segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Geléia de figo



O figo é uma das frutas que mais gosto. Quando vim  morar no interior paulista,bem longe da capital, achava dificuldade em encontrar a fruta, aí batia a saudade das feiras livres e dos grandes supermercados de São Paulo onde são vendidos saborosos figos, vindos da região de Valinhos. Mas hoje posso dizer que a saudade ficou na saudade, e os figos  aqui em minhas mãos. É só dar uma corridinha no pomar, onde foi plantada essa fruta que tanto aprecio. É tempo de colher e de preparar doces, compotas e geléias como a que mostro hoje.







Geléia de figo


O que é preciso:


1 quilo de figos maduros
600 gr de açúcar cristal
Suco de 1 limão


Como fiz:


1 - Lave os figos e seque-os bem. Corte os cabinhos e fatie-os. Se estiverem muito maduros não corte as fatias muito finas, para não desmancharem.


2 - Coloque os figos em uma panela  com o açúcar e o limão.


3 - Leve ao fogo médio e deixe ferver. Mexa até o açúcar dissolver. Assim que o açúcar dissolver, apague o fogo, cubra-os. Reserve por 24 horas.


4 - Leve a panela ao fogo novamente e deixe ferver até engrossar a calda e ficar em ponto de geléia.


5 - Desligue o fogo e entorne a geléia ainda quente em vidros esterilizados, até a borda. Enrosque bem as tampas e vire o pote de geléia de cabeça para baixo ( isso ajuda na vedação) e deixe assim até esfriar.


Guarde em lugar fresco. Depois de aberto conservar em geladeira.


Dica: Se fizer uma correta esterilização dos potes a duração é de 6 meses.




Figos picados em rodelas

2 comentários:

  1. A Geléia esta linda mesmo. Somente um comentário. A Geléia deve ser sempre 50% de açúcar e 50% da fruta...Está é a base de uma verdadeira geléia. Um abraço...Sidi Costa

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.