terça-feira, 28 de setembro de 2010

Berinjela (Solanum melongena)



Berinjela (Solanum melongena)


A berinjela é um legume da família das Solanáceas, portanto uma parenta da batata, do  pimentão, do tomate e de algumas pimentas. Ela é originária da India e da China. É rica  em proteínas  podendo substituir a carne.
Pode ser utilizada no preparo de várias receitas como tortas, saladas, recheadas e em forma de lazanha.


Hoje quís bolar uma  receita com os ingredientes que tinha cá em casa. Abri a geladeira e ví berinjela, muçarela, molho de tomates......o que mais, o que mais?  No armário tem creme de leite. Hum!! Já começou a melhorar, agora é só coordenar a mistureba colocando alguns temperinhos para dar sabor. E saiu....... vamos testar?



                                                                            Berinjela de forno


Ingredientes:

1 berinjela (400grs)
1 Caixa de creme de leite
100grs de muçarela
2 xicaras de molho de tomates
 azeite de oliva
 queijo ralado
1 colher (cafe) de orégano
1 envelope de tempero em pó

Modo de fazer

Corte a berinjela em rodelas na espessura de 1 cm. Coloque em uma vasilha com água e 1 colher de sal e deixe de molho por 15 mts. Escorra bem na hora de montar.
Em uma terrina coloque o creme de leite tempere com o orégano e o tempero em pó e reserve.

Montar: Regue com o azeite o fundo de um refratário. Coloque uma camada de rodelas da berinjela, depois espalhe um pouco de molho de tomate depois um pouco do creme de leite temperado, polvilhe o queijo ralado e cubra com muçarela. Repita a operação fazendo mais uma camada completando com o restante da muçarela. Cubra com alumínio e leve para assar em forno médio deixando até que a berinjela fique macia. Retire o alumínio e deixe gratinar.

Sirva com arroz branco e salada verde.


              
                   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.