quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Colheita do milho


É dia de colheita do milho e eu quero mostrar a vocês meus  leitores (as)todo esse trabalho, porque sei que muitos de vocês não tem o conhecimento de como é a vida no campo.

Logo pela manhã já se ouve as máquinas trabalhando na colheita do milho para fazer silagem e assim ter alimento para o gado no tempo da seca. Para fazer silagem,  o pé de milho é aproveitado por inteiro - espigas, folhas e caule que são triturados.

Enquanto uns está no campo colhendo, outros estão preparando o silo.
As carretas descarregam todo o milho colhido.



O trator passa por cima para compactar. Depois de tudo preparado estes montes são cobertos com lona preta e assim cobertos chegam a atingir uma temperatura bem alta (100°). e depois disso o silo já está pronto para alimentar o gado.


Enquanto isso as mulheres estão no barracão preparando pamonha.  Tiram a palha, separam as melhores para fazer o saquinho, colocam em uma bacia e o milho pronto para ralar em outra bacia.

A Néia cortando a ponta da espiga e a Ariane tirando a palha.


O Dráulio passando as espigas no ralador elétrico

E na cozinha...
tem gente preparando o almoço pra toda essa gente.Comida gostosa, feita no capricho, do jeitinho que o povo gosta.

É hora do rancho e no cardápio tem:
Arroz com feijão, frango preparado do modo caipira, refogado de milho, salada de alface e para quem gosta não poderia deixar de ter o pequí cozido, e para beber suco de acerolas geladinho.

Bom...barriga cheia, recomeçar a lida se não, não sai as pamonhas para o lanche da tarde.

Depois do milho todo ralado é passado por peneira para retirar toda casca que envolve o grão.


Depois de tudo coado é hora de temperar a massa com: açúcar, banha de porco fervente, um pouco de leite. Depois fazem os saquinhos feito com a própria palha que foi reservada e em cada saquinho é colocado a massa que foi preparada e um pedaço de queijo fresco.

Depois do saquinho já pronto é amarrado com barbante que é mais prático.

Depois as pamonhas vão para o tacho para cozinhar em fogo de chão.

As primeiras pamonhas saindo:

É hora de chamar o pessoal para o lanche da tarde e degustar.


Olha aqui o Dico que vindo do leilão onde arrematou várias cabeças de gado, passou para fazer uma boquinha.

Aqui nada é desperdiçado, tudo se transforma em alimento - os sabugos das espigas que foram usados para fazer pamonhas juntamente com as palhas não são descartados, eles serão passados pelo triturador e irão para o cocho para o trato animal.



Para você que mora na cidade e quer uma receita de pamonha, já dei aqui no blog uma receita na quantidade de 12 pamonhas mais ou menos. Aqui o link Pamonhas.

Próximas publicações trarei novas receitas com milho verde!

11 comentários:

  1. Que lindo!Eu gosto muito de milho.
    Adoro a tranquilidade que o campo demonstra ser,esse lugar é onde vc mora?
    Meu sonho é morar em um chácara,gosto muito da vida simples,das coisas feitas pelas próprias mãos e não industrializadas.
    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  2. Lu querida, adorei seu post, super interessante pois a maioria das pessoas que moram na cidade, não imaginam o trabalho e não dão valor ao trabalho de um agricultor. Adorei seu almoço, bem ao meu gosto, bem caseirinho, e as pamonhas ficaram lindas, tudo tão natural e fresquinho. O lugar onde vc mora é mesmo uma bênção. Parabéns, lindo post. Beijinhos
    Ah! Vou ficar ansiosa pelas próximas receitas com milho. Adoro tudo que leva milho

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Mesmo morando no interior, não imaginava que fosse assim! E que houvesse aproveitamento de tudo! Quanto trabalho! E que bonito!
    Adorei! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga
    Quantas saudades me deu do Brasil enquanto lia o teu post!
    Tudo isso, cada passo, é a cara da minha infância!
    O meu prato favorito e o único que realmente sinto falta aqui na Itália é a pamonha!
    Do tanto que eu falo na tal pamonha, essa é única palavra que meus sogros e meu cunhado sabem falar em português - hehehehe!
    Daria tudo para ter passado esse dia com você:-)
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de post!!!
    me senti no sítio da minha tia fazendo pamonha, como há muito tempo não fazemos!!
    Adoro seu blog! Adoro suas receitas!! Muitas são repetidas diversas vezes na minha casa, e tem gosto de comida de verdade, de comida da minha mãe, da minha vó!!
    Acesso sempre, mas nunca comentei, hoje não consegui resistir!
    Parabéns pelo blog, sou fã!
    Bjus, Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem Tati
      que você não resistiu, só assim pra eu saber de você. Fico super feliz e isso me incentiva.
      Grata pelo carinho!



      Bjs

      Excluir
  6. Amei ver como foi esse dia...amo milho e tudo que dele também, Parabéns pelo post.
    Parabéns a todos que trabalharam nesse dia.

    ResponderExcluir
  7. Lourdes: minha amiga. Qué bonito informe. Gostei demais. Aquí nestas terras, sobre tudo no N.O. do país (Argentina) temos um prato bem local, muito aprezado como cocinha tradicional. E quase idéntico a este com o que você nos presentóu. Só que chamamos de "tamal- tamales" . Nas provincias de Salta, Tucumán , Jujuy, Catamarca, é comum experimentar em restaurantes. Uma delícia. Mas como voc contou é belíssimo este relato e as fotos, muitoa boas. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Lourdes,
    Esse post mexeu comigo. Adoro esse tipo de cobertura, do alimento desde sua origem. Muito legal mesmo! Se você soubesse dos meus sonhos...rs!
    E pamonha é uma delícia!!
    Bjs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. É muito trabalhoso o serviço do campo, precisamos dar valor aos homens e mulheres que ali estão todos os dias para trazerem o que comemos no dia a dia. Sem eles não teríamos tanto alimento em abundância. A pamonha feita em casa é muito mais saborosa do que se vende em vendas, carros de rua. Já fiz pamonha em casa com a minha mãe e sei como é trabalhoso.
    Parabéns pelo post.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.