segunda-feira, 29 de abril de 2013

Batata sauté

Quando anoto alguma receita que gosto, de algum livro, blog ou na rede em geral eu vejo palavras que as vezes não sei o que é (não tenho curso de gastronomia e tudo que aprendi foi na prática do dia-a-dia), então procuro saber o que significa porque para a conclusão de uma boa receita depende muito da forma como ela é preparada. Na maioria das vezes me surpreendo de constatar que aquela palavra é uma técnica que  conheço e pratico já há muito tempo, que aprendi  no lidar diário da minha cozinha e fico feliz. Foi assim com a palavra sauté que nada mais é que uma batata salteada na manteiga ou no azeite.
Já vi várias maneiras de preparar essa batata e como cada um tem o seu jeito de preparar eu mostro o meu  modo de fazer a batata sauté, que é excelente acompanhamento para carnes assadas, aves, peixes... e neste post eu sugiro com bistecas de porco douradas (receita Aqui) e salada de folhas. Voilà!!!!


Ingredientes:
4 batatas
1 dente de alho picadinho
1 colher de salsa finamente picada
1 colherinha (café) rasa de páprica doce
1 pitada de pimenta-do-reino branca moída
1 pitada de ervas finas
azeite de oliva

Modo de preparar:
Descasque e pique as batatas e leve para cozinhar em água com um pouco de sal. Não deixe as batatas cozinharem demais, elas tem que ficarem al dente. Escorra e reserve.
Em uma frigideira coloque o azeite e deixe esquentar. Assim que estiver quente coloque o alho e deixe refogar, junte as batatas, salpique a páprica, a pimenta-do-reino e as ervas finas e vá virando as batatas para que dourem por igual. Desligue o fogo e finalize com a salsinha.

Bom apetite!

5 comentários:

  1. Também costumo fazer assim ,ficam tão boas,
    Esse prato esta uma delicia.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ai ai Lu, eu ainda não almocei e vendo essas deliciosas batatas sauté com essa bisteca e a rúcula, me deu água boca. Adorei a forma como vc fez, ficou certamente delicioso, bela sugestão. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Lurdes,
    belo acompanhamento, seus pratos são maravilhosos!
    O prato do link anterior tem um refogado parecendo maxixi,
    eu adoro maxixi, quanto capricho nas suas receitas, todas de
    dá água na boca!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Lourdes estas suas batatas ficaram com uma cor linda, vou passar a usar a páprica também.
    bjo

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.