segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ervas frescas - Salsinha

A salsa é uma erva bianual, originária da Europa. Hoje ela é cultivada em quase todo mundo, rica em ferro e vitaminas A e C. É o tempero mais comum na culinária brasileira, junto com a cebolinha verde. Muito utilizada em molhos, saladas, recheios e omeletes. Vai bem com ovos, peixes, limão, lentilhas, arroz, tomate e a maioria dos legumes.




A salsa lisa, diferente da crespa, possui um sabor mais persistente e requintado e uma textura fina, e é uma erva que realça o sabor de outros condimentos.


Combina com: manjericão, louro, alcaparra, pimenta, cebolinha, alho, manjerona, orégano, hortelã, alecrim....As folhas frescas são as mais usadas, mas os caules são ótimos para dar sabor aos caldos e sopas. As folhas frescas e tenras da salsa, simplesmente cortadas, são ideais para tempero e guarnição de pratos.


Dica:  Para ter uma salsa bem soltinha como as dos restaurantes é só picá-las finamente o maço de salsa antes de lavá-las. Após, coloque em uma peneira e lave em água corrente. Depois, jogue em um pano limpo. Faça uma trouxinha, torcendo firmemente o pano para eliminar toda a água.






Congelar: Depois de picadas, lavadas e sequinhas é só colocar em vidro ou recepiente seco e também  em saco plástico, próprios para congelamento.
Também pode ser picada e congelada em pequenos recipientes, como em formas para cubos de gelo com um pouco de água. 




Outra dica que achei muito boa: Lave os raminhos, Seque-os e destaque as folhinhas e os galhinhos mais finos. Coloque duas folhas de papel toalha por sobre um prato e coloque  as salsinhas nele. Leve ao forno microondas em potência alta por mais ou menos  2 minutos. Retire e espere esfriar. Esfarele com as pontas dos dedos. Guarde em recipiente seco e hermeticamente tampado.
Esta ótima dica eu tirei do blog Aqui na cozinha 


Dica de plantio: A salsa é uma herbácea muito fácil de cultivar. Para quem não tem muito espaço, os vasos e as jardineiras é um recurso bastante viável. Com um substrato rico em matéria orgânica e regas regulares e que pegue sol boa parte do dia é o suficiente para se ter salsinha frescas em casa.


As sementes demoram a germinar algumas semanas, mas deixá-las de molho em água quente de um dia para o outro vai ajudar a acelerar o processo.


Corte as mudas quando estas estiverem suficientes grandes para que rebrotem.


Plante novas sementes todo  ano, para que quando um grupo de plantas atingir o seu segundo ano, uma nova colheita esteja pronta para ser utilizada.

2 comentários:

  1. Adoro colocar salsinha em tudo!! A da foto é de sua horta? Está linda!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Sim é de minha horta. Em minha cozinha eu uso de preferência temperos frescos cultivados por mim.
    Adoro mexer com a terra.
    Bjs

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.