segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Torta cremosa de coco

A receita original está aqui no blog Quitutes da Andréa    Quando lí a receita pensei - essa torta deve derreter na boca. Não resisti, preparei e trago aqui a torta "quase" igual à torta da Andréa. Gosto muito de sobremesa cremosa, doces de texturas aveludadas, e essa torta tinha tudo pra ser assim. Fiz algumas alterações, não que precisasse, mas por falta dos ingredientes que a receita pedia, "queria porque queria" experimentar. A minha versão ficou muito boa, mas ainda fica a vontade de comer  a torta original.

Torta cremosa de coco



O que é preciso:

1 lata de leite condensado
200 ml de leitelho* ( buttermilk)
100 ml de leite integral
200 ml de creme de leite ( eu usei de caixinha)
3 ovos pequenos
1 colher (sopa) de amido de milho
100 gramas de coco ralado

Para decorar
1 xícara de purê de laranja
Fitas de coco fresco


Como fiz:

Batí no liquidificador todos os leites com os ovos e o amido de milho. Depois juntei o coco ralado e coloquei em forma untada com manteiga (eu usei uma retangular (17/25).
Levei ao forno 180 graus por cerca de 40 minutos ou até  ficar no ponto de pudim.

Desenforme depois de esfriar, coloque por cima o purê de laranja e decore com as fitas de coco fresco e leve para gelar.

Como fazer:
*  Leitelho - 200 ml de leite integral em temperatura ambiente + 2 colheres de vinagre branco ou suco de limão na mesma quantidade. Deixar descansar por 15 minutos.

Purê de laranja - descasque 2 ou 3 laranjas, tire toda parte branca e as sementes, leve ao fogo para ferver com 1/2 xícara de água + 1/2 xícara de açúcar, por uns 15 minutos. Tire do fogo deixe esfriar um  pouco e bata no liquidificador, leve fogo novamente para apurar até a consistência de um purezinho.

8 comentários:

  1. UAU,CRIATIVIDADE TOTAL!
    ESTÁ PERFEITA, O QUE IMPORTA É QUE VOCÊ FEZ E FICOU MARAVILHOSA, IMAGINO O SABOR, HUMMMMMM!
    OBRIGADA PELO CARINHO, FICO FELIZ POR TER GOSTADO DA RECEITA.

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    UM GRANDE BEIJO......

    ResponderExcluir
  2. Oi estou retribuindo a visita e fiquei com água na boca. Como boa Nordestina sou apaixonada por coco. Lindo!!! Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Lourdes, fico duplamente feliz em ver uma receita da Deia que é uma pessoa tão querida minha aqui nas suas mãos que deu esse toque tão lindo. Vocês duas são incríveis. Olha, estou de dieta, mas receitas com coco para mim são irresistíveis...vou ser "obrigada" a fazer...kkk
    Beijocas minha querida e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  4. Agua na boca total!!! Quero comer agora!!! Quando vão inventar um blog que tem degustação ein? rsrsrs
    Beijos
    http://nosadois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Lourdes,
    Somente hoje consegui visitar seu blog impecável.
    Tenho uma perguntinha sobre o purê de laranja:
    Fiquei pensando se um pouquinho de gelatina acrescida na preparação inicial poderia evitar um retorno ao fogo!
    Pergunto porque não tenho costume de fazer sobremesas e achei esta especial.

    ResponderExcluir
  6. Olá Marbene, penso até que poderia mas não iria ficar com a consistência desejada, que é de uma pastinha molinha para cobrir a torta com mais facilidade.A gelatina iria ficar com uma textura mais firme quando esfriasse, e não iria ficar uniforme ao passar sobre a torta, e para colocar a gelatina sobre a torta ainda quente, ela iria escorrer não atendendo o desejado.
    Mas não custa tentar, quem sabe dá certo. Depois me conta ok? Aprendemos uma com as outras.
    Grata pela visita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,

    Grato pela resposta satisfatória.
    Entendi agora "pastinha molinha".
    Mudar uma receita dessa é crime de lesa pátria!
    Temos muitos gostos em comum: plantas, comida, fogão, flores, fotografias.
    Muito bacana te conhecer! Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Minha amiga querida que torta divina essa,vou ter q fazer urgente...amo tudo q leva coco e vi essa maravilha no G+ e não resisti!!!
    Bjinhos comum delicioso FDS. Re

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.