quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Flan de amoras

Flan ou flã: Como escrever o nome desta sobremesa? Em livros de culinária inglesa flan significa pudim, torta. Sempre entendí que flan era um tipo de pudim com uma textura bem leve, mas quanto ao nome sei que devemos aportuguesar os nomes de língua estrangeira, portanto deveria escrever flã. Ah! Nem sei porque estou colocando esse assunto se o que eu quero mesmo é mostrar meu flan ou flã de amoras. Super fácil de fazer, muito leve e gostoso.







O que é preciso:

1 xícara (chá) de amoras
1 xícara (chá) de água
1 lata de leite condensado
1 envelope de gelatina sem sabor

Calda:
1 xícara (chá) de amoras
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/4 de xícara (chá) de água



Modo de preparar

Lave as amoras e bata no liquidificador com a água. Passe por uma peneira e leve ao fogo para dar uma aferventada. No líquidificador bata o líquido resultante das amoras, o leite condensado e a gelatina dissolvida  (8 colheres de água e forno microondas por 20 segundos) ou conforme as instruções da embalagem.
Coloque em forma untada com óleo e respingada com água e leve para gelar por aproximadamente 4 horas (eu costumo fazer de um dia para o outro).
Calda:
Em uma panela, misture as amoras, o açúcar e a água. Leve ao fogo brando e mexa até o açúcar dissolver bem. Com uma escumadeira retire as amoras e reserve (se deixar as amoras até o final do cozimento elas endurecem). Deixe a calda no fogo até reduzir um
 pouco e ficar em ponto de calda rala. No final coloque novamente as amoras e deixe esfriar, guarde em recepiente tampado e leve à geladeira até na hora de servir com o flan.

Dica: para desenformar o flan com facilidade é só mergulhar a forma por alguns segundinhos em água quente, tendo o cuidado de não deixar cair água no flan.







Você poderá servir em taças individuais






Ou poderá servir desenformadas em porções individuais

11 comentários:

  1. Olha aqui Lourdes... depois dessa lindeza, desse flan deslumbrante, desse flã delicioso, maravilhoso, desse foto de dar água na boca, você tem todo o direito de escrever até assim ó: FRAN hahaha... beijkas ô fran gostoso... eu quero!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lourdes,

    LINDO, LINDO, LINDO, LINDO...

    Inúmeras vezes lindo!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Lourdes como se chama ao certo não sei não, mas tem um aspecto delicioso e esta perfeito.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Oi Lourdes.

    Que flan delicioso. EU queroooo. :)

    Que bonitinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Delícia Lourdes!! Acho que eu escrevo flan... hehehe Mas concordo que deveria ser com ã. Você tem amoras em casa, né? Por aqui só conseguimos congeladas ou muuuito caras!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Passando para convidar você para o sorteio
    de um Avental Lindo de Patchwork que tem no meu Blog!

    Vem Participar!

    Beijinhos Jê

    ResponderExcluir
  7. Lourdes do céu... que primor de flan :P
    Tão bem apresentado, dá pena de destruir :s
    Lindo e saboroso amiga :)
    Um abraço :)
    Queila

    ResponderExcluir
  8. Oi Lourdes,
    Ficou lindo seu flan. Eu também não sei qual o nome correto, mas o que importa é o sabor que, é delicoso.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  9. Deve ficar muito bom, pelo menos é o que as fotos transmitem. Ficaram lindas!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.