segunda-feira, 5 de março de 2012

Bolo de milho verde

Queria um bolo de milho que ficasse bem fofinho, porque a maioria das receitas os bolos ficam com uma massa cremosa, mais parecendo um pudim. Testei algumas receitas até chegar nesta que ficou como eu queria - um bolo de milho verde que na textura ficou parecendo um bolo de fubá e com o gosto do milho verde, hum... do jeitinho que eu queria.  







O que é preciso:


1 xícara (chá) de milho verde (mais ou menos 3 espigas)
100 gramas de margarina sem sal
1 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
1 1/2 de (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/4 de xícara (chá) de coalhada (eu usei a caseira)
Uma pitada de sal



Modo de preparar

Unte uma forma de buraco no meio, polvilhe fubá e reserve. Retire os grãos de milho da espiga cortando com uma faca. Bata no liquidificador o milho com a coalhada até virar uma pasta. Na batedeira bata o açúcar com a margarina até formar um creme claro. Sem a ajuda da batedeira adicione os ovos, um a um mexendo sempre. Junte o milho batido e misture, depois a farinha peneirada com o fermento. Despeje a massa na forma e leve ao forno pré aquecido a 180 graus, até que enfiando um palito no bolo ele saia limpo.




Veja como essa massa ficou bem fofinha!  Comer um pedaço desse bolo tomando um cafézinho feito na hora, à roda da mesa da cozinha que é onde recebemos os mais  chegados, faz feliz o coração de qualquer um.

21 comentários:

  1. Lourdes, que delicia de bolo, ja vi varias receitas de bolo com milho verde, mas ainda nao me atrevi a experimentar, mas agora vendo o aspecto dessa delicia... acho que vou experimentar mesmo!!!

    Beijocas e uma boa semana

    ResponderExcluir
  2. Que delícia, delícia esse bolo :P
    Ficou realmente tão fofinho que até fiquei com vontade de comer :)
    Um abraço,
    Queila

    ResponderExcluir
  3. MINHA AMIGA,
    ESTE BOLO TEM GOSTINHO DE QUERO MAIS E FEITO COM MILHO NATURAL MELHOR AINDA, RECEITA ANOTADA, ESSA EU NÃO VOU PERDER, MUITO BOM!

    BEIJOS, ÓTIMA SEMANA!

    ResponderExcluir
  4. Lourdes,esse bolo é tudo de bom!
    Com certeza com um cafézinho e um bom papo...hummmm delicia!
    Ótima semana querida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Humm... que delícia!!Tudo o que vai milho, eu gosto...fica muito bom, inclusive esse bolo fofinho que tá de dar água na boca!beijkas

    ResponderExcluir
  6. Lourdes querida adoro bolo de milho verde, e de fato é dificil encontrar uma receita boa, geralmente ficam com aparência de pudim, o seu ficou bem fofo e com a textura super macia. Gostei muito. Ficou lindo. Bjos ótima semana

    ResponderExcluir
  7. Bolo de milho é mesmo uma delícia e o seu está muito bonito, alto e imponente.

    Eli

    ResponderExcluir
  8. Lourdes,
    Não sou exigente, se leva milho, pode ser cremoso ou mais sequinho, que saboreio com prazer.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Era essa receita que eu procurava! Um bolo de milho com espiga e fofinho, sem ser pudim. Vou testar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Fiz essa receita agorinha. Ficou uma delicia!!! Igualzinha a da foto, só que mais moreninha. Bem fofinho e saboroso. Parabéns e agradeço a ótima receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz pelo retorno Cleide, você é muito gentil. Que bom que gostou da receita.

      Seja sempre muito bem vinda!

      Excluir
  11. você tem uma receita de bolo pamonha assada?
    como uma boa mineira, adoro tudo o que é de milho e prefiro o bolo pamonha assada do que a propria pamonha, que é cozida em água, acho mais saboroso e menos indigesto.
    já testei algumas receitas e não gostei do resultado e gostaria de uma receita aprovada por uma pessoa experiente como vc
    grata,
    Val

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeria eu tenho uma receita de bolo de pamonha assada que quero testar.
      Vou prepará-lo, se ficar bom eu vou colocar aqui no blog.
      Então aguarde.

      Bj

      Excluir
    2. Obrigada...
      se puder me enviar por e-mail tbem eu agradeço:

      vrctavares28@yahoo.com.br

      bjos e Deus te abençoe!

      Excluir
    3. Valeria fiz uma das receitas que tenho aqui, gostei dela mas não deu para desenformar como qualquer outro bolo porque ficou um bolo muito cremoso por dentro. Vou fazer outra receita que tenho aqui para testar e quando ver o resultado te passo as duas e as observações ou quem eu coloco no blog e te passo o link.

      Bj

      Excluir
  12. ok Lourdes, obrigada...
    já testei muitas receitas e não fica como aqueles que compramos nas pamonharias, um bolo cremoso e fofo ao mesmo tempo
    agradeço a sua atenção e Deus te abençoe!
    bom feriado!

    Valéria

    ResponderExcluir
  13. Era a receita que estava procurando,e achei! acabei de tirar do forno e esta maravilhoso.

    ResponderExcluir
  14. adoro bolo de milho com cafe tudo de bom eu fiz essa receita muito bom

    ResponderExcluir
  15. fiz a receita é muito boa ficou perfeito

    ResponderExcluir
  16. na entendi direito sobre os ovos, coloca com clara e gema direto na massa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dina simples assim coloque os ovos e misture com uma colher de pau sem a ajuda da batedeira

      Excluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.