quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Esterilizando potes de vidro e pasteurizando potes de conservas

Ao preparar geléias temos que armazená-las em potes de vidro esterilizados para que dure mais. E se fizermos a pasteurização a conservação é mais duradoura.Simplesmente só esterilizando, os potes de  geléias dura 3 meses, e se fizer o processo de pasteurização  a duração é de 2 anos.


Se for reaproveitar embalagens é preciso retirar os rótulos (coloque em água quente que o rótulo sai com facilidade). Verifique se as tampas estão em bom estado: se for de metal olhe se não tem pontos de ferrugem.


Para fazer a esterilização o procedimento é muito simples.



  1. Lavar muito bem os frascos e as tampas com água e detergente.
  2. Enxague bem com água corrente até retirar qualquer resquício de sabão.
  3. Forrar uma panela com pano e colocar os vidros cheios de água, calçar com panos entre os vidros para não bater e coloque água até a metade e deixe ferver por 30 mts.
  4. Retire os vidros com uma pinça de cozinha( eu uso o garfo de mexer macarrão).
  5. Esvazie os vidros e deixe emborcado sobre um pano limpo para escorrer e secar( não seque com gurdanapo para não ficar fiapos).  
  6. No vidro esterilizado coloque as geléias ainda quente e coloque a tampa enroscando bem.
Emborque os vidros sobre um pano e deixe por um tempo para que saia todo o ar.




Depois de esterilizados emborque os potes em um pano limpo para secar


Coloque a geléia ainda quente nos potes esterilizados e emborque-os para sair todo o ar






Pasteurização:



Em vidro esterilizado coloque a conserva ou doce tirando o ar com um garfo, tampe o vidro.
Coloque em uma panela forrada com um pano limpo no fundo para não quebrar o vidro, e coloque água e ponha para ferver.


300 grs........15 mts de cozimento
500 grs.......20 mts de cozimento
1 K.............30 mts de cozimento
 Ao término do cozimento resfrie a água fervente com água fria, sem deixar cair sobre os vidros diretamente até chegar a temperatura ambiente.Este processo faz o produto durar 2 anos. Se simplesmente só colocar o produto quente em vidro esterilizado a duração é de  3 meses.




                                          
                                           



94 comentários:

  1. OI Lourdes,
    Legais suas dicas para conservas. Sabe que eu nunca fiz?
    Adicionei seu blog no Blogs de Culinária e já estou te seguindo também.
    bjs e obrigada pelo selo!

    ResponderExcluir
  2. Valeu. Agora, me informe o seguinte: preparei todos os potes na noite anterior, passadas 12 horas, tanto as geléias, como as compotas de goiaba ainda podem passar por esse processo de pasteurização? para que tenham o prazo de validade ampliado para 2 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga só colocar minha conserva para pasteurizar meu vidro quebrou no fundo

      Excluir
  3. Se você ao fazer a geléia esperou o tempo de cozimento adequado e acondicionou em potes devidamente esterilizados, acredito que não haverá nenhum problema, mas veja bem eu não tenho essa prática. Sempre ao fazer as geléias fiz os dois processos seguidos,deixando por 10 minutos os potes emborcados para sair todo o ar e em seguida a pasteurização.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia...Faço antepastos, mas ainda não sei como conserva-los por mais tempo, poderia me ensinar?
    Desde já meus agradecimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lindinha, tanto geleias como antepastos o processo para a conservação é o mesmo como explica neste post.

      Bja

      Excluir
    2. Boa tarde,
      Essa dica serve para todos os antepastos?
      Como os feitos com ricota?

      Excluir
  5. Boa noite.
    Gostava de saber se ao colocar os frascos na panela para a pasteurização, eles são colocados emborcados ou direitos?
    Obrigada pelo esclarecimento

    ResponderExcluir
  6. Onde posso vender essas geléias? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica difícil te responder isso Taina, se você quer começar um negocio de vendas de conservas acho que primeiro você tem que começar oferecendo para os amigos e conhecidos e a partir daí se as pessoas gostarem poderá ir ampliando para outras pessoas. A não ser que você já tem um bom conhecimento quem sabe em banquinhas de feira livres, mercadinhos onde vendem produtos caseiros.
      Te desejo muita sorte!

