O que é preciso:
1 mamão verde (mais ou menos 1 quilo e meio)
agulha e linha
cal virgem
500 gramas de açúcar cristal
Folhas de figueira ou na falta pau de canela e cravos-da-índia
Modo de preparar
Risque o mamão para sair o leite (dizem que é para amadurecer logo e tirar o amargor, mas isso não tem comprovação científica, mas pelo sim pelo não, vamos riscar o mamão né?) por algum tempo. Lave muito bem, descasque-o e corte em fitas com um fatiador de legumes ( ou corte-o em pedaços). Enrole as fitas e prenda com agulha e linha, formando um cordão(como mostra a foto) de 10 a 15 centimetros.
Em um recipiente de plástico coloque os cordões e cubra-os com água e junte 2 colheres (sopa) de cal virgem, mexa até dissolver bem e deixe o mamão de molho de 2 a 3 horas.
Passado isso lave muito bem em água corrente para tirar todo cal.
Coloque os cordões em uma panela sem água, cubra com o açúcar, junte as folhas de figueira ou canela e cravos. Sem mexer tampe a panela e leve ao fogo baixo por mais ou menos 45 minutos. Depois destampe e mexa com cuidado, e deixe por mais uns 15 minutos. Desligue o fogo, deixe esfriar um pouco o suficiente para poder retirar a linha sem se queimar. Coloque em potes de vidros e conserve em geladeira.
Corte o mamão em fitas e prenda com agulha e linha formando um cordão
Leve ao fogo baixo em uma panela com o açúcar e as folhas de figueira
Lourdes, olha aí amiga delicia... sou super curiosa nessas vossas frutas, pena que aqui em Portugal nao tem.... fico sempre imaginando qual será o gosto que elas têm!!!
ResponderExcluirUma pergunta, o que é cal vigem????
Beijocas
Margarida, a cal virgem é o calcário moído e processado e é usado na construção civil no preparo da argamassa e também na pintura de parede. A função da cal no doce é que ao cozinhar os pedaços de mamão ficam com uma película resistente ao morder e macios por dentro. Uma delícia!!!
ExcluirColoca de molho no bicarbonato por algumas horas, melhor que o cal
ExcluirBom dia Lourdes,
ResponderExcluirAlém do mais é um doce fino, delicado, de textura crocante.
Minha bisavó fazia e lembro de não tirar a casca, tanto que ficava aquele filete verde mais escuro.
Que coisa...As produções do seu Blog calam fundo em minh'alma.
Assim com a casca nunca fiz, mas imagino que o visual fique bem interessante.
ExcluirMarbene o caipira paulista é muito parecido com o mineiro, acho até que é um mineiro que atravessou os limites de Estado.
Lourdes seu doce me fez lembrar da minha avó ela também faz com perfeição, o que ficou muito gostoso.
ResponderExcluirBjo
Fê
Ah tirei a verificação de palavras do blog depois passe lá e me conte se deu certo.
Lindo...lindo...lindo!!!É um dos meus preferidos também.Nunca fiz em fitas morro de vontade...mas eu sou nooormal!Esse toque de folhas de figueira...Lourdes do céu, arrasou baby, como sempre é claro!Dava tudo pra provar umas meia dúzia dessas fitinhas rsrsrs Beijão
ResponderExcluirQue capricho, Lourdes! Acho que não teria jeito para preparar esse doce que tanto gosto. Parabéns, ficou lindo!
ResponderExcluirBj,
Lylia
LURDES QUERIDA,
ResponderExcluirAINDA BEM QUE VC SOBRE APROVEITAR O ESTRAGO COM ESTE
DOCE TÃO LINDO E DELICIOSO, FICOU PERFEITO!
BEIJINHOS, FICA COM DEUS!
Nossa esse é o doce da minha infância na fazenda dos meus avós - agora vc me fez voltar no tempo e a comida da alma é bem a que faz isso com a gente. Eu amei não tenho outra palavra pra falar sobre sua postagem de hoje.
ResponderExcluirEli
Nossa, sou apaixonada por esse doce Lourdes. É magnífico!
ResponderExcluirBjs
Vivi
www.viviass.blogspot.com.br
www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com
Nem me fale em temporal, ontem deu um por aqui e deixou um rastro com muitas árvores caídas, mas como disse o moço do rádio...rs, é a natureza pedindo passagem.
ResponderExcluirJá tinha visto uma receita parecida, mas fazer que é bom nada...vejo que dá muito certo e ficam lindos os enroladinhos, quem sabe não me atrevo um dia!
Parabéns, ficou lindo seu doce!
Bjuss!!!
