quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Bolo de chocolate

Para mim parece mentira que o blog completa hoje dois anos de vida. No começo era para ser um blog de variedades onde pudesse colocar o meu universo de dona de casa ocupada com os cuidados do meu jardim, da minha horta e do meu pomar, e o blog era mais uma maneira de me ocupar com algo útil que me  desse prazer e que também pudesse compartilhar o meu dia a dia, e entre outras coisas - minhas receitas. Mas as coisas caminharam para outro rumo, as receitas por preferência dos leitores foram tomando maior  espaço, e nesse caminho encontrei uma pessoa especial que me colocou no universo do foodblogs o qual serei sempre grata. Essa pessoa é a simpatissíssima Andréa do Aroma e Sabores . Também não posso deixar de mencionar o nome do meu amigo Spathi, "um capixaba dos bons",que tem um blog, o Fotos que contam histórias onde ele mostra todo seu talento de fotógrafo,sua capacidade de pesquisador e sua sensibilidade de poeta escritor. Ele foi muito importante para que eu pudesse colocar as imagens neste blog com alguma qualidade e não só isso, sua amizade, seu conhecimento e sua disponibilidade, coisas que não posso nem mensurar. A essas duas pessoas o meu agradecimento.
 E como aniversário não pode passar sem bolo, hoje eu trago uma receita de bolo de chocolate muito gostosa e acredito que seja digno das pessoas mais importantes - meus amigos.






Ingredientes:

Massa:
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de cacau em pó
1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó

1º recheio:
250 gramas de cobertura de chocolate branco
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
Raspas de 1 laranja
2º recheio:
250 gramas de chocolate meio amargo
100 ml de creme de leite (meia caixinha) 

Calda:
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de licor de laranja 

Cobertura:
200 gramas de chocolate meio amargo picado
1/2 Xícara de creme de leite

Modo de preparar: 
Massa: Bata as claras em neve e, aos poucos junte o açúcar e as gemas. Em uma panela misture o leite, o óleo e o chocolate em pó, leve ao fogo brando e aqueça ligeiramente. retire do fogo e acrescente à massa de gemas, alternando com a farinha e o fermento. Asse em forma redonda de fundo falso (20 cm de diâmetro), untada e enfarinhada. leve para assar por 35 minutos em forno preaquecido à temperatura média(180º) .

1º recheio:Derreta o chocolate branco em banho-maria e junte o suco e as raspas de laranja, misturando bem. Retire do fogo coloque em um recipiente  tampado e leve à geladeira por 3 horas para adquirir consistência.
2º recheio: Coloque o creme de leite para esquentar mas sem deixar ferver, junte o chocolate meio amargo picado e mexa até derreter e ficar um creme liso. Deixe esfriar.

Calda: Misture o leite com o licor de laranja.

Cobertura: Derreta em banho-maria o chocolate picado com o creme de leite até formar um creme liso. Deixe esfriar.

Montagem: Corte o bolo em três partes horizontais e regue cada camada com a calda. Espalhe o recheio de chocolate branco na primeira camada. Coloque a segunda camada de bolo, e coloque o recheio de chocolate meio amargo. Cubra com a terceira camada de bolo e leve à geladeira por 2 horas. Por cima coloque a cobertura e decore a gosto. 


Este pedaço de bolo leitor (a) amigo (a) é  para você que sempre esteve aqui comigo dando o prazer de sua visita, também para todos aqueles que ao longo desses dois anos estreitei amizades, mesmo sendo um contato virtual  deixaram-se ser conhecidos por mim, e  deram-me abertura para que eu pudesse fazer-me conhecida para eles. Estou muito feliz de poder ter este espaço de comunicação, onde  as novas amizades vão surgindo a cada dia e isso é muito bom. O blog aniversaria mas o homenageado é você leitor (a) amigo (a).


14 comentários:

  1. Parabéns, Lourdes! Uma data a ser comemorada e bem comemorada com esse delicioso bolo!
    Bom tê-la na nosso blogosfera.
    Bj ,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amiga...sei bem o que você está sentido, acho que todas nós em algum momento viveu essa alegria...nem dá para acreditar, né...dois anos já...o tempo passa muito rápido mesmo.
    Acompanhar o Coisas cá de casa é sempre um prazer e vamos curtir isso por muito tempo mais...Parabéns para você e vida longa ao blog!!!

    Ah, já levei minha fatia desse bolo delicioso!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Lourdes!! Que bolo lindo!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  4. Que bacana, parabéns!!! Adoro bolo de chocolate, amei a receita;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Parabénsssssssss Lou, por esse blog lindo e cheio de delícias!!Vc é um encanto de pessoa e esse espaço tão gostoso é a sua cara, adoro frequentar sua cozinha...
    E a comemoração tinha que ser com essa gostosura que me deixou com água na boca...Obrigada, virtualmente já comi os meus pedaçosssss...Beijkinhas achocolatadas

    ResponderExcluir
  6. Lourdes,
    Super parabéns para você e muitos anos de vida para seu blog! Você merece! O tempo passa rápido mesmo, parece que foi ontem que você tinha tantas dúvidas, hoje pode me dar aulas! Eu ajudei de coração, você sabe que sempre pode contar comigo!
    bjs
    obs. aceito um pedaço desse bolo que está me fazendo salivar...

    ResponderExcluir
  7. Lu querida, meus sinceros parabéns, vc chegou onde chegou com sua dedicação a esse cantinho, com ótimas receitas e essa simpatia contagiante. Parabéns e que nossa amizade continue firme por muitos e muitos anos. O bolo dispensa qualquer comentário. Fabuloso. Bjocas

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! VC merece todo sucesso e carinho! delicioso seu bolo como todas as suas receitas!!! adoro o seu cantinho!

    ResponderExcluir
  9. Lourdes, parabéns !!!
    Vc sempre carinhosa com todos ! Lembro que vc foi minha primeira seguidora e esse é apenas um dos motivos que a torna especial !
    Amei a receita ! Beeeijos e felicidades sempre !

    ResponderExcluir
  10. Lourdes, meus parabéns, você é uma querida, se vc homenageia esses seus amigos, eu a agradeço nesse dia do aniversário do seu blog, agradeço por ter sido uma das primeiras pessoas a visitar meu blog desde o seu início...sempre com palavras fofas, vc é realmente uma querida, peço desculpas pelo meu sumiço no seu cantinho, mas acabei sumindo uns tempos tb do meu cantinho...bjinhos sempre!

    ResponderExcluir
  11. Loudes, minha querida, vc não está em ksa e está aonde? e obrigada pelos elogios, suas fotos é que são fontes de inspiração pra mim, qnd tiver uma casa, queria que fosse que nem a sua...

    ResponderExcluir
  12. Lourdes, Deus sabe o que faz, e o melhor, com certeza, é você ao lado de seu filho...que tudo ocorra bem e que Deus ilumine...vc e ele estarão em minhas orações minha querida! Bjos.

    ResponderExcluir
  13. Sempre fico feliz quando vejo as pessoas completarem anos de blog, satisfeitas por terem um dia tomado essa decisão.
    Empaticamente, sei bem como é isso. Muita coisa boa está por trás de um blog e as amizades representam um item dos melhores.
    Parabéns, Lourdes!!
    Bom final de semana e o abraço eu darei pessoalmente!

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.