segunda-feira, 13 de junho de 2011

Broinha de fubá

Quando a bandeira de Santo Antonio é hasteada, é hora  das moças solteiras fazerem seus pedidos ao santo casamenteiro.
Hoje é dia de Santo Antonio, e ontem foi rezado o terço em homenagem a ele como manda a tradição. Uma tradição religiosa que ainda é manifestada pelo povo dessa região.
Ouve-se ao longe onde está sendo rezado um terço, pois ao findar cada mistério das ladainhas rezadas, soltam rojões para homenagearem o santo. E aqui na zona rural, o silêncio da noite é quebrado com o barulho dos fogos.... e os cães latem, estranhando as práticas dos homens.
Nesses ajuntamentos sempre é servida muita comida típica das festas juninas. Como a que trago hoje, que também pode ser servida com um cafezinho quentinho, em uma gostosa prosa à tardinha com amigos. Pode se achegar, puxa uma cadeira e venha provar!


Broinha de fubá



O que é preciso:


2 xícaras de fuba
1 1/2 de polvilho doce
1 xícara de açúcar
3 1/2 xícaras de leite
1/2 xícara de óleo
1 colher (sopa) de erva doce
3 ovos médios
1 colher (sopa) de fermento
fuba para polvilhar




Como fiz:


Em uma panela, misture o fuba,o  polvilho doce. Acrescente o leite, o açúcar, o óleo e a erva doce. Leve para cozinhar até desprender da panela ( igual massa de coxinha). Deixe esfriar. Coloque na batedeira e bata com o gancho (A massa é muito pesada). Vá juntando os ovos previamentes  batidos. Quando a massa estiver bem incorporada coloque o fermento e bata mais um pouco. Faça bolinhas e coloque em assadeira untadas com margarina e polvilhada com fuba. Leve para assar em forno previamente aquecido a 250 graus por mais ou menos 50 minutos.


Dica: A massa é um pouco mole para formar as bolinhas nas mão. Um jeito mais fácil é colocando um pouco de fuba em uma xícara e deitar dentro dela uma colher de massa  e chacoalhar até formar uma bolinha. Coloque as bolinhas na assadeira deixando espaço, pois elas crescem.







25 comentários:

  1. Que gostoso Lourdes! Adoro essas broinhas mas nunca fiz em casa.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ai que delícia!! Lendo a sua narração, então... dá mais vontade ainda!

    ResponderExcluir
  3. Ei Lou!
    Fiquei com inveja de vc morar na roça mesmo =}
    Saí da capital tem 2 anos, agora a empresa do meu marido tem pressionado p voltarmos. Não quero, mas deixei nas mãos de Deus! =]
    Olha, eu tenho paixão por broinhas, lembra minha terra na hora...não fiz ainda em casa. Pq a de Minas leva fubá de canjica e em sampa ainda não achei. Gostei da sua, mas minha batedeira não tem gancho, será q tem outra forma de fazer...
    Um bejim bem grande no seu coração!

    ResponderExcluir
  4. É verdade, broinha é tudo de bom.

    Vinni eu penso que a maneira de fazer essa massa sem o gancho da batedeira é no braço mesmo.Hihihi eu heim!!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU COLCO A MASSA AOS POUCOS DENTRO DE UM SACO GROSSO DE PLÁSTICO,COM UM FURO NO CANTINHO ;ENCAIXO UM BICO DE PLÁSTICO POR DENTRO E POR FORA ENCAIXO A PARTE DE ROSQUEAR P/ PRENDER E VOU ESPREMENDO NA ASSADEIRA.FICA ÓTIMA

      Excluir
  5. dica: Pode bater também na máquina de fazer pão ok.

    ResponderExcluir
  6. Bem que pensei nessa possibilidade, mas como minha batedeira tem o gancho nunca precisei testar. Muito valiosa essa troca de experiência, fico grata pela dica.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Impossível comer uma só!
    Essas broinhas são mais mineiras que eu!

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus do Céu, o que é isso????
    Sou louca pra ter essa receita a muito tempo menina, Vc adivinhou!!!
    É maravilhosa com um cafezinho passado na hora.
    Vc convidou,já puxei a cadeira e só saio daqui depois de provar...rs digo levar a receita,tá?
    Super bju. Re

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    As broinhas parecem deliciosas. Em que momento você coloca o leite? São 3 1/2 xícaras de leite? Gostaria de saber para tentar fazer porque estou aqui babando...
    Obrigada!
    Jane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jane, faça sim porque essas broinhas são muito gostosas! Já editei o post e agradeço por ter me alertado eu não tinha percebido o erro na hora de escrever a receita.

      Um abraço

      Excluir
    2. Boa noite!

      Qual a quantidade de leite?

      Obrigada.

      Excluir
  10. Olá Maria de Lourdes...
    Gostaria de saber que tipo de fermento deve ser usado: fermento em pó (PóRoyol) ou fermento biológico?

    michelly.almeida.1@hotmail.com
    Michelly Almeida
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelly, o fermento a ser usado é o fermento em pó, estes usados em bolo (pó royal).

      Abraços!

      Excluir
    2. ola lourdes adoro isto já tentei fazer mas não saiu boa bijoooo

      Excluir
  11. Hum que delícia. Mas estou pensando, 3 1/2 X leite não é muito?

    ResponderExcluir
  12. Em vez de leite de vaca . Posso colocar leite de Coco.

    ResponderExcluir
  13. Em vez de leite de vaca . Posso colocar leite de Coco. Beijos . De Liliana

    ResponderExcluir
  14. Deve ficar deliciosas mesmo!Quando eu morava na roça entre os anos de 75 a 82
    Também fazíamos os terços de Santo Antonio,São João e São Pedro e São Paulo. Tinha fogueira,comidas típicas,quentão e as moças e rapazes brincavam de passar anel.Quanta saudade desse tempo.Aqui na cidade não tem nada disso.Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Eu amo essa broinha. Aqui em BH existe uma que é feita numa fazenda em Igarapé, mas não compartilham por nada. O fubá pode ser o de canjica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer Drica, nunca fiz com fubá de cangica, mas penso que pode sim sendo fubá acho que o milho não influi, mas volto a dizer eu nunca fiz.

      Excluir
  16. posso substituir o leite por água, pois tenho intolerância a lactose?

    ResponderExcluir
  17. Essa broinha é aquela fofinha, aerada e quase oca por dentro? Se não for, gostaria muito de obter a receita dela, vc tem?

    ResponderExcluir
  18. Acabei de tirar do forno minhas broinhas,ficaram perfeitas. A tempos q eu procurava por uma receita q não leva nos ingredientes farinha de trigo... Parabéns pela receita e obrigada por compartilhar com o público...

    ResponderExcluir
  19. Acabei de tirar do firno minhas broinhas,ficaram perfeitas. A tempos q eu procurava por uma receita q não leva nos ingredientes farinha de trigo... Parabéns pela receita e obrigada por compartilhar com o público...

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.