sexta-feira, 10 de junho de 2011

Camarões fritos

Vasculhando meus livros de receitas antigos  encontrei uma maneira gostosa de preparar  camarão. Crocantes por fora e macios por dentro, com um molho bem simples e um arroz branco e mais uma saladinha que melhor combinar com o prato principal, pode pensar na sobremesa que  o cardápio já estará pronto.




Camarões fritos




O que é preciso:


1 .200 Kg de camarões frescos
1/2 kg de tomates sem peles e sementes
30 gr de manteiga ou margarina
Farinha de trigo para empanar
cheiro verde
cebola
1 dente de alho
óleo
sal
1 folha de louro
pimenta-do-reino 
pimenta vermelha


Como fiz:


Pique a cebola e doure-a na manteiga ou margarina e 2 colheres (sopa) de óleo. Junte os tomates, o alho, o cheiro verde, o louro, as pimentas e o sal. Deixe cozinhar em fogo moderado durante 1/2 hora, mexendo de vez em quando. Lembre-se: quanto mais o molho cozinhar, mais saboroso ficará. Depois de pronto retire a folha de louro e reserve. Se quiser, com mais um pouco de trabalho poderá passar o molho por peneira ( eu não fiz por falta de tempo), não alterará em nada o sabor, mas ficará um molho sem aqueles pedacinhos dos temperos, o que o torna um molho com a textura mais agradável.


Descasque, lave e enxugue os camarões. Passe-os primeiramente na farinha de trigo e depois no ovo batido com um pouco de sal. Frite-os, poucos de cada vez, no óleo bem quente. Depois de dourados, escorra-os e coloque-os sobre papel absorvente. Arrume-os em uma travessa, despeje o molho por cima.


Ao fritar os camarões, lembre-se: quando o óleo está na temperatura certa, evita-se que os alimentos, ficando em contato com ela mais tempo que o necessário, absorvam-na em excesso, tornando-se encharcados e indigestos.


Se quiser decorar o prato: antes de fritar os camarões, reserve alguns camarões do mesmo tamanho. Lave-os sem tirar-lhes as cascas e afervente-os, pois servirão para enfeitar o prato (eu não fiz porque meus camarões eram miúdos) Os camarões tomarão uma bela cor rosada, aumentando o efeito decorativo.








    Servido com arroz branco e acompanhado de uma taça de vinho branco de sua preferência, só resta dizer bom apetite!

Um comentário:

  1. Ta lindo esse prato. Tô passando para te desejar um ótimo fim de semana e dizer que meu cantinho está sempre esperando sua visita de braços abertos. Bjsss
    www.modaemcasa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.