segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vejam meus novos vizinhos!

João-de-Barro  (Furnários rufos)

Diário da obra:              
        







O joão-de-Barro começa a construir seu ninho nos meados de agosto, e faz isso com admirável habilidade, e o ninho é feito com a porta sempre voltada para o norte.Não utilizam o mesmo ninho por duas estações seguidas.
O casal trabalham em conjunto, cantam em dueto nos arredores do ninho e põe seus ovos a partir de setembro.

Mito:O João-de-Barro é fiel até o fim e, por isso, quando percebe que sua companheira mudou de amor, tampa a porta da casa, deixando ela presa para sempre.


João-de-Barro

O João-de-Barro pra ser feliz como eu
          certo dia resolveu, arranjar uma companheira.
  No vai-e-vem, com o barro da biquinha
      Ele fez sua casinha, lá no galho da paineira.
Toda manhã o pedreiro da floresta
                  Cantava fazendo festa, pra aquela que tanto amava.
Mas quando ele ia buscar  o raminho
          Pra construir seu ninho seu amor lhe enganava.
     Mas como sempre o mal feito é descoberto
               João-de-barro viu de perto sua esperança perdida.
Cego de dor, trancou a porta da morada.
          Deixando lá sua amada presa pro resto da vida.
Que semelhança entre o nosso fadário.
                   Só que eu fiz o contrário do que o João-de-Barro fez.
Nosso Senhor, me deu força nessa hora.
            A ingrata eu pus pra fora por onde anda eu não sei.

(Teddy Vieira/Muibo Cury)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.