      Bjs

      Excluir
  7. boa noite, Lourdes, eu vou tentar esse processo com tomates. Só uma dúvida: eu tampo o vidro, emborco para sair todo o ar. Depois eu abro outra vez ou ele permanece fechado e vai para o banho-maria? Obrigada, Marcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcia Assim que você colocar a conserva dentro dos potes terá que emborcá-los por cinco minutos para sair todo o ar e em seguida leve-os diretamente para a fervura para fazer o processo de pasteurização sem abri-los.

      Excluir
  8. Oi, Lourdes,
    posso usar este mesmo processo de pasteurização para brigadeiro de colher?
    Obrigada!
    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana, não posso te afirmar com toda certeza, mas tenho pra mim que não.

      Nunca fiz, nunca testei e nem sei se pode fazer qualquer tipo de conservação com receitas que leva creme de leite na sua composição, a não ser a conservação em freezer e mesmo assim o tempo de validade não é tão grande.

      Abraço

      Excluir
  9. Oi, Lourdes! Tudo bem?
    Adorei suas dicas!
    Mas, tenho uma dúvida, depois de esterelizado e pasteurizado, quando aberto para consumo, qual a durabilidade?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rúbia,
      O tempo depois de aberto é de qualquer outro alimento preparado em casa levando em consideração que as receitas caseiras não levam nenhum tipo de conservantes artificiais alem do sal e do açúcar se for um doce. Eu tenho aqui geleias abertas com mais de 1 mês conservadas na geladeira.Sempre depois que abre deve ser conservadas em geladeira e a minha dica é colocar em potes com uma quantidade que se consuma mais rapidamente entendeu? Por exemplo meus potes de geleia não ultrapassa 160 gramas e quando abro eu consumo no máximo em 20 dias, mas como disse tenho geleia aberta na geladeira com um mês e está em boa conservação. Qualquer outra dúvida pode perguntar te respondo na medida do possível.
      Bjs

      Excluir
  10. Olá Lourdes, bom dia!
    Gostaria de esclarece uma dúvida:

    Vou dar de lembrancinha de casamento um potinho com doce de leite e farofa doce crocante.
    Os potinho são novos, vou esterilizar (conforme sua explicação), o doce de leite é o leite condensado cozido e a farofa é comprada pronta.
    Quantos dias antes do casamento devo fazer? Quanto tempo vai durar?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniely, nunca fiz isso mas acredito que se estiver tudo bem esterilizado, o doce bem cozido e você manter uma higiene perfeita com os utensílios que irá usar nada vai diferir das conservas em geral. Mas eu aconselharia o mais perto possível da data talvez uma semana antes. Se você estiver com bastante tempo poderia fazer um teste de fazer uma amostra e deixar por uma semana e ver como o doce se comporta sabe como é, com alimentação todo o cuidado é pouco ainda mais para servir para convidados de um casamento onde tudo deve estar perfeito. Bjs e boa sorte!

      Excluir
  11. Olá dona Lourdes!
    Eu faço uma receita de molho de pimenta com leite de coco... Será que
    Consigo esterelizar o meu vidro da mesma forma? Tb posso guardar fora da geladeira? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  12. Roberta eu nunca fiz conserva de pimenta com leite de coco deve ficar uma delícia! Você deve esterilizar sempre qualquer recipiente onde vai guardar conservas,portanto eu creio que fazer a pasteurização de uma conserva em leite de coco ele pode talhar ao entrar em contato com a água da fervura, porém como eu disse nunca fiz com o leite de coco e não saberia te responder. Agora toda conserva depois de aberta deve ser conservada em geladeira.

    ResponderExcluir
  13. obrigada pelas dicas, mas gostaria de saber onde encontro a ;pinca pra retirada dos potes da agua fervente, outro obrigado bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pinça você encontra em qualquer loja onde vendem utensílios de cozinha.

      Excluir
  14. Obrigada pelas dicas. Vou ler com muita atenção e ter muita higiene ao fazer a conserva.

