segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Coquinho doce

Quando meus filhos eram crianças, tinha um docinho que eles gostavam muito. Todos os dias ficavam esperando o pai chegar do trabalho ansiosos para ganharem  seus pacotinhos de coquinho doce. Naquele tempo era uma novidade esses docinhos e tudo o que era novidade em matéria de doces  meu marido trazia para as crianças, um novo lançamento de chocolate em barra, balas, chicletes, ou seja - guloseimas em geral.  Tinha dia também que ele se fazia de "esquecido" escondendo os doces para vêr as crianças o rodearem desconfiadas, para depois como um mágico tirar da cartola os doces tão aguardados. Era uma festa a cada dia. Com essas lembranças, outro dia resolvi preparar esses coquinhos doces, como se pudesse fazer o tempo voltar para revivê-los novamente. Fiz os doces, fotografei e deixei as fotos armazenadas e hoje resolví publicar esta receita em homenagem ao dia das crianças, não só das crianças de hoje, mas também das que já foram e ainda guardam em seus corações momentos de infância inesquecíveis.

Coquinho doce



O que é preciso:

2 xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
4 xícaras (chá) de coco (fruta) cortados em pedacinhos

Como fiz:

Fure o coco, tire a água, quebre-o com o martelo e retire a polpa e corte-os em pequenos pedaços. Reserve.

Numa panela, coloque todos os ingredientes. Leve ao fogo alto, mexendo sempre até a calda secar um pouco. Abaixe o fogo, continue mexendo até o coco ficar cozido e dourado.
Retire do fogo e espalhe sobre uma superfície seca. Deixe esfriar.

Dica: para retirar com facilidade o coco da casca, é so colocar o lado da casca sobre a chama do fogão.

Esta postagem é em especial para vocês Clau, Alê e Jú (minhas crianças de ontem). 

7 comentários:

  1. Puxa vida...essa receita me trouxe de volta boas lembranças da minha infância! E era bem isso, ficávamos ansiosos pela chegada do pai porque sabíamos que com ele viriam os doces...rsrsr. Que saudade desses momento tão simples que marcaram minha vida! Obrigada por esse presente mãe. Te amo!

    Claudia.

    ResponderExcluir
  2. BELA HOMENAGEM AO DIA DAS CRIANÇAS, EU AMO ESTE COQUINHO, SEMPRE COMPRO UNS SAQUINHOS PARA MIM, EU AMO O SABOR E O AROMA.AS FOTOS FICARAM LINDAS, DEU UMA VONTADE IMENSA DE COMER HUMMMMMMMMMMM!

    BEIJÃO E ÓTIMA SEMANA!

    ResponderExcluir
  3. Ai Lourdes adoro este doce, só nunca tinha visto a receita dele. Compra este docinho no pipoqueiro da esquina, ah que saudade da infãncia.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Tô aqui emociona com seu texto e o comentário de Claudia =)
    Esse doces devem ser muito especiais mesmo. Uma bela homenagem para as criaças.
    Um beijo, QUeila

    ResponderExcluir
  5. Como é bom ser criança!! Nunca provei desses, acho que aqui no Rio não tem...
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Tia,o presente foi pra mim também porque eu amoooooooo esse coquinho.Beijo grande
    Feliz dia das crianças para todos.

    ResponderExcluir
  7. Amiga,
    Foi uma saudade ler seu texto e ver o coquinho...
    Minha mãe fazia qdo eu era pequena, não tinha essas iguarias de chocolate e afins...
    Então ela se virava no tacho...=}
    Saudade boa!
    Obrigada por partilhar...
    Um bejim bem grande!

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.