quarta-feira, 24 de abril de 2013

Pudim de iogurte

Peguei esta receita do blog Casa coisas e sabores da Adri que por sua vez pegou do blog Cucina Artusiana da Carla. Mas sempre ao reproduzir uma receita a gente dá um toque diferente. A receita original é feita em banho-maria no forno e eu fiz em banho-maria, mas na boca do fogão e também caramelizei a forma, bem, um pudim eu caramelizei a forma o outro eu fiz com calda de maracujá, sim, porque fiz dois pudins para testar qual ficaria melhor. Continuo na dúvida porque os dois ficaram muito gostosos. Mostro os dois e vocês decidam qual dos dois preferem, pois é uma sobremesa fácil de fazer, rápida e deliciosa!

Pudim de iogurte com calda de caramelo

Ingredientes:
2 potes de iogurte natural (400 ml)
1 caixa de creme de leite  (200 ml)
1 lata de leite condensado

Modo de preparar:
Pudim com calda de caramelo: Caramelize uma forma para pudim com 7 colheres de açúcar. Reserve.

Misture bem os ingredientes. Coloque-o na forma caramelizada. Leve para cozinhar na boca do fogão ( em forma banho-maria para pudim) por aproximadamente 30 minutos. Deixe esfriar e desenforme.

Pudim de iogurte sem calda

Para fazer o pudim sem a calda de caramelo:
Coloque a mistura do pudim em forma untada com óleo e respingada com água. Leve para cozinhar como o pudim anterior por 30 minutos  aproximadamente. Deixe esfriar e leve para a geladeira por no mínimo 3 horas. Desenforme e coloque a calda de sua preferência.

Calda de maracujá

Para a calda:
Retire a polpa de 3 maracujás pequenos ou 2 médios, junte 3 colheres de açúcar. Dissolva 1 colher rasa (sopa) de amido de milho em meia xícara de água e incorpore à polpa de maracujá com o açúcar. E em uma panela leve para ferver até que o açúcar dissolva bem e o amido cozinhe e forme uma calda encorpada e brilhante.

Provado e aprovado!

10 comentários:

  1. Bom dia Lurdes!
    Amo receitas que levam iogurte, ficam mais atraentes e deliciosas!
    O da calda de maracujá ficou uma loucura....hummmm!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lourdes, amei essa versão com a forma caramelada! Ficou linda! Mas o pudim com a calda de maracujá fica muito gostoso também. Entendo sua dúvida, rs. Seu pudim ficou com a aparência bem melhor que a do meu, o meu parece que dessorou mais, de repente meu iogurte era "fraco" de gordura, rs...Beijos, obrigada por citar o Casa!

    ResponderExcluir
  3. Os dois ficaram suculento difícil escolher, sabe que nunca testei estas formas de pudim que podemos fazer na boca do fogão, quando irei ao Brasil vou providenciar uma para a minha coleção hehe, bjs !!!

    ResponderExcluir
  4. Há muito que não faço ,deu-me mesmo vontade de ir para a cozinha.
    Esse ficou uma delicia.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Seu pudim ficou super apetitoso dos dois jeitos!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lourdes!!!

    Amei essa receita 3 em 1! Cheguei do mercado agora e fui guardar as coisas, qdo vi que eu tenho 1 pote de iogurte para vencer... o marido adora pudim... eu ia fazer um bolo, mas acho que o universo está conspirando...rs
    Já viu no que vai dar, né?

    Bjs e obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu essa versões de pudim de iogurte foram pra judiar mesmo hein! Adorei as duas, porém adoro pudim caramelizado, comeria um pedaço sem caramelo e dois com caramelo ta? Hehehe. Ficaram lindos. Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Sempre quis uma rceita de pudim que fosse ao banho maria, sem levar ovo !

    Perfeita ... como tudo por aqui !

    Bjs,

    ResponderExcluir
  9. Vim retribuir a visita e desejar um Bom Fim de Semana e me deparo com esta Delicia... Huuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmmm!!!
    Tomei nota e vou fazer em breve.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu fiz com a cobertura de maracujá e realmente ficou um sonho!!! mas eu notei uma coisa, assim que desenformei, saiu sem parar um liquido do pudim, como que uma 'desidratação' do pudim, e eu tirava com colher, e voltava a aparecer o liquido, extremamente doce....isso atrapalhou para colocar a cobertura pq ficou extremamente doce. Alguém passou por isso tbm?

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.