    ResponderExcluir
  15. Olá, meu nome é Yalú Caldas, gostaria de saber se esse método também vale para pimenta em conserva. Sempre faço e acabo guardando na geladeira, mais o azeite fica estranho. suas dicas são sensacionais, parabéns!
    Yalú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yalú procura na caixa de pesquisa do blog a receita de "conserva de pimenta malaguetinha" esta receita é de uma conserva de pimenta em óleo que é muito boa e eu não conservei em geladeira, e ela permaneceu boa por um bom período.

      Excluir
    2. Me esqueci de responder sua pergunta. Não, eu não pasteurizo as conservas de pimentas apenas faço a esterilização dos vidros e higienizo muito bem as pimentas e os utensílios usados na preparação.
      Outro post que eu te indicaria também é a "Conserva de pimenta na cachaça" procure na caixa de pesquisa que neste post eu tenho um video que eu mostro o preparo da conserva de pimenta. Abraço.

      Excluir
  16. oi bom dia!!!vc sabe me dizer seo molho de pimenta,feito a pasteuzização dura 2 anos de conservação sem abri?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fiz o processo de pasteurização com as conservas de pimenta. O processo de pasteurização eu faço com as conservas que são cozidas (compotas de frutas em geral)

      Excluir
  17. Ola,gostaria de saber se colocarmos um chutney na geladeira,depois podemos pasteurizar? E se esterelizarmos os vidros e colocar o chutney queja foi na geladeira podemos guardar em temperatura ambiente? Se pudermos quanto tempo dura?abracos fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fiz assim, mas penso que não tem problema desde que tenha feito a esterilização dos potes. E eu recomendo deixar ele ficar em temperatura ambiente primeiro antes de fazer o processo de pasteurização porque colocar o pote gelado na água fervendo pode estourar com o choque térmico.

      Excluir
  18. Boa tarde,gostaria de saber se so esterelizando os vidros,o chutney dura 3meses fora da geladeira? Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, porque os doces caseiros não leva nenhum conservante, para guardar fora da geladeira precisa fazer o processo de pasteurização.

      Excluir
  19. Olá, eu fiz antepastos de berinjela e abobrinha assadas no azeite e vinagre.
    Minha dúvida é se fazendo apenas o método de esterilização, eu posso manter fora da geladeira antes de abrir caso afirmativo, por quanto tempo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te responder isso Valéria mas eu não aconselharia pois todo produto caseiro não leva conservantes. e eu acho temeroso deixar fora da refrigeração.

      Excluir
  20. Olá Maria de Lourdes, como vai?

    Veja se pode me orientar. Tenho uma filha que se alimenta de papinhas, quero fazer bastante e deixar pronta. Posso usar este processo? São alimentos orgânicos e algumas tem proteína animal.
    Eu faço este processo com ela quente e já emborco? Quanto tempo de validade no armário?

    Muito Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fiz e nem sei se com papinha caseira pode ser conservado fora da geladeira. O meu conselho é que você faça as papinhas semanalmente com todo esse procedimento mas conservar em geladeira. Na alimentação de crianças precisa-se de muitos cuidados.

      Excluir
  21. Olá, eu adorei a suas dicas. Gostaria de saber se pra pasteurização você coloca a água que cobre a tampa dos vidros. Até que altura dos esportes eu devo colocar a água?

    ResponderExcluir
  22. Olá dona Lurdes gostaria de saber se posso colocar as conservas em pote de vidro com tampa de plástico.cheila BA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que não, se for passar pelo processo de pasteurização acredito que a tampa de plástico não seja adequada.

      Excluir
  23. Você pode me informar endereço aonde eu compro esses potinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os potes maiores são potes de conservas que reutilizei e o pequeno sextavado eu comprei em lojas de $1.99,00

      Excluir
  24. Boa tarde dona lourdes, nao sei se meu post anterior foi enviado entao repetirei minha duvida tudo bem?

    fiz o processo de esterilizar e emborcar mas ao pasteurizar os potes as tampas se abriram na panela e perdi minhas geleias.

    saberia me informar oq aconteceu? coloquei-os diretamente em agua fervente, será q foi isto?
    devo colocar os potes em agua ambiente e deixa-los ferver naturalmente no fogão, e a partir dai cronometrar o tempo deles na agua?

    grata desde já, Laila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não sei o que aconteceu se ao colocar a geleia no pote ela estava bem cozida, e faltando um dedo para chegar até a borda e sem a presença de ar não tinha como estourar. Eu uso pote de vidro com tampa de alumínio e nunca me aconteceu isso.

