segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Salada de alface, cenoura e morango

Saladas que valem uma refeição. Esse é um papo de quem enfiou o "pé na jaca" no final de semana hehe. Mas vamos lá, se é para  diminuir a culpa dos exageros cometidos, comendo doces com muiiito chantilly, pratos com molho branco, então é válido passar a segundona na base de saladas. Mas falando sério - para uma salada valer como uma refeição, é necessário que estejam presentes na sua composição a proteína, o carboidrato, ou simplificando, tudo o que precisamos consumir para uma alimentação equilibrada. Podemos colocar  frangos desfiados, atum, croutons, queijos dos mais variados, frutas e tudo o que sua imaginação degustativa quiser. Provar misturas e sabores é um bom teste para sabermos quais os ingredientes que se harmonizam entre si, ou pelo menos o que  agrada o seu paladar. Fica aqui a minha sugestão.

Salada de alface, cenoura e morango


O que é preciso:

Folhas verdes ( eu usei alface crespa)
Grãos (eu usei milho verde cozido)
Legumes (eu usei cenouras cruas em lascas)
Frutas ( eu usei morangos)
Queijos (eu usei parmesão em lascas)

Molho
aceto balsâmico
azeite extra-virgem
mostarda
orégano
sal
pimenta do reino (opcional)
Suco de limão (opcional)

Como fiz:

Fiz uma cama com a alface e fui colocando os restantes do ingredientes. Temperei na hora de servir,
misturando bem.
Para fazer o molho nunca tenho medidas exatas. Vou colocando e provando o sabor, mas tendo a base de 1 medida de suco de limão para 2 de azeite. Poderá também agregar mel, ervas frescas picadinhas - o céu é o limite. Quem não ousa não descobre sabores  especiais.

Você pode usar de sua criatividade e preferência na montagem do prato. O importante é degustar feliz da vida e o que é  melhor ainda - comer sem culpa.

10 comentários:

  1. Que salada maravilhosa, deste jeito da mais do que gosto de comer salada.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Essa salada tá um arraso :P
    Sei bem como você tá se sentido, pois já passei por essa situação :s Exagerar e depois ficar naquela "culpa" hehe
    Olha, seu e-mail foi respondido e com seu blog parece já está tudo ok tá!
    Um abraço,
    Queila

    ResponderExcluir
  3. Hum, mas que combinação leve de ingredientes.
    Adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. OLÁ QUERIA LU!
    EU AMO SALADAS NÃO RESISTO MESMO,A SUA ESTÁ COM UM LINDO COLORIDO, SEM PALAVRAS,HUMMMMMMMM!

    BEIJÃO.......

    ResponderExcluir
  5. Lourdes
    Fiquei lendo a receita só para ver se vc ia usar aceto balsâmico com os morangos...BINGO! Amiga, vc sabe mesmo o que é bom! Adorei a composição da salada.
    Beijos
    Ah, tenho um amigo chef que faz uma calda com aceto balsâmico e algo mais para ficar mais viscoso e doce e daí a gente banha os morangos...meio agridoce, divino!

    ResponderExcluir
  6. Sandra, será que não é mel esse algo mais? Passa a receita dessa calda, adoro provar novos sabores.

    ResponderExcluir
  7. Que salada linda, Lourdes!E, com certeza, deliciosa!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Lourdes, amei vc ter se tornado minha seguidora e ter gostado das fotos...amei essa sua salada, e ainda mais as cores dela...linda msm...ah! vc perguntou daonde eu sou, e notei q faltava essa informaçao no blog...brigada por avisar...sou de Fortaleza...e seja sempre bem vinda no meu blog...bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá Lourdes, vim fazer uma visita e adorei seu blog, já estou seguindo, ok?!
    Essa salada está perfeita, ajuda na dieta e refresca.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  10. Além de saudável, uma boa salada deve ser colorida... e essa está linda. parabéns...

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.