A primeira vez que fiz massa folhada eu pensei comigo mesma - never more, nunca mais. Com tantos produtos de boas marcas temos hoje no mercado, que só faz massa folhada em casa quem realmente gosta ( e aqui entenda sofrer) de fazer e tem tempo sobrando. Outro dia vendo o Olivier fazendo uma sobremesa com massa folhada, pensei com meus botões: assim até eu faço um doce com massa folhada. Anotei a receita, (a massa usada era comprada pronta) preparei o creme de confeiteiro, usei geléia de framboesa que é a que tinha no momento, corri no mercado e comprei a(tão temida) massa folhada e preparei uma linda e deliciosa mil folhas . Assim fácil, sem dramas apresentei um doce que todos elogiaram. E a massa folhada daquele dia e diante faz parte da minha listinha de compras como um dos produtos coringa da minha cozinha.
O que é preciso:
5oo gramas de massa folhada
6 gemas
100 gramas de farinha de trigo
250 gramas de açúcar
1 fava de baunilha ( na falta use essência de baunilha)
1 litro de leite
100 gramas de açúcar de confeiteiro
1 vidro de geléia de groselha vermelha (eu usei framboesa)
Papel manteiga
Modo de preparar
Estique a massa folhada, jogando um pouco de farinha por cima. Salpique a forma com a farinha de trigo. Coloque a massa na forma e faça furinhos com o garfo para que não cresça. Coloque no forno a 180ª C por cerca de 25 a 30 minutos. Tire a massa da forma coloque em uma superficie plana, cubra com um pedaço de papel manteiga e coloque um peso em cima que pode ser a propria forma em que foi assada, Fazendo isso ela ela ficará uma massa mais plana e ficara melhor na hora de fazer as camadas.Corte a massa em 3 pedaços do mesmo tamanho para fazer as camadas.
Creme de confeiteiro:
Coloque o leite e a fava em uma panela e leve a ferver. Enquanto isso, em um recipiente coloque as gemas e o açúcar e bata até ficar homogêneo. Misture a farinha de trigo e continue mexendo. Quando o leite ferver, vá juntando aos poucos ao creme batido (não coloque o leite todo de uma vez no creme, para que os ovos não cozinhem). Leve ao fogo e não pare de mexer até que o creme fique encorpado. Tire a massa folhada da forma e, nessa mesma forma, coloque o creme com um pouco de açúcar de confeiteiro por cima para evitar que crie uma película. Deixe esfriar e coloque na geladeira por 1 hora. Depois disso, coloque o creme em uma tigela e bata novamente.
Montar:
Coloque um dos pedaços de massa em um tabuleiro, passe o creme, e por cima coloque o segundo pedaço de massa e passe a geléia. Complete com o terceiro pedaço de massa.
Acabamento:
Passe o creme em toda volta da massa e salpique pedacinhos de massa esfarelada. Polvilhe generosamente açúcar de confeiteiro por cima.
Gostei muito desta receita, fácil e super gulosa...
ResponderExcluirBjkas
Bom dia Lourdes,
ResponderExcluirPrático né?
Muito prático e dá pra fazer salgadinhos maravilhosos com essa massa.
ExcluirMeu filho adora.
Ai que maravilha Lourdes!!! Ando doida por um bom mil folhas!
ResponderExcluirbjs
Lourdes sabes que eu adoro massa folhada e gostei imenso deste mil folhas não sobrava nadinha :)
ResponderExcluirBeijinho
Muito prática esta receita e muito tentadora!!!
ResponderExcluirBjs
Lourdes,
ResponderExcluirSabe que nunca usei massa folhada pelo medo de que fosse algo complicado ?
Mas, lendo sua receita vi que nem é esse bicho de sete cabeças ! rs
Ví dia desses uma receita de empadinha de massa folhada.
Essa sua receita, parece ser uma delicia. Adorei.
Grande beijo!
Sou apaixonada por massa folhada e não vejo a hora de aprender a fazer, mas também a comprada no mercado faz parte da listinha de compras. Sua receita é tudo de bom! Bjns!
ResponderExcluirOi, Maria.
ResponderExcluirAcho que assisti ao mesmo programa que você. Ele disse que não vale a pena perder tempo fazendo massa folhada, pois as industrializadas são tão boas quanto as caseiras, né? Sou uma super fão do Jamie rs! Ah, e de tortas com esta massa também hehe! A que você preparou tem cara de ser deliciosa!
Um beijo e boas festas!
Estava procurando bolos e tortas e vi essa receita, penso ser fácil fazer...tb prefiro comprar a massa folhada. Um beijo e obrigada pelas receitas maravilhosas!!! Edna :) .
ResponderExcluir