segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Panko caseiro

A internet  veio para facilitar a vida da gente, é um mundo aberto para cada um de nós. Mesmo morando em uma cidade pequena do interior longe dos grandes centros eu tenho acesso a muitas informações,  isso é maravilhoso! Eu piloto um fogão a mais de quarenta anos, mas aprendi muita coisa depois que entrei para a blogosfera. Conheci ingredientes que nem de longe sonhava que existia, técnicas novas de preparar os alimentos, e é a internet que nos proporciona esse conhecimento e isso é muito bom. Quando aparece uma coisa nova eu corro atrás para saber o que é, mesmo não encontrando o produto aqui na minha cidade eu procuro a maneira de prepará-lo em casa. E foi assim que aconteceu com o Panko essa farinha de pão que deixa os enpanados bem crocante. Pesquisando eu aprendi que Panko quer dizer migalhas de pão e é um produto muito usado na culinária japonesa. Se você ainda não conhece como se prepara, então a partir de agora vai ver que é muito fácil de fazer. 


Modo de preparar:

Pique um pão branco (pão de forma) e coloque no processador e triture até formar migalhas grosseiramente.
Mas você também pode fazer no liquidificador, coloque duas fatias de cada vez e vá pulsando até obter um granulado grosso.

Depois coloque essa farinha em uma assadeira e leve ao forno alto e deixe até as migalhas ficarem secas mas sem torrar e isso leva o tempo de 8 a 10 minutos mais ou menos. Mexa essa farinha duas vezes durante esse tempo. É importante que a farinha não escureça.
Retire do forno e deixe esfriar. Use, e o excedente armazene em sacos  próprios para congelamento e leve ao freezer.


Dica: Você também pode fazer essa farinha sem o uso do  forno, simplesmente colocando-a no sol. Demora mais tempo mas também funciona. Fiz dos dois jeitos e não tem diferença no resultado final.


6 comentários:

  1. A internet é mesmo uma coisa. Mas o mais bacana é que ela é feita pelas pessoas que, sempre muito legais, compartilham coisas para enriquecer nossos dias, nossa mente. Né? Eu, por exemplo, fiquei super desinformada esses tempos ao me afastar desse espacinho aqui, super rico. Que saudade!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas Lou!!Na primeira oportunidade q tiver sobras de pães, seguirei seu conselho....brigadão

    ResponderExcluir
  3. Lourdes querida, estou de volta e cheia de saudades, mas os momentos maravilhosos ao lado da filhota valeu muito a pena. Adorei essa receita e logo vou colocar em prática, nada como uma farinha para empanar fresquinha. Não conhecia, mas como vc disse essa internet é fantástica, estamos sempre aprendendo. Beijinhos miga, ótima semana

    ResponderExcluir
  4. Lourdes que idéia boa e ótima mesmo, pois guardamos para usar quando quiser. Valeu mesmo fôfa! Beijinhos querida

    ResponderExcluir
  5. Lourdes, não conhecia nem o panko, quanto mais sabia que se podia fazer em casa, olha aí como a gente aprende muito com essa internet! Rs. Gostei da dica do freezer, dá para fazer em maior quantidade e guardar para usar sempre que quiser :) Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nossa que bacana fazer em casa.
    ADOREI :)
    Adorei tb o seu cantinho
    Espero vc no nosso e na nossa pagina do facebook

    https://www.facebook.com/pages/Fazer-Gourmet-por-Carminha-Andrade/152858698081184

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.