Se tem um prato que todos gostam muito aqui em casa, esse prato é a dobradinha com feijão branco. Sempre faço quando todos estão em presentes, porque não dá para prepará-lo em pequena quantidade, ele é como a feijoada que se prepara para um número razoável de pessoas. Sempre pensei que a dobradinha fosse um prato genuinamente paulista, mas não é. A dobradinha é um prato de Portugal, que encontrou aqui tantos apreciadores que já foi incorporado no cardápio regional. E como cada pessoa ao fazer uma receita tão popular, sempre tem sua maneira particular de prepará-lo, eu vou mostrar a minha maneira de "dobradinha com feijão branco".
O que é preciso:
1 k de feijão branco
1 k de bucho
2 gomos de linguiça (tipo calabresa) defumada picadas em rodelas
1 cenoura picada
1 pimentão vermelho picado em tirinhas
1 cebola picado
2 dentes de alho picadinho
1 pimenta fresca ( eu usei a malaguetinha)
Salsa e cebolinha a gosto
2 folhas de louro
orégano
1 tablete de caldo de carne
Óleo
Modo de preparar
Bucho:
Corte o bucho em tirinhas, mas antes retire todo o sebo e lave em água corrente.Coloque-o em uma panela e cubra com água, junte 1 colher de vinagre e leve para aferventar. Assim que levantar fervura, retire do fogo escorra a água e repita a operação mais 2 vezes. Depois disso coloque o bucho na panela de pressão cubra com água, e leve para cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Reserve.
Feijão branco:
Deixe o feijão branco em água de véspera. Cozinhe-o na pressão com água e as folhas de louro, até que fiquem cozidos mais ou menos 30 minutos. Reserve.
Em uma panela grande coloque o óleo para esquentar, frite o alho e a cebola e a pimenta, junte a linguiça e deixe fritar um pouco. Junte os tomates, coloque o bucho, o orégano, mexa bem e junte a cenoura e o pimentão.Coloque o feijão branco, o tablete de caldo de carne e o cheiro verde. Prove o sal se precisar coloque mais um pouco. Deixe em fervura até que a cenoura fique macia, os sabores fiquem incorporados e o caldo engrosse.
Sirva com arroz branco e uma salada de folhas ou simplesmente com fatias de pão, torradas com azeite e alho.
Vi esta dobradinho no facebook e vim visitar o seu blogue.
ResponderExcluirVou ficar seguidora para acompanhar as suas receitas.
Felicidades
Selene
Grata Selene, Será um grande prazer receber suas visitas. Vou lá conhecer sua cozinha também.
ExcluirUm abraço!
Chamou eu vim!!Cadê acabou? Tá aí um prato que quem odeia odeia e quem adora lambe os beiços, é exatamente esse o meu caso.Maravilha Lourdes, só uma cozinheira de mão cheia pra fazer uma delícia dessa...beijão
ResponderExcluirMaravilha, eu adoro dobradinha!
ResponderExcluirParabéns pelo post!
Abraços.
Fiquei com a maior vontade de comer dobradinha agora!! Meu marido e eu gostamos muito. O problema é que a família agora só tem nós dois...
ResponderExcluirBjs.
Adoro e o seu ficou de lamber os beicos.
ResponderExcluirbjo
Vou fazer esta semana.
ResponderExcluirFiz esta receita sua hj ... ficou MARAVILHA!!!
ResponderExcluirQue legal Simone! Fico feliz que tenha gostado.
Excluir