sábado, 17 de setembro de 2011

Crostoli

Esta massinha frita é  uma receita tipicamente italiana,. Minha vó fazia, minha mãe também e para não fugir à tradição também faço. Têm pessoas que gostam do crostoli com a massa mais grossa, a minha preferência e com a massa fina, pois fica crocante. É muito bom para o lanche da tarde, servido com um chá, ou mesmo com um cafezinho. Testei uma receita que levava erva-doce  - tirei a erva-doce e coloquei a essência de baunilha. Gostei do resultado.


Crostoli






O que é preciso:

1 quilo de farinha de trigo
5 ovos
1 xícara de açúcar
1 xícara de pinga
1 colher (sopa) de óleo
1 pitada de sal
1 colher  (sopa) de essência de baunilha
óleo para fritar
açúcar e canela em pó para polvilhar

Como fiz:

Misture todos os ingredientes numa vasilha e amasse até obter uma massa lisa e homogênea.
Estenda a massa, abrindo-a com o rolo, em mesa enfarinhada na espessura de sua preferência.
Corte-as em tiras. Frite em óleo quente, coloque-as em papel toalha e finalize polvilhando ´com açúcar e canela.

                                Abra a massa com o rolo


                                Deixe a massa nessa espessura se quiser mais
                      crocante



 Corte as tiras, faça um talho no meio de cada tira
                                 e passe uma das pontas por dentro desse talho e
                      revire.



                                Aqui as tiras reviradas



Outras maneiras de cortar a massa.


Fiz 1/4 de receita e deu esta quantidade de crostoli
323 gramas

Bom Apetite!



                                                                                                                                                                                                                


13 comentários:

  1. Adorei a sugestão do crostoli. Eu não conhecia!
    Às vezes dá uma vontade de comer umas coisinhas assim :)
    Adorei o post todo ilustrado :)
    Um abraço, Queila

    ResponderExcluir
  2. É uma das receitas preferidas do meu marido, Lourdes.
    Adorei a postagem passo a passo.Vai ser mais fácil fazer pra ele, pois nunca fiz.Ele só comia quando era criança.E tenho evitado por causa da fritura ,mas vou fazer qualquer dia.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Lourdes,
    Também não conhecia, quero provar!!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que eu não faço, acho que só no Natal. Mas pra que esperar um ano pra comer uma coisinha tão boa?
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. a minha receita não deu certo, não sei o que erri, acho que foi a quantidade de margarina. Peguei a massa recheiei com goiabada e coloquei para assar.

    ResponderExcluir
  6. Você assou? Ficou bom? Essa massa é boa para fritar, nunca assei, me conte o resultado de como ficou depois de assado.

    ResponderExcluir
  7. Ficou gostosa, a goiabada deixou um gostinho muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Se você puder me dizer a quantidade exata de margarina em colheres eu ficaria agradecida

    ResponderExcluir
  9. Levando em consideração que a colher de sopa mede 20 gr então seria 5 colheres.
    Mas aí seria interessante ter a colher medidora padrão ou então você pode comprar a margarina forno e fogão que vem em tabletes que já vem marcada na própria embalagem onde cortar as 20 gramas.

    Zenilda me passe seu e-mail ou me descreva como sua massa ficou nesse e-mail:
    Coisascadecas@hotmail.com.br

    Excluir

    ResponderExcluir
  10. me desculpe sou filha e neta de italianos ....crustole italiano mesmo vai vinho na massa.. e depois de fritos coloca-se canela e mel .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Dependendo da região da Itália também é feito com grappa, conhaque e marsala. Aqui tenho visto receitas de crostoli que leva cachaça na massa. É uma receita que é feita em muitos países e cada um faz as suas adaptações.
      Grata pela visita e volte sempre.
      Abraço

      Excluir
  11. Essa receita de crostoli, não vai fermento?

    ResponderExcluir
  12. testei e aprovei. Que delicia!

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.