Sogra o ale disse que ta com vontade de sagu, comentei que iria fazer e ele disse: mas tenho vontade do sagu que minha mãe faz kkkkkk
ResponderExcluirQue receita maravilhosa Lourdes, e você foi tão didática que até pareceu bem fácil de fazer.
ResponderExcluirVou levando a receita e já agradecendo pela partilha desta delícia.
Um grande beijo
Meu método é não leva cal, mas fica bom também. Fiz um post em 2010, relembrando esse doce dos tempos da vovó e matei a saudade.
ResponderExcluirBoa semana!
Lourdes q coisa linda!!!!! amo doces., eo seu me encheu a boca de aqua!q Deus teabençoe hj e sempre marli assis sp
ResponderExcluirOlá Lourdes! Eu fiquei apaixonada pelo doce de mamão, porque me fez lembrar que a minha mãe fazia, quando eu tinha uns 10 anos. É agora peço licença pra seguir o teu blog. Parabéns por todas as delícias que aí se encontra. Beijos, Nina Paim
ResponderExcluirOlá Nina, que bom que gostou, será sempre um grande prazer ter você por aqui.
ExcluirSeja muito bem vinda!
Bjs
parabens pela produçâo e aparencia do doce
ResponderExcluirMaria de Lurdes, fiz a receita como você explica , só estranhei que a foto do seu doce tem calda e fica lindo.
ResponderExcluirFiz exatamente como esta na receita, além de ficar duro ficou seco, você faz calda a parte?
Adoro este doce, help
bjs
Suely azevedo
Oi suely, quando faço eu tampo a panela e deixo em fogo baixo, mas se mesmo assim ficar duro e seco é só colocar um pouco de água e deixar ferver para formar a calda, não tem erro. O doce em fita colocado no cal fica com uma textura crocante mesmo.
ExcluirLourdes fiz seu doce hoje,uma amiga ja havia feito,da trabalho mais fica uma delicia,vale a pena fazer. Bjooss
ResponderExcluireu faço este mesmo doce mas coloco uns 10 minutos na pressão fica show
ResponderExcluirMuito bom quando. vc come mais. vc quer come .........bjsssss
ResponderExcluirMeu doce de mamao ficou amargo, tem como tirar esse amargo?
ResponderExcluirDepois de pronto penso que não, mas também não faço ideia porque seu doce ficou amargo, sempre fiz doce de mamão verde e nunca ficou amargo.
ExcluirUso fermento em pó, sinto mais segura, não uso cal por ser algo de construção de casa, muro, apesar que minha mãe só usava cal, acho que não sabia que poderia usar fermento em pó.....o procedimento e efeito é o mesmo.
ResponderExcluirEU USO CINZA DENTRO DE UM GUARDANAPO AMARADO E COLOCO DENTRO DO MAMÃO CORTADO, OU BICABORNATO,FICA BOM DEMAIS
ResponderExcluirO meu FB ficou amargo 😭
ResponderExcluirQue pena perdi o doce, ficou amargo 😭😭😭
ResponderExcluirSe amargou...foi falta de água de lavagem para retirar o cal....tem que ser retirado muito bem....eu geralmente coloco 10 min em fogo antes do açúcar. ..se formar espuma retirar. ..esfriar evtornar a lavar.
ExcluirO meu ficou sem calda, duro, caramelizado. Alguem sabe me dizer o motivo?
ResponderExcluirVc deve ter deixado demais no fogo e a calda secou. Se isso aconteceu é só colocar mais um pouco de água e deixar ferver mais um pouco para a calda ficar mais rala. Quanto a estar duro esse doce fica com uma textura crocante.
ExcluirMinha mãe feiz um doce de mamão ralado e ficou amargo eu quero,saber se da pra tirar o amargo depois de feito
ResponderExcluirDepois de preparado não, mas para não ficar amargo o doce terá que ralar o mamão e aferventá-lo em água por 3x, escorrer, para depois fazer o doce.
ExcluirGostaria de saber se posso usar fermento no preparo do doce de mamão.
ResponderExcluirO meu nome é Fabiana.
ResponderExcluirMinha irmã que faleceu, fazia igualzinho, era uma delícia, ela TB fazia com a casca da melancia, cortava em tiras finas, enrolava. Casca e a parte branca. Só não tinha a poupa. Muito bom, parabéns. Vou tentar fazer.
ResponderExcluirEu fiz um doce de mamão ralado. Mais nao sei porque ficou duro. Nao ficou tão macio porque isso aconteceu. Vc sabe de dizer. Sera que o mamão nao estava no ponto p fazer?Desde ja obg
ResponderExcluir