quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ervas frescas - Alho Social

Você já viu o alho social? Muitos o conhece por este nome por ser comestível e pode ser usado como tempero como o alho comum sem o desagradavel mau hálito que este deixa. O Alho social é originário da África do Sul tamtém usado como planta ornamental. Tem o gosto característico do alho, mas muito semelhante visualmente com a cebolinha. Têm propriedades medicinais,  e é recomendada para os hipertensos. Na culinária é utilizada em variados pratos como omeletes, panquecas, saladas e cozidos. Neste último o recomendado é que se coloque no final do processo para que o sabor não se perca por longos cozimentos.











Alho Social - sua flor









Alho Social -Seus talos

Bolinho de abobrinha com Alho Social




O que é preciso:

1/2 xícara (chá) de alho social cortadinhos (folhas e talos)
1 1/2 xícara (chá) de abobrinha ralada
1 ovo
1 colher (café) de ajinomoto (opcional)
4 colheres (sopa) bem  cheias de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó


Modo de preparar

Rale a abobrinha no ralo grosso, e junte todos os ingredientes, e mexa até todos os ingredientes incorporar. Frite em óleo quente formando bolinhos com o auxílio de duas colheres. Coloque em papel toalha para escorrer o óleo antes de servir.

Sirva com um molho de maracujá.

Molho de maracujá

1 maracujá
1/4 de xícara (chá) de azeite extra virgem
2 colheres (sopa) de cebola roxa picadinha bem miúdo
sal e pimenta-do-reino branca
1/4 de xícara (chá) de creme de leite

Modo de preparo

Misture a polpa de maracujá com o azeite e peneire para tirar as sementes. Junte a cebola e tempere com o sal e pimenta. Adicione o creme de leite, misture bem e deixe na geladeira até na hora de servir.

Sirva o molho separadamente para que cada um coloque a quantidade desejada.

22 comentários:

  1. Lurdes, que maravilhaaaaaaa! Eu te juro que não conhecia e nem tinha ouvido falar... Que flores lindas hein?Uma benção da nateza...
    Agora esses seus bolinhos me deram água na boca, fiquei com vontade de provar!!beijkas

    ResponderExcluir
  2. Lourdes querida,
    Ainda não experimentei nirá, mas vou fazer sua receita para experimentar.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Nossa Lourdes, vc sempre nos mostrando coisas novas..e essa sua receita deve ser deliciosa...bjinhos e um ótimo final de semana...

    ResponderExcluir
  4. Ai Lourdes que delícia ler sobre o Nirá aqui!
    Eu gosto muito dessa plantinha, mas meu paladar insiste em reconhecer o sabor de cebolinha. Vai ver que os que eu compro (quando compro) já estão velhos, hehe
    Adooooorei sua sugestão de uso, hihi
    Esses bolinhos de abobrinha com esse molhinho de maracujá está de avançar na tela :)
    Um grande beijo amiga,
    Queila

    ResponderExcluir
  5. Muito interssante, não conhecia essa planta.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Cheguei aqui por causa do nirá, queria uma ideia como essa do bolinho, e achei tudo muito simpático, tirando a margarina, o ajinomoto... por quê? Espero que você esteja falando de caldos, peixe, legumes... daqueles que a gente faz em casa. Até quando morava na Capital eu tinha tempo para fazer. Você conhece o glutamato monossódico? Um abraço, Malu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda Malu.
      Sim eu conheço o glutamato monossódico ele é um realçador de sabor de alimentos.
      Também faço meus caldos pois eles são fáceis de fazer, são saborosos e econômicos. Podemos aproveitar tudo para fazer os caldos especialmente os de peixe, que tem algumas partes que normalmente descartamos (cabeça, rabo), ficam saborosos.
      Volte sempre
      Abraço

      Excluir
  7. Esta receta me encantó se ve muy deliciosa con hierbas frescas,abrazos y abrazos

    ResponderExcluir
  8. Oii lourdes eu conheço a nira e ja comi muito.Estou a procura das sementes dela ,voce saberia aonde posso encontrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito mas não saberia te dizer onde encontrar sementes,você já procurou em casas que vendem sementes?

      Esse pé de Nirá que eu tenho em casa,ganhei de um antigo funcionário que cuidava de minha horta. Ele trouxe a mudinha já pronta pra replantar.

      Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.

      Volte sempre que será bem vindo!
      Abraço

      Excluir
    2. Tenho nira no vaso, vive cheio de flores,e eu colho as sementes, elas germinam, eu tranplanto, e não perco a planta. Uso as folhas e os talos em caldos, nunca pensei em outra coisa, nem sabia que se consumia as hastes com os botões, uso as flores para decoração de pratos. Obrigada pela receita.

      Excluir
    3. Compre mudas no Mercado Livre, é melhor de pegar do que as sementes.

      Excluir
  9. Olá! Encontrei algo que fala sobre as flores de Nirá.
    Adorei o site. Bjs
    Brasilia/DF

    ResponderExcluir
  10. ah esqueci do site. Desculpe!
    http://www.sambalinasementes.com.br/?pagina=produto&categoria=14&id=242

    ResponderExcluir
  11. gostei muito do site. tenho vários pés de nira aqui no meu quintal mas não sabia como prepará-los, esse post ajudou muito. Mas será que eu condigo usa-los para preparar um creme de alho??
    grato desde já. Djonatan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DJonatan! Penso que não, mas só tentando pra saber. A parte mais usada do nirá são as folhas e lembrando que o nirá embora ser chamado de alho japones tem um sabor muito suave em relação ao alho. Mas se resolver fazer e ficar bom comenta aqui que eu coloco um adentro no post mencionando sua teste. Feliz ano novo e que 2015 seja um ano muito bom para você e os seus!

      Excluir
  12. A flor do nira são brancas ou roxa?grata. Neusa

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro Nira passado no azeite em uma frigideira. ..

    ResponderExcluir
  14. Eu também tenho esta dúvida sobre as flores do nirá.
    Tenho em casa esta planta de florzinhas roxas e a considerava ornamental.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde
    êsse bolinho poderia ser assado ao invés de frito.

    ResponderExcluir
  16. Oi Lourdes,
    ouvi uma amiga falar em nirá, vim pesquisar e amei chegar aqui. Faz uns 15 anos que tenho, uma cunhada me deu umas mudinhas, e me disse que era Alho de Cheiro. Uso pra temperar tudo que faço. Já dei mudas pra tanta gente!
    Gostei das receitas e de saber das propriedades medicinais.
    Quero fazer esse bolinho de abobrinha hoje ainda.
    Obrigada por compartilhar.
    Olinda.

    ResponderExcluir
  17. Os bolinhos devem ser deliciosos, com certeza. Acabei de transplantar minhas mudas de nirá (chamava de alho em folha), vou aproveitar as folhas da poda e fazer os bolinhos de abobrinha.

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.