segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ervas frescas - Manjericão

O manjericão é uma  erva muito aromática, excelente no  preparo de molho, pasta...enfim, na culinária em geral, são muitos os empregos do menjericão. Nada como saborear um prato que  no seu preparo foi utilizado ervas fresquinhas, colhidas na hora




Molho de tomate








O que é preciso:


6 tomates grandes e maduros e sem peles
1/2 cebola 
1/2 xícara (chá) de cheiro verde (salsa e cebolinha)
6 azeitonas sem o caroço
Manjericão a gosto
Sal a gosto
1 xícara de água


Como fiz:


Para retirar a pele dos tomates proceda da seguinte maneira:


Lave os tomates e coloque-os em uma panela com água o suficiente para cobrí-los. Leve ao fogo. Quando a água começar a ferver conte 1 minutos e desligue. Deixe esfriar um pouco e retire a pele dos tomates.


Bater todos os ingredientes (menos o manjericão) no liquidificador. Coloque em uma panela com azeite , coloque o sal, leve ao fogo e deixe  apurar. Quando estiver quase pronto coloque as folhas de manjericão (eu retiro as folhas do cabinho e coloco-as inteiras) e deixe ferver mais um pouco até ele soltar o aroma.


O manjericão deve ser colocado quase no fim do preparo, pois o sabor se perde com o calor.


Emprego medicinal do manjericão


O chá das folhas do manjericão é utilizado em gargarejos para aliviar as dores de garganta. Em bochechos ajuda a cicatrizar aftas. E dizem que o chá é excelente para combater insônia.


Para secar e guardar ervas em geral


1. Pendure os maços das ervas de cabeça para baixo em local sem umidade, arejado mas sem vento direto e que seja sombreado.
Ou
2. Deixe as ervas secando sobre um papel limpo em ambiente com as mesmas características.


A secagem completa levará cerca de 15 dias, a depender da temperatura externa.
Armazenar em vidros bem limpos, secos e bem tampados ou em sacos de papel. Guardar em local seco, fresco e com pouca luminosidade ( eu guardo no armário da cozinha).


Ao usar as ervas não pegar com os dedos úmidos para não embolorar.





Um comentário:

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.