quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Calda de romã



O natal está chegando e é hora de pensar no cardápio para a ceia de natal e Reveillon, não só no prato principal mas também nos acompanhamentos e nos detalhes que faz do prato uma grande receita e é por isso que eu trago essa calda de romã que é deliciosa para pudins, em saladas de frutas,  em bebidas como um frisante, sorvetes... enfim onde você achar melhor, eu aqui estou servindo com uma panna cotta  (receita da panna cotta aqui).


Fazer a calda é muito simples, para  200 ml de calda eu usei 2 romãs grandes, 400 ml de água e 200 g de açúcar.

Modo de preparar

Para soltar os grãos  da romã com mais facilidade é só coloca-la em uma superfície e rolar a  fruta pressionando-a com a mão. Depois disso e só abrir e os grãos se soltam.
Coloque os grãos no liquidificador com a água (reserve meia xícara de grãos para decorar), pulse  3 vezes. Coe o suco em uma peneira  coloque o líquido resultante em uma panela e junte o açúcar. Leve ao fogo, mexa até o açúcar dissolver por completo, abaixe o fogo, deixe ferver até que reduza mais ou menos pela metade. Assim que formar a calda junte os grãos reservados e deixe mais ou menos uns três minutos. Retire a calda do fogo e deixe esfriar, coloque em recipiente de vidro e leve á geladeira para gelar.


Romã (Punica granatum).


7 comentários:

  1. Oi Lourdes,
    Sempre quis fazer essa calda e não acertava. Agora , com a sua dica, vou fazer uma ótima calda.
    Aproveito para deixar meu abraço de Feliz Natal!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Querida Lu a muito tempo que não aprecio uma gostosa romã. Minha mãe tinha um pé de romãs no jardim dela e eu me acabava. Essa sua panna cotta ficou especial com essa calda que não duvido nada que ficou maravilhosa. Uma sugestão perfeita.
    Amiga querida, quero aproveitar e deixar meus votos de um Feliz Natal e um Ano Novo Maravilhoso a você e toda sua família, com muita luz, saúde, paz e grandes realizações. Beijinhos, até a volta

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lourdes! Isso é que é uma sobremesa gostosa e que traz muita sorte! Sou apaixonada pela cor e pelo sabor das romãs, nessa época do ano a gente encontra com facilidade nos supermercados. Gostei muito da ideia de usar a fruta como calda de panacotta, bem legal para o final de ano.
    Quero te desejar também um feliz Natal e um 2015 maravilhoso, cheio de saúde e felicidade. Que no novo ano você continue colhendo esses lindos frutos do seu sítio, e alegria, amor, paz... Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga, hoje quero agradecer a Deus pelo dom da sua vida, e desejar a você e sua família
    um feliz e santo Natal, cheio de saúde e alegria!!!
    Que seu coração esteja preparado para receber o Menino Deus!!!
    Um grande abraço, Marie.

    ResponderExcluir
  5. Fiz a calda com sorvete.
    Meu namorado é linha cobaia e sempre dá notas nos meus pratos e nessa calda ele deu nota 10..
    Adoramos
    Fatima puciarelli

    ResponderExcluir
  6. Fiz a calda com sorvete.
    Meu namorado é linha cobaia e sempre dá notas nos meus pratos e nessa calda ele deu nota 10..
    Adoramos
    Fatima puciarelli

    ResponderExcluir
  7. Meu namorado é minha cobaia e sempre dá notas nos meus pratos.
    Nessa calda com sorvete ele deu nota 10...

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.