      Excluir
    2. Laila, será que vc nao encheu até a boca e nao tinha espaço?
      Desculpe dar meu palpite...
      Eliana Franchi

      Excluir
  25. Olá Dona Lurdes ! Moro fora do Brasil e a cultura aqui de fazer as geléias predomina. Mas eu tenho dúvidas porque aqui cada um faz de um jeito . Ao finalizar as geleias ainda quentes eu devo colocar nos potes e fechar?

    ResponderExcluir
  26. Boa noite, D. Lordes! Por favor, gostaria de saber até que altura do pescoço do vidro devo encher? No começo ou no meio, ou tanto faz? Fervendo nao muda a textura e cor da geleia? Aprendi a encher o vidro totalmente, até a boca, colocar de boca pra baixo 10 min e depois colocar na agua fria, mas tenho muito medo de embolorar...
    Obrigada! Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encha até faltando 1 dedo para completar o vidro. A fervura não muda a cor da geleia.

      Excluir
  27. Desculpe, enviei uma pergunta e escrevi seu nome errado, pois copiei da mensagem que estava acima... e ainda escrevi "Dona" mas nem sei sua idade e talvez seja mais nova do que eu rsrsr desculpe, Maria de Lourdes :)
    Eliana Franchi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem importância a forma de tratamento mas com certeza sou mais velha que você. rsrs

      Excluir
  28. No item "Pasteurização", diz: "...tire o ar com um garfo...". Como se faz isto? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que colocar a conserva no vidro introduza o garfo até o fim e revolva um pouco até que alguma bolha de ar possa sair.

      Excluir
  29. Estou fazendo filet de bacalhau no azeite e preciso fazê-lo nos vídros de 500gr. O processo e o mesmo 40 minutos. tem perigo.desse vidro estourar durante o cozimento. Alguém tem experiência com este produto.

    ResponderExcluir
  30. Fazer nos vidros? Não entendi. Se quiser armazená-los em vidros terá que primeiro preparar o bacalhau normalmente e depois fazer o procedimento indicado acima.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite Maria De Lurdes. Puxa, essas suas dicas de pasteurização e isterelização, são excelentes, ha mt tempo que pesquiso tais dicas e não tinha encontrado até agora , nem na faculdade de gastronomia me deram tal dica. Agora to confiante vou fazer meus produtos para comercializar aqui no restaurante, Muito obrigada msm. Francis Chef (face)

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde Maria de Lourdes! Eu e minha irmã começamos um pequeno negócio de antepastos de berinjela e abobrinha e tomatinhos confit, em homenagem a nossa mãe (também Maria de Lourdes) que faleceu este ano. Todos que compram ou experimentam adoram. Mas temos muitas dúvidas em relação a validade dos produtos, tanto com a embalabem ainda fechada, quanto após aberta e conservada na geladeira. Utilizamos potes de vidro novos com capacidade aproximada de 150g. Sempre fazemos o processo de higienização fervendo os potes e tampas antes da embalagem. Ainda não testamos os procedimentos de "virar para sair o ar" e pasteurizar. Não sabemos o tempo necessário para cada produto, pois são ingredientes diferentes, o peso e praticamente o mesmo. Por favor, pode nos ajudar? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo o tempo de validade dos produtos está informado no post e quanto ao tempo de cozimento da pasteurização também tem a tabela que é por peso e não por ingrediente.

