sábado, 27 de agosto de 2011

Creme de ameixa

Um creme simples mas com uma aparência que dá água na boca. Esta é uma receita que faz parte dos meus coringas e que está comigo  já há muito tempo, nem sei de quando, mas....precisando de uma sobremesa gostosinha, com cara bonita e bem econômica, é ela que me vem à mente.


Creme de ameixas




O que é preciso:


Creme
2 copos de leite (500ml)
3 gemas
1 colher (sopa) bem cheia de amido de milho
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colherinha (café)de essência de baunilha


Calda
250 gramas de ameixas pretas
2 colheres de açúcar
Água o quanto baste


Suspiro
3 claras
3 colheres de açúcar
algumas gotinhas de essência de baunilha (se preferir substitua a baunilha por algumas gotas de suco de limão)


Como fiz


Em uma panela coloque as ameixas, cubra com água e leve ao fogo para aferventá-las. Retire as ameixas, deixe esfriar e tire-lhes os caroços. Aproveitando a água em que fez a fervura, coloque as ameixas, junte o açúcar e deixe ferver até engrossar. Com essa calda forre o fundo de um refratário. Reserve.


Em uma panela misture muito bem os ingredientes do creme e leve para cozinhar até engrossar. Deite esse creme sobre a calda de ameixa. Reserve.


Bata as claras em ponto de neve, junte o açúcar e as gotinhas de baunilha como para suspiro. Cubra o creme e leve ao forno para secar.   






7 comentários:

  1. Pode ser até econômica, mas parece farta de beleza suculenta... huuuummmm! Menina que foto é essa? Deu vontade de comer a tela :) Fiquei tão impolgada que irei fazer uma versão na taça ;)
    Um abraço, Queila

    ResponderExcluir
  2. Pois é menina de vez em quando a gente acerta a mão na foto rsrs. Estarei esperando o seu creme e a sua apresentação. Tenho uma quedinha por fotos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Lourdes, que delícia! Aqui em casa fazemos com bananas no lugar das ameixas.É bom mesmo.

    ResponderExcluir
  4. eu estou amando se blog ja fiz essa receita e fez sucesso....encontrei seu site procurando por sobremesas com ameixa

    um grande beijo
    daniela Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Daniela que gostou da receita.

      Seja muito bem vinda e volte sempre!

      Bjs

      Excluir
  5. adoro fazer este doce. Ele é divino

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.