sexta-feira, 24 de junho de 2011

Arroz de carreteiro

Prato típico da culinária gaúcha, que originalmente era preparado pelos carreteiros,viajantes que transportavam cargas. Nas suas viagens se valiam da carne de sol e do arroz por ser alimentos que se conservam por muitos dias. Já ví muitas receitas de arroz de carreteiro, diferenciando uma da outra, um ingrediente aqui outro alí. "Pois quem conta um conto sempre aumenta ou tira um ponto", por isso cada um tem seu jeito de prepará-lo. E esse arroz que trago hoje, é a minha maneira de fazer.
 



Arroz de carreteiro




O que é preciso:

1 xícara de arroz
Meio pimentão picadinho
meia cenoura picadinho
1 tomate picado
300 gramas de carne de sol
2 colheres de óleo
2 ovos cozidos
cebola e alho  o suficiente para refogar o arroz
sal a gosto
cebolinha verde para decorar

Como fiz:

Dessalgue a carne deixando-a de molho, em água de um dia para o outro, tendo o cuidado de trocar  a agua por pelo menos tres vezes. Pique e cozinhe a carne em panela de pressão por 20 minutos mais ou menos ou até que fique macia. Escorra e reserve a água.
Em uma panela, coloque o óleo para esquentar, junte o alho e a cebola e refogue um pouco. Agregue a carne, o tomate, a cenoura e o pimentão,mexa por um pouco e coloque o arroz deixe fritar mais um pouco e junte a água em que foi cozida a carne (antes de colocar prove o sal dessa água se estiver muito salgada junte mais água para rebater o sal). Quando a água do arroz  começar a ferver abaixe o fogo e deixe refogar como o procedimento de cozimento de um arroz comum.
Na hora de servir coloque os ovos e salpique a cebolinha verde. Sendo um prato rústico faça em recepiente que possa ir diretamente para a mesa.

Essa quantidade serve duas pessoas.

5 comentários:

  1. Que delícia de arroz, Lourdes!
    Deu água na boca!
    Bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Lourdes,
    Pois eu te digo que é o arroz carreteiro mais lindo e saboroso que eu já vi!Receita anotadíssima, farei com certeza desse jeitinho...adorei de verdade!beijkas

    ResponderExcluir
  3. Oii Lourdes! Não conhecia seu blog e adorei!!! Muitas receitas lindas e seu arroz de carreteiro está fantástico!!! Maravilhosooooooooo!!!!! Parabéns ! Beijos Tereza

    ResponderExcluir
  4. hummmmmmmmmmmmmmmmm que delicia este arroz, aiii que vontade que dá, amei, bjussssss um domingo maravilhoso para vc e sua familia .

    ResponderExcluir
  5. De todos que vi na net, este foi o que mais me apeteceu fazer.Farei final de semana.OBg.

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.