      Excluir
  33. Olá, eu gostaria de saber se na pasteurização, os vidros são submersos na água, ou a água atinge 3/4 do vidro?
    Obrigada. Maria Cristina

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde, Maria de Lourdes
    Fiquei tão feliz ao encontrar sua página!
    Estou iniciando um trabalho com caponata de berinjela, e não sabia como fazer para ter uma boa validade, pois todas as vezes que fiz pra casa, com uma semana ela mofava.
    Quando li a matéria de esterilização/pasteurização, um clarão se abriu na cachola!! kkkk
    Deus te abençoe por nos ajudar!!
    só fiquei com dúvida em duas coisas,
    * na parte de tirar o ar com garfo, não entendi...
    * tiro a berinjela ainda quente, completo com azeite, tapo o vidro e emborco? é isso?
    Os óleos são menos densos que a água, não vai vazar??
    Fico muito grato por seu auxílio.
    Abraços, saúde e paz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só enfiar o garfo rente as paredes do vidro para que o ar retido no fundo do vidro saia,
      Coloque a caponata ainda quente, tire o ar com o garfo e tampe bem e emborque sem medo de ser feliz.

      Excluir
  35. Olá Maria de Lourdes, agradeço muito o cuidado e atenção com os quais você compartilha seu conhecimento! Fez uma grande diferença pra mim, pois não estava encontrando informações tão claras sobre o assunto.
    Muito obrigada!
    Sucesso!
    Amanda Casadio.

    ResponderExcluir
  36. Essa pasteurização pode ser no molho pesto, o queijo não derrete?

    ResponderExcluir
  37. Olá ! Gostaria de saber se posso reaproveitar os vidros de conserva e suas tampas, ou tenho que comprar tampas novas. Obrigada

    ResponderExcluir
  38. Olá, eu também gostaria de saber sobre a pasteurização do molho pesto de rúcula. Eu não coloco queijo, pois meus produtos são veganos, mas tem problema a pasteurização já que o pesto é um molho cru? Adoro suas dicas, obrigada!

    ResponderExcluir
  39. Olá, quantas dicas maravilhosas!! Minha dúvida é quanto às tampas de alumínio. Alguma dica para forrar as tampas ? Desde já agradeço , Gisela.

    ResponderExcluir
  40. Fazendo compota de doce de abóbora a pasteurização é no mesmo esquema e respeitando a tabela lá em cima?

    ResponderExcluir
  41. Se for doce de abóbora com coco esse processo de pasteurização pode deixar fora da geladeira?

    ResponderExcluir
  42. Na hora da pasteurização, os vidros podem ficar de lado ou tem que necessariamente ficar de boca para baixo?

    ResponderExcluir
  43. Olá!! Eu tambem gostaria de saber se posso pasteurizar o molho pesto, que é um molho cru. Grata! Karina

    ResponderExcluir
  44. boa tarde, tenho uma duvida na pasteurização, encho o vidro de geleias totalmente ou deixo um espaço entre a geleia e a tampa +- 1 cm? tampo e já coloco para a pasteurização ? ainda quente ou espero esfriar? a água na panela
    para pasteurização deve cobrir os vidros? ou parte dos vidros ficam fora da agua?

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde, muito obrigada pelas dicas, mas fiquei com dúvidas qtoo tempo de fogo na pasteurização. A quantidade que vc colocou é por potes ou o total na panela?

    ResponderExcluir
  46. Muito obrigado por dar um pouco do seu tempo nos ensinando oque adquiriu e penso que não foi fácil,estou começando a fazer geleias pra vender pois amo cozinhar e estou desempregado,muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  47. Olá. Fiz umas geleias mas coloquei dentro de um pote esterilizado e não fiz a pasteurização. Acabei colocando na geladeira. Porém farei uma viagem longa e não terei como refrigerá-las no caminho. Posso ainda pasteurizar? Os potes não foram abertos.

    ResponderExcluir
  48. Olá Sr.Lourdes bom dia! Por favor preciso de ajuda urgente! Eu faço compotas de pêssegos em Caldas mas as mesmas estão sempre estudando as tampas depois de alguns dias entregando as compotas de doces. O que estará acontecendo?Porque que mesmo depois da pasteurização alguns potes ainda estudam? Meu wassap é 12 99138-3486.
    Me ajuda. Olha eu não tenho o hábito de acessar aqui e tenho medo de não encontrar novamente este blog para conversarmos então poderia me chamar no Wassap?

