segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Polenta com pesto de agrião em cama de abobrinha

Adoro polenta! Fria, quente, mole, mais durinha, frita, com molho, sem molho, enfim eu gosto de polenta mesmo, aprendi com minha mãe que gostava, que aprendeu com a mãe dela. Minha mãe contava que quando era jovem ainda na casa de seus pais, a polenta  também era consumida no café da manhã. Como ela mesmo dizia: "Uma feta de polenta com leite  fresquinho vindo do curral", e quando tinha, era adoçado com mel, quando não, ia açúcar mesmo.  Dessa maneira nunca experimentei porque gosto da polenta salgada e bem temperada e para servir com leite e mel a polenta precisa ser preparada somente com água e uma pitadinha de sal. A polenta na maioria das vezes é servida como prato principal, mas hoje eu apresento como sugestão de uma entrada.




Ingredientes:

Polenta receita aqui

Refogado de abobrinha:
2 xícaras (chá) de abobrinha ralada no ralo grosso 
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Pesto:
1 xícara (chá) ou um punhado de folhas de agrião (só folhas)
2 castanhas do Para triturada grosseiramente
sal, pimenta a gosto
Azeite extra virgem 

Modo de preparar:

Polenta:
Depois de preparar a  polenta de acordo com a receita acima, coloque-a em uma assadeira de alumínio untada com óleo deixando uma altura de 2 centímetros. Deixe esfriar em geladeira ( o interessante é fazer de um dia para o outro). Corte os pedaços de polenta no formato de sua preferência (eu usei a boca de um copo reto). Se for servir quente, coloque os pedaços de polenta já cortado em uma assadeira e leve  ao forno somente para aquecer. Reserve. 

Refogado de abobrinha: Coloque em uma panela o azeite e dê uma refogada na cebola, junte a abobrinha apenas  para dar uma puxada no azeite para que não cozinhe demais e fique uma pasta. Tempere com o sal e a pimenta. Reserve.

Pesto: Pique as folhinhas do agrião bem miudinho, coloque em uma tigela, acrescente o sal, a castanha e vá derramando o azeite em fio mexendo até formar o molho.
Faça isso na hora de servir.

Montar:
No prato que irá servir coloque uma ou duas colheres de refogado de abobrinha, formando uma cama. Deite sobre a abobrinha o pedaço de polenta e decore com o pesto.

Bom apetite!

9 comentários:

  1. Querida, deixa eu falar rapidinho: essa receita é a minha cara. Já estou levando!

    Um beijão e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Linda apresentação!! Arrasou na receita. beijos

    ResponderExcluir
  3. amei esta receita, este pesto de agrião então!
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Lourdes, que prato lindoooo...vc se supera... adorei essa sugestão, uma vez aqui em Fortaleza comi codorna com palitinhos de polenta fritos, mto bom!!!! bjinhos
    www.bomdemesagarfoeboca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Lourdes, querida!
    Nunca fiz polenta! Ah, nunca fiz um monte de coisas na cozinha (e fora dela tb! rsssssssssssss)!
    Mas vou experimentar a polenta, não sei se com cama ou com bercinho, não sei se com pesto (molho? entendi bem?. Mas vou tentar, tenha certeza!
    Bjsssssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  6. Lindissima apresentação, Lourdes !
    Aqui praticamente desconhecemos o que seja polenta... conheço pq experimentei quando estive em SP.
    Adorei !
    Bjssss

    (Qto aquela figura do blog, peguei em uma dessas páginas do Facebook (e não lembro qual), mas sinta-se a vontade pra copiar do meu blog ).

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.