quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Nhoque recheado ao forno



Olá amigos hoje trago este nhoque que é simplesmente delicioso, fácil de fazer, pode ser feito com antecedência e congelar. Uma boa sugestão para o almoço de Natal. Aqui em casa eu sempre costumo fazer uma massa no almoço de natal porque sobra tanta coisa da ceia que basta fazer um prato com uma massa para dar uma repaginada no  cardápio.



Ingredientes
(6 pessoas)

1 K de batata ( eu usei aquela que tem a casca avermelhada)*
200 g de fécula de batata
2 colheres (sopa) de manteiga
2 ovos inteiros
1 pitada de sal
300 g de muçarela cortada em cubinhos

Molho

300 g de carne moída
700 g de tomate fresco
300 g de molho pronto de tomate
2 dente de alho
1/2 cebola picadinha
3 colheres de óleo
2 galhinho de manjericão fresco
2 colheres de cebolinha verde picada
1 pitada de sal
Modo de fazer

Descasque as batatas e leve para cozinhar em água até que fiquem macias. passe-as pelo espremedor e coloque-as em uma tigela junte os ovos, a manteiga e misture bem. Vá colocando a fécula de batata aos poucos e vá sovando até que forme uma massa lisa que desgrude das mãos.
Modele os nhoques em forma de bolinha e quando estiver bem redondinha dê uma amassada (como mostra a foto abaixo)

  Coloque no centro a muçarela e modele definitivamente os nhoques. Vá dispondo as bolinhas no refratário dando um pequeno espaço entre elas (fica mais fácil de pegar na hora de servir). Coloque o molho por cima e leve para assar por 15 minutos em forno quente (somente para a muçarela derreter).

Molho
 Em uma panela esquente o óleo e refogue  o alho e a cebola, junte a carne e deixe ela refogar até mudar de cor. Junte os tomates frescos batidos previamente no liquidificador com um pouco de água (1 xícara + ou -).
Junte a este tomate o molho pronto, a salsa  e a cebolinha e deixe ferver, coloque o sal a gosto e deixe fervendo até formar o molho. Faltando 3 minutos para terminar o cozimento do molho acrescente as folhas de manjericão.

Eu dei esta sugestão de molho mas você pode fazer o de sua preferência. Sempre lembrando que o molho não pode ficar muito espesso porque ele tem que envolver bem os nhoque que ainda vai ficar 15 minutos no forno.

* As batatas de casca avermelhadas são ideais para fazer nhoques, porque elas não contém muita água e depois de cozidas ficam enxutas.

Se for congelar, congele os nhoques sem o molho, só colocando na hora de ir ao forno.

Bom Apetite!



3 comentários:

  1. Lu querida, adoro nhoque, e só gosto dos feitos em casa, esses que vendem por ai não gosto de jeito nenhum. Adorei sua massa, diferente, nunca usei fécula de batata, achei super interessante. E recheado assim ficou da pontinha da orelha. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Lú,
    nhoque simples já é bom e feito assim melhor ainda!
    Tudo perfeito, obrigada por compartilhar essa maravilha!

    Bjs, fica com as bençãos de Deus ♥

    ResponderExcluir
  3. Já comi e maravilhoso
    mas vou fazer pra minha familia

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.