    ResponderExcluir
  49. Oi Lourdes! Meu nome é Fátima estou iniciando agora na produção de geleias porém está me ocorrendo um pequeno probleminha, faço todo o processo de esterilização, mas com o passar doa dias as tampas começam a estufar não chega abrir mas derrama um pouco, abro pra ver como está a qualidade do produto ainda continua com o mesmo gosto e textura. O que devo fazer pra que isso seja evitado? Já coloco eles de cabeça para baixo.

    ResponderExcluir
  50. Outra dúvida para pasteurizado os potes coloco a agua pra cobrir todo o vidro e depois de passar pela fervura eu retiro eles e coloco na água fria é isso ? Ou coloca tudo junto ?
    Fátima

    ResponderExcluir
  51. Ficarei grata se puder me responder

    ResponderExcluir
  52. boa tarde, usando o processo sem pasteurizar, posso guardar o antepasto de berinjela fora da geladeira por quanto tempo

    ResponderExcluir
  53. Ola, Maria de Lourdes! Bom dia! Depois de colocar o relish (no meu caso) no pote esterilizado, revolver com garfo para sair o ar e fechar, devo emborcar o vidro para sair o ar. Mas como assim? Eu não entendi a saída do ar, porque o pote estara fechado. Se puder me esclarecer eu agradeço.

    ResponderExcluir
  54. Bom dia, Maria de Lourdes! Gostaria de entender o que quer dizer emborcar o vidro, após preenchido com o produto recém feito, para sair o ar. O vidro não sendo mais aberto para ir depois para a pasteurização, o ar permanecerá dentro do vidro.

    ResponderExcluir
  55. Olá obrigada por compartilhar esse conhecimento! Fiquei com uma dúvida, o tempo de cozimento e por meio de pressão ou somente ferver ? E os vidros eles vão para a panela com a tapa para cima ?

    ResponderExcluir
  56. Olá Lourdes,bom dia.
    Para fazer a pasteurizaçao de um vidro de geléia,tendo feito todos os passos corretos. Precisa deixar esfriar a geléia no vidro para fazer a pasteurização??

    ResponderExcluir
  57. Ola´flor. Adorei essa dica de durabilidade. Obrigada por compartilhar. Poderia me informar se posso fazer esse mesmo processo com temperos caseiros e marinadas caseiras? Grata, bjs

    ResponderExcluir
  58. Olá !!
    Faço caponata de berinjela e ao fazer a pasteurização, as vezes vejo um pouco de óleo na água, verifico sempre a tampa , e tanto antes como depois da pasteurização estão hermeticamente fechadas. O que pode ter acontecido? Sempre deixo um espaço para tirar o ar..
    Obrigada

    ResponderExcluir
  59. Boa noite, obrigada pelas informações. Uma pergunta. Eu faço geleias para vender mas como coloco pouco açucar sempre tenho medo de elas estragar mais rápido ou criar mofo. Tem problemas se eu passado um tempo abro os potes para verificar, e faço todo o processo de pasteurização novamente? Uma segunda pasteurização pode danificar o produto? E outra pergunta, eu completo o pote até a tampa, coloco para ferver sem espaço dentro, isso esta errado? Obrigada pela resposta

    ResponderExcluir
  60. Boa noite, muito interessante seu artigo. Tenho duas perguntas para fazer. Estou fazendo geléias para venda, faço todo o processo de higienização esterilizar os potes e pasteurização, mas quando demoro em vender e como coloco pouco açucar nas geleias fico com medo de ter criado mofo, especialmente as de morango. Posso abrir o pote para conferir e fazer todo o processo de pasteurização novamente? Isso pode danificar o produto? A outra pergunta é que eu cheio o pote de vidro até o topo. Nao deixo um dedo até a tampa, isso esta errado? Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde. Estou fazendo um confit de shiitake,onde é cozido em forno. Preciso da pasteurizacao ?
    O processo é o mesmo ?

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde! Da pra fazer com ambrosia, e qual validade depois da esterilização?
    Grata desde já!

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde! Da pra fazer com ambrosia, e qual validade depois da esterilização? Qual modo correto de fazer?

    Grata desde já!

    Daiane Rita

    ResponderExcluir
  64. Bom dia , como faço para seguir mais as suas orientações ? 32 991167180. Por favor me.ajude

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.