quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Nhoque caseiro

Nhoque  é um dos meus pratos prediletos, mas precisa ser o feito em casa. Já experimentei vários nhoques industrializados, mas por mais macios que sejam não chegam à mesma textura do caseiro. Gosto do nhoque que sua massa dissolva na boca, e para isso você tem que dosar muito bem a farinha para não ficar aquela bolinha dura. Agora, o molho cada um tem a sua receitinha preferida, todas elas maravilhosas.

Nhoque caseiro


O que é preciso: (4 pessoas)

1/2 quilo de batata
1 gema
1 colher (chá) de margarina
Farinha o quanto baste para dar ponto ( eu usei 1 xícara de chá)
sal a gosto 
óleo (para colocar na água do cozimento)
Queijo parmesão ralado

Como fiz:

Cozinhei as batatas, amassei e deixei esfriar. Levei à geladeira por algum tempo para desidratar e assim levar menor quantidade de farinha. Juntei à batata, a gema, a margarina e misturei bem. Depois fui juntando a farinha aos poucos até dar ponto de enrolar ( não usei toda a xícara na massa). Com a bancada e as mãos enfarinhada  enrolei, cortei e modelei. Deixei os nhoques descansando um pouco.
Coloquei água para ferver com um fio de óleo e sal e cozinhei aos poucos o nhoque ( ele cozinha muito rápido - coloque um pouco de nhoque para cozinhar, assim que ele flutuar retire-o com o auxílio de uma escumadeira). Coloquei em uma travessa e juntei o molho polvilhei queijo ralado e servi em seguida.


                                Passo a passo
Cozinhar, amassar, deixar esfriar um pouco e levar á geladeira.


Colocar a gema e a margarina e misturar bem.


Junte a farinha aos poucos, até formar uma massa que dê para enrolar.


Depois de enrolado e cortado modele passando-o suavemente pelo garfo.


Ou faça bolinhas e com o dedo comprima-o formando uma conchinha.



Depois de pronto deixe-os descansando um pouco, até que a água ferva.


15 comentários:

  1. bem explicadinho, acredita que eu nunca fiz nhoque em casa, a não ser o de forno, mais com certeza quando eu comer feito em casa não quero mais saber do industrializado.

    ResponderExcluir
  2. Também adoro nhoque. E os seus ficaram muito apetitosos.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Menina que maravilha chegar aqui e ver essa delícia de nhoque feito à mão. Fiquei muito contente mesmo :) :)
    Dia 2 foi aniversário da minha irmã e eu fiz nhoque de abóbora com molho de gorgonzola e nozes :) Ficou da ponta da orelha, todos aprovaram :)
    Você tá de parabéns :)
    Um beijo, Queila

    ResponderExcluir
  4. LU QUERIDA,
    EU TAMBÉM AMO NHOQUE, SUA RECEITA ESTÁ NO CAPRICHO SIMPLESMENTE UMA DELÍCIA!

    BEIJÃO.........

    ResponderExcluir
  5. Hummmm... adoooro!
    O seu prato ficou bem apetitoso!
    Bjim

    ResponderExcluir
  6. Lou minha amiga,
    Tem uma casinha prá alugar pertim da sua não?! =)
    Uma terrinha prá plantar seria tudo de bom...
    Vc nos deu uma aula hj com seu pap... amei a voltinha no garfo.
    Lou, na receita é kg de batata? Só tem batata =]
    Um bejim grande no seu coração!

    ResponderExcluir
  7. Vinni engoli o "quilo" rsrs, ainda bem que tenho meus amores que me alertam. Já está devidamente corrigido. Fico grata.

    Queila deve ter ficado muito bom seu nhoque de abóbora. Tenho uma receita que foi de minha mãe que levava batata doce - maravilhosa, qualquer dia coloco aqui.

    Um beijo a todas

    ResponderExcluir
  8. Ola, sou estudante de gastronomia e gostaria de divulgar meu novo canal no youtube.
    Postarei videos relacionados a área gastronomica com críticas e experiências.
    O link do meu último video é esse: http://www.youtube.com/watch?v=fcbcHCVuIrY
    O Assunto em questão é Atendimento.
    Espero que você goste.
    Obrigada,

    petit Gastrô

    ResponderExcluir
  9. Lourdes,

    Fazer nhoque é uma arte (primeiro de paciência!) que pelo jeito vc domina excelentemente bem. Achei lindas as fotos de suas mãos moldando a massa.

    Venho aqui agradecer também o carinho seu que tenho visto no meu blog. Adorei o seu comentário sobre a entrevista.

    Um grande beijo e uma ótima sexta!

    ResponderExcluir
  10. Lourdes, DIVINO! Não me refiro só a receita, mas também à apresentação e o capricho do passo a passo. Também só gosto dos nhoques caseiros, feitos com esse cuidado que vc nos mostrou.
    Querida, beijos e um bom domingo

    ResponderExcluir
  11. Lu,
    Vim visitar sua cozinha e me deparei com esse nhoque simpático. Nunca fiz assim, mas adoro coisas charmosas.
    Já estou seguindo e boa semana!

    ResponderExcluir
  12. ADOREI! Estava louca para comer nhoqui, mas só vi sua receita agora, depois que já fiz da outra... Mas dá próxima vez faço a sua!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. ficou muito gostoso eu fiz aqui em casa todo mundo adorou?

    ResponderExcluir
  14. oi Lourdes, moro em Porto Alegre, e aqui em casa adoramos nhoque, posso produzir em grande quantidade e congelar, qual é o prazo de validade, já que não é um produto industrializado, e por consequência, sem uso de conservantes?..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, não sei te responder porque nunca congelei os nhoques, sempre que faço é para consumir na hora, teria que testar para ver se a massa manteria a mesma textura com o descongelamento.
      Abraço

      Excluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.