sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Coxinha de galinha


Outro dia uma leitora me pediu sugestão para petiscos, então me dei conta que tenho poucas receitas para petiscos publicadas. Para reparar  essa deficiência de opções irei selecionar umas receitas bem gostosinhas e fáceis de fazer.
Começo trazendo esta coxinha que tem uma massa muito gostosa, fica cremosa por dentro e crocante por fora.

Ingredientes:

1ª etapa
500 gr de peito de frango
3 xícaras (chá) de água
1/2 cebola picada
1 batata grande cortada ao meio

Colocar todos esses ingredientes em uma panela e leve ao fogo para cozinhar. Depois de cozido separe a carne e deixe esfriar, depois desfie e reserve.
Passe a batata no espremedor. Reserve.
Coe o caldo - Tem que resultar em 2 1/2 xícaras (chá) de caldo, precisando complete com água. Reserve.

2ª etapa
Recheio
Frango desfiado
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picadinha em cubinhos miúdos
Tempero a gosto (eu usei pimenta do reino, sal, 1 sache de tempero pronto)
1/2 xícara (chá) de salsa picada bem miúdo

Em uma panela esquente o azeite e frite a cebola até que ela fique transparente, junte o frango desfiado e coloque os temperos, prove o sal, se precisar corrija. Desligue o fogo e junte a salsa, misture bem e reserve.

3ª etapa
Massa
2 1/2 de xícaras de caldo em que cozinhou o frango
2 colheres (sopa) de manteiga
1 tablete de caldo de galinha
Purê da batata reservado
2  xícara (chá) de farinha de trigo
Para empanar
1 ov0
farinha de rosca
Óleo para fritar

Em uma panela coloque o caldo que cozinhou o frango, junte a manteiga e o purê de batata. Leve ao fogo e quando estiver fervendo coloque o tablete de caldo de galinha e espere dissolver e prove o sal se precisar corrija. Coloque a farinha de uma vez só, mexa energicamente até formar uma bola que desgrude da panela.
Deixe cozinhar por mais 1 minuto sempre mexendo.
Coloque sobre a bancada (mesa ou pedra da pia), deixe amornar e sove a massa até ficar bem lisinha.
Modele recheando as coxinhas do tamanho de sua preferência, passe no ovo batido e na farinha de rosca. Frite em óleo quente.





O tamanho das coxinhas é você que vai determinar - maiores para o lanche e pequenas para os petiscos.


Bom apetite!

11 comentários:

  1. hmmmmmmmmmmmmmmmm, adoro coxinha!!!! a sua ficou linda!!
    Beijão, querida!

    ResponderExcluir
  2. Adoro coxinha, mas sempre achei que dava muito trabalho para fazer, mas estava errada a receita é bem fácil!

    Bom final de semana

    ResponderExcluir
  3. Oi D.Lurdes, Bom Dia!
    Nem acredito que a sr.ª me respondeu! (sobre a cachaça no doce) - sou iniciante nesses assuntos de internet...mas agora que peguei o gosto...lá vai mais perguntas...
    Posso congelar a coxinha? E assar pode?
    Meu filho adora coxinha e por aqui onde moro é tão caro (3,75!) será uma ótima ideia para ele levar no lanche da escola...
    Que o seu caminho seja iluminado por todos os anjos de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grampolinha
      porque não haveria de responder? Você foi super simpática e me ajudou a corrigir uma falha, te sou grata por isso, as vezes por um descuido esquecemos de anotar um ingrediente ou uma explicação.

      Você pode congelar a coxinha antes de fritar e também depois de fritar, mas eu aconselho a congelar antes de fritar porque fica mais gostosa sendo frita na hora de comer. Eu faço assim: quando termino de moldar todas as coxinhas eu as coloco em uma assadeira de alumínio uma ao lado da outra e levo ao freezer por 2 horas. Depois eu retiro a assadeira do freezer e guardo as coxinhas em saco plástico próprios para congelamento e a medida da minha necessidade vou tirando a quantidade de coxinha que preciso, depois fecho o saco plástico com o restante e levo de volta ao freezer. Se for fritar antes faça o mesmo procedimento só deixando a coxinha esfriar antes para depois por na assadeira e levar ao freezer. Quando for usar as coxinhas é só retirar, deixar descongelar e levar ao forno quente.
      Quanto a assar essa massa penso que não daria certo, não sei, pois nunca tentei.
      Qualquer coisa pode perguntar te responderei na medida do possível.

      Bjs

      Excluir
  4. Bom dia D.Lurdes, lembrei muito da srª. neste final de semana, reunimos a família lá em Tatuí, na casa de uma tia minha que é caseira de um sítio, e quando chegamos o que ela estava fazendo? Curau! Meu Deus que delícia de curau, chega derretia na boca, amarelinho...e não esbranquiçado como os milhos daqui de SP. Que final de semana maravilhoso! E o que eu levei? Coxinha...Deu super certo a quantidade de recheio deu certinho para a quantidade de massa, a massa também super fácil de fazer...agora na hora de fritar é que eu penei... a casca começou a soltar, fui perguntar para uma senhorinha que trabalha no mercado que me confiou o segredo: Olha - vc tem que apertar bem ela, para não ficar ar dentro dela...Ainda bem que eu não tinha empanado todas...E lá fui eu apertar e não é deu certo?! Estou muito contente, e agora ninguém me segura, vou fazer com carne moída, com queijo, com presunto, porque eu acho que deve ser a mesma massa, não? só deve mudar o formato de coxinha para bolinha de queijo ou bolinho de carne, não é?
    D. Lurdes - fica com Deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Grampolinha, fico super contente de saber que estou ajudando de alguma forma.Sim, você pode usar o recheio que quiser que fica muito bom!
      Fica com Deus também!
      Bjs

      Excluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.