quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Filé de Merluza ao forno

Aproveitei uma ótima oferta de filé de merluza no mercado, e resolvi  prepará-lo ao forno. Um prato leve, bem apropriado para o calor que anda fazendo aqui. Como acompanhamento eu sugiro um arroz e uma  salada de folhas e nada mais. 


Filé de merluza ao forno





                                                                                                         
O que é preciso:

1 quilo de filé de merluza
3 batatas picadas
1 cebola picada em rodelas
2 tomates picados
Suco de meio limão
sal, orégano, pimenta do reino e cheiro verde picadinho
Azeite extra-virgem
2 ovos cozidos  picados

Como fiz:

Temperei o filé de merluza com o sal, pimenta do reino e o suco de limão e deixei marinar por 15 minutos.
Untei um refratário com azeite e coloquei os filés, salpiquei com orégano e deitei sobre eles um fio de azeite. Coloquei as batatas,  o cheiro verde e mais um pouco de azeite. E por fim  dispus os tomates as cebolas, salpiquei cheiro verde e reguei com mais um pouco de azeite. Cobri com papel aluminio e levei ao forno para cozinhar. Deixe tempo suficiente para cozinhar as batatas e o peixe. ( se for peixe congelado, vai soltar muita água à medida do cozimento, eu aconselho  retirar o papel alúminio um pouco antes do término, mas lembrando que deve ficar um pouco úmido esse peixe).
Antes de levar à mesa coloque os ovos cozidos por cima ( eu coloquei os ovos para assar junto com o filé, mas ele ressecou um pouco, e não gostei) .






                                                                                                                                                                                     



16 comentários:

  1. Ótima sugestão para fazer com merluza, este é um peixe que estou reaprendendo a apreciar então vou levar esta receita.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Lourdes minha flor, eu adoro vir aqui e sentir a força e o carinho dessa sua culinária de mãe :) Acho que estamos em sintônia. Fui ao mercado ontém e também aproveitei uma oferta, só que de tilápia (adoro!).
    O seu prato está bastante convidativo, nham :p
    Um abraço, Queila

    ResponderExcluir
  3. AMIGA,
    BEM NA HORA DO ALMOÇO VC VEM COM ESTE PRATO LINDO E DELICIOSO,HUMMMMMM, DEU ÁGUA NA BOCA, RSRS.
    ÓTIMA RECEITA!

    BEIJÃO........

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lourdes!
    Você não imagina o quanto me deixou feliz com sua visita e comentário.
    Há tempos que eu 'namorava' com seu blog... Adoro as suas receitas e os posts sobre casa, familia,jardim, etc que você coloca.
    Seja muito bem vinda e pode ficar a vontade pra copiar qualquer receita e pode mudar o nome da omelete também... o Lu vai entender ! rs
    Obrigada por ser a minha primeira seguidora e tenho certeza de que aqui se inicia uma amizade.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. adorei essa receita de meluza voou fazer para o almoço de sabado meu pai so come peixe de sabado obrigado bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa q delicia, Amo file´de merluza, e hj não estou afim de fazê-los fritos tah ae uma ´tima receita rápida e mais natural....valewmsm...

    ResponderExcluir
  7. FIZ HOJE,FICOU UMA DÉLICIA PARECIA COISA DE CHEF CHIC,VALEU OBRIGADA QUE DEUS LHE ABENÇOE EM NOME DE JESUS.SANDRA CAVALCANTI

    ResponderExcluir
  8. preparei esta receita hoje...

    Vamosapreciar o resultado daqui a pouco.OBRIGADO PELA DICA.

    Vanessa E. Correa

    ResponderExcluir
  9. Hoje pesquisando uma receita de filé de merluza ao forno, encontrei seu blog e amei, fiz a receita que ficou uma delícia e segui sua dica, cozinhei os ovos separados.
    Grata

    ResponderExcluir
  10. Gostei de encontrar essa receita,porque tinha merluza na geladeira e queria fazer uma coisa diferente que não fosse frito,fiquei feliz de saber que tinha tudo para fazer essa receita simples e gostosa;Obrigada.Até outra receita.

    ResponderExcluir
  11. Hummmm q delícia, adorei a receita... A minha tá no forno, depois conto o resultado! Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Quanto tempo no forno????
    Sei que vai ficar delicioso 😍😍😍

    ResponderExcluir
  13. Quanto tempo no forno????
    Sei que vai ficar delicioso 😍😍😍

    ResponderExcluir
  14. Nao sou muito boa no preparo de peixes. Mas, queria fazer um almoço pra uma amiga que chega de viagem e que adora peixe. Vou experimentar. Tomara que fique bom...rs

    ResponderExcluir
  15. gostei da receita vou fazer daqui a pouco, gostaria se tivesse um tempo certo de forno,no mais muito obrigada por essa receita, um grande abraço.Myleidi Cardoso da Silva 01/04/2018

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.