 comentários:

  1. É verdade Lu, tenho muitas saudades dos velhos tempos, a mesa farta, a familia toda reunida, era uma festa, com o tempo cada um vai para um lado e os poucos que restaram se encontram em datas festivas. Esse bolo ficou com um linda textura, super macio. Gostei muito amiga.Beijinhos ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida Lourdes!
    Estou com saudades! Tive uns probleminhas e demorei mais do que devia para voltar, né?
    Menina, o que é esse bolo? Cheguei a salivar! Claro que vou tentar fazer!
    Bjsssssssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  3. Lourdes, que delicia de receita essa sua! Ótima para os finais de semana quando estou com adolescentes e crianças dentro de casa! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lourdes, Vou tentar fazer no sábado, só estou preocupada porque este bolo não vai na batedeira,nem no liquidificador, por isso a minha dúvida se vai ficar bom. Penso que é como fazer pão. Adorei a receita. Obrigada.

    Marilúcia Lagoa Santa - MG
    mariluciabeautiful@hotmail.com. - 19/04/2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POde fazer sem medo Marilúcia e só misturar muito bem até tudo ficar bem homogêneo, para depois colocar o fermento.
      Bjs

      Excluir
  5. Muito boa essa massa,eu fiz e ficou maravilhoso,recebi vários elogios!

    ResponderExcluir
  6. Menina adorei essa receita.. fiz e ficou maravilhosa. super fofinha. Parabens! Adorei!

    Débora Ribeiro

    ResponderExcluir
  7. eu vou fazer amanhã ou sabado, mais ja tenho certeza que vai ficar uma delicia, obrigada querida.

    ResponderExcluir
  8. vo tentar fazer esse fim de semana

    ResponderExcluir
  9. qual tamanho assadeiea? Preciso saber agora pois vou faze-lo
    Obrigada,
    Ivete

    ResponderExcluir
  10. Oi !gostaria de saber se é fermento químico ou biológico?

    ResponderExcluir
  11. eu fis mas ficou uma faro quando a sou porque?

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.