sábado, 21 de janeiro de 2012

Café da manhã


Sempre achei o café da manhã uma refeição charmosa, e não só isso, também muito importante para se começar o dia com mais disposição. Com o corre-corre de hoje  em dia, muitas pessoas nem tem tempo para preparar o café da manhã, saindo para o trabalho de  estômago vazio, e só lembrando que nada comeram lá pelo meio da manhã, quando a fome aperta, o que não é nada bom.
Em tantos anos como dona de casa não me lembro de que tivesse ficado um dia sem oferecer essa refeição para a minha família, mesmo quando precisávamos sair muito cedo, como quando viajávamos e queríamos pegar estrada bem cedo. Sempre achava um jeito de preparar e levar para comer no carro - as crianças adoravam.
Em conversa com minha filha, ela contou que tinha saudade do tempo em que ainda estava em nossa casa no seu tempo de solteira. Acordava com o cheirinho do café sendo preparado e também do pão fresquinho vindo da padaria que o pai ia buscar. São memórias agradáveis que a gente carrega para a vida toda.
Sei que é muito difícil reunir a família nessa primeira refeição, mas isso não é motivo para não nos organizarmos para pelo menos preparar algo rápido e assim não sair sem comer nada. É so uma questão de organização e dar prioridade ao que é realmente importante - a saúde.
Mas temos sempre o sábado e o domingo para fazer dessa primeira refeição um momento
agradável em família, preparando uma mesa bonita. E para isso não precisamos de ter um aparelho de café de louça inglesa ou qualquer outra que valha. Podemos usar aquilo que temos em casa e com um pouquinho de criatividade montaremos uma mesa linda.


O que deve compor uma mesa de café da manhã:
  1. Prato de  sobremesa
  2. Conjunto de pires e xícara
  3. Gurdanapo
  4. Garfo de sobremesa
  5. Faca de sobremesa
  6. Colher de chá
  7. Copo para suco



O que deve conter no café da manhã:
  1. Café
  2. Leite e derivados
  3. Pães
  4. Complemento (biscoitos, bolos)
  5. Doces e frutas (geleia, mingau, suco e frutas frescas)

4 comentários:

  1. Olá Lourdes.

    Um grande sentimento de "bem estar" tomou conta de mim ao ver uma mesa posta com tanto capricho e dedicação.

    ResponderExcluir
  2. Chegar aqui e dar da cara com essa mesa linda e com esse visual... Acho que tô precisando de colinho de mãe, quantas lembranças dos nossos cafés com os bolinhos que ela preparava, amanhã vou tomar cafezinho com ela, que nada vou lá hoje à tarde...beijkas

    ResponderExcluir
  3. É a minha refeição preferida :)... Já me sentava à mesa, mesmo a esta hora :)
    um beijo

    ResponderExcluir
  4. Puxa, Lourdes, perdi seu café da manhã? Mas que lamentável...rs!
    Para mim é a melhor refeição do dia, com tudo que tenho direito. Só não tenho um panorama desse ao meu redor. Que delícia!
    Bjs.

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.