terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Curau e Mini bolo de Milho verde

  • O curau é um quitute que não pode faltar nas festas juninas. Ele é muito popular no estado de São Paulo e em outras regiões do Brasil. Pode ser feito com a textura  cremosa para comer de colher e mais durinho, no ponto de corte, de acordo com a preferência de cada um.





Curau





O que é preciso:


5 espigas de milho verde
1/2 xícara de açúcar
800 ml de leite
1 colher (café) de sal
Canela em pó para polvilhar


Como fiz:


Limpar e cortar as espigas, e bater no liquidificador adicionando um pouco do leite. Coe em uma peneira ( reserve o bagaço) e coloque o líquido em uma panela e junte o restante dos ingredientes. Mexa bem e leve ao fogo para cozinhar mexendo sempre. Quando engrossar e o milho estiver cozido, já está pronto ( se quiser o curau mais mole junte mais leite, mais ou menos 200ml). Coloque em tigelinhas individuais ou em um pirex e polvilhe canela em pó.




Aproveitando o bagaço que resultou da coagem do milho para o curau podemos fazer uma receita de mini bolo muito gostoso que pode ser servido junto com um cafezinho feito na hora. Humm! É tudo de bom.


Mini-bolo  




O que é preciso:
3/4 de xícara (chá) de farinha
1/4 de xícara (chá) de fubá
3/4 de colher (cha) de bicarbonato de sódio
menos que meia colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de margarina amolecida
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 ovo
 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1/4 de xícara (chá) de leite
1 xícara (chá)de bagaço do milho( foi o que resultou de cinco espigas)


Como fiz:


Peneire a farinha junto com o fubá, sal e o bicarbonato e reserve. Na batedeira  bata o açúcar com a manteiga até ficar um creme. Junte o ovo a baunilha sem parar de bater. Abaixe a velocidade da batedeira e acrescente os ingredientes secos e o leite alternadamente até ficar homogêneo. Coloque o bagaço e mexa com uma colher. Coloque em forminhas de queijadinha, untada e polvilhada . Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos.







9 comentários:

  1. porque o curau meu ficou como se leite estivesse coalhado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nardo, sinceramente não sei te responder, mas posso deduzir que para o curau talhar o leite poderia estar começando a azedar e ao entrar em cozimento ele talhou.

      Abraço

      Excluir
  2. Olá,parece muito saboroso e prático, mas tenho uma dúvida: não vai fermento em pó? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele, seja muito bem vinda!
      Não vai fermento em pó, ele é substituído pelo bicarbonato de sódio.

      Abraço.

      Excluir
  3. Dica: se quiser curau de corte, bom usar milho mais maduro e cozinhar o curau por mais tempo em fogo baixo, mexendo sempre.

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    obrigada pela receita, vou testar essas delicias... mas poderia incluir a quantidade que rende às receitas?
    grata,
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeria minha querida vou ficar te devendo essa, já faz dois anos que fiz essa receita e não me lembro, mas observando o recipiente que coloquei o curau me lembro dele e tem capacidade de 750 ml e o bolinho também não me lembro do tamanho das forminhas, tenho de vários tamanhos e não sei qual eu usei, mas calculo assim no chute uns 5 bolinhos.

      Bj

      Excluir
  5. Olá, gostaria de saber se posso fazer o curau com qualquer espiga de milho, mole ou mais durinho
    NINA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nina a espiga para o curau tem que estar bem granada (ponto certo de maturação), as muito novinhas (as bem clarinhas) é boa para fazer refogados porque são bem molinhas, agora a que chega no ponto de maturação é boa para fazer o curau por causa do amido.

      Excluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.