sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Bacalhau ao forno

Esta receita tradicionalmente é feita  no almoço do dia primeiro do ano. O tempo passou, os filhos voaram para longe e agora a casa ficou vazia,e nem sempre dá para reunir a família toda nesses dias especiais, mas  não será por isso que vamos deixar de prepará-la, pois é um prato saboroso e nutritivo.

                              Bacalhau ao Forno


O que é preciso:

1 k de bacalhau em postas
4 batatas cortadas em rodelas grossas
1 pimentão verde cortado em tiras
1/2 pimentão vermelho cortado em tiras
1/2 pimentão amarelo cortado em tiras
1 cenoura cortadas em palitos
1/2 xícara de cheiro- verde picadinho
3 ovos cozidos cortados em rodelas
Azeite
orégano
sal se precisar
Azeitonas pretas
pimenta-do-reino

Como fiz:

Coloque o bacalhau de véspera em água, trocando-a  de 3 a 4 vezes para dessalgar. Escorra a água em que o bacalhau ficou de molho e coloque-o em uma panela.  junte água e leve ao fogo para aferventar por uns cinco minutos. Retire -o da fervura e deixe esfriar um pouco e desfie-o em lascas grossas e reserve. 
Na água em que aferventou o bacalhau cozinhe as batatas e a cenoura tomando o cuidado para não cozinhar demais.Retire e reserve, e nesta mesma água coloque os pimentões  e dê uma leve aferventada, retire antes de cozinhar, ele tem que ficar com uma leve crocância, reserve.

Montar:

Regue generosamente com azeite um refratário disponha as batatas e a cenoura polvilhe orégano e coloque por cima o bacalhau, polvilhe pimenta-do-reino (opcional) e salpique o cheiro- verde e regue com mais azeite, coloque as azeitonas,as cebolas, os pimentões e por fim os tomates, enfeite com os ovos e regue mais uma vez o azeite. Cubra com  alumínio e leve ao forno por uns 20 mts mais ou menos.Retire o alumínio, se estiver ainda muito úmido deixe no forno mais um pouco mas sem deixar ressecar.




Clique para ampliar



4 comentários:

  1. puxa deve ser uma delícia... não sabia que vc tinha um blog, que chique! vou te visitar sempre, pra buscar receitas, pelo jeito você é uma super cozinheira, e eu não sei quase nada na cozinha...
    beijo grande, carmen

    ResponderExcluir
  2. Estamos sempre aprendendo Carmém. Você será sempre muito bem vinda. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Um pratinho de bacalhau muito bem elaborado, adoro bacalhau e este me deixou salivando!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. O bacalhau já esta de molho, vou fazer a receita na Pascóa. Estou com água na boca.

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.