segunda-feira, 25 de junho de 2012

Bife de carne moída

Com a carne  moída você pode  criar uma infinidade de maneiras de prepará-la. Para quem tem criança pequena, ela é um recurso bem apropriado para estar introduzindo proteína na alimentação e as combinações com verduras e legumes faz dela um recurso bem versátil. O bife de  carne moída é uma maneira bem gostosa de acompanhar o arroz com feijão do nosso dia a dia ou como lanche em um pão e queijo você faz um gostoso hamburguer caseiro, sem falar que é super saudável. 
Esta receitinha é a cara da minha cozinha, e falo para esclarecer qual é o perfil do meu blog. Minha comida é caseira, simples e fácil de fazer, sem sofisticação nenhuma, com técnicas aprendidas no calor do fogão experimentando sempre o melhor resultado. Até hoje quem definiu melhor minha culinária foi a revista Gula quando disse: "Caseiríssimo e um jeito simples de apresentar" Para conferir. E assim vou seguir, pois é assim que sei fazer.


Ingredientes:
(6 bifes)

300 gramas de carne moída
1 dente de alho socado
1/2 cebola pequena picadinha
2 colheres de salsinha picada bem miúdo
1 colher (café) de curry
pimenta do reino (opcional) a gosto
sal a gosto
Margarina e óleo para grelhar
Farinha de trigo
Refogado:
1 tomate picado
1 colher de cebola picada 
1 dente de alho picado
1 colher (café)de gengibre ralado (opcional)
1 colher (sopa) de salsinha
sal a gosto

Modo de preparar:

Tempere a carne e deixe por um pouco para pegar o gosto dos temperos. Pegue porções de carnes e modele em formato de hamburguer, mas deixando o mais fino possível ( carne ao entrar em contado com o calor se contrai  e perde o formato desejado). Em uma frigideira coloque a margarina e o óleo (1 colher de sopa de cada) e deixe esquentar. Passe levemente farinha de trigo nos bifinhos e leve para grelhar.
Disponha os bifinhos em uma travessa e reserve.
Na mesma frigideira frite o alho e a cebola, junte o tomate, o gengibre e deixe refogar, se precisar junte um pouco de caldo de carne, na falta pode ser água mesmo, corrija o sal. E no final do refogado coloque a salsinha e deixe por mais um pouco. Derrame este refogado por sobre os bifinhos reservados.

Bom Apetite!

10 comentários:

  1. Lourdes eu adoro bife de carne moída e os seus me deram água na boca, parecem ter ficados deliciosos.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Lourdes, estes bifes estão bem apetitosos.
    Minha mãe gosta muito de fazer estes bifes, e este molho ficou especial. Gostei muito da sugestão.
    Beijos e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Eu sou super fã de bifes de carne moída e adorei esta sua receita!!

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Lourdes!

    Adorei tua receita, é uma maneira diferente e deliciosa de apresentar a carne moída!

    Eu concordo em parte com a definição da revista Gula para o teu blog: Caseirríssimo sim, mas com uma maneira linda de apresentar!!

    Obrigada!

    Nara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito grata Nara por suas palavras amáveis.

      Seja muito bem vinda!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Realmente, carne moída é super versátil. Foi a primeira coisa que aprendi dentro do quesito carnes e afins. Adorei a receita e sobre a definição de sua cozinha, desde o primeiro dia que vim aqui senti estar em um ambiente super aconchegante, provando da melhor cozinha e aprendendo da melhor forma. Seu tempero é maternal, Lourdes. Adoro isso. Adoro vir aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai minha flor agora você me emocionou.Fico super feliz de saber isso justamente vindo de você que eu admiro.

      Bjs

      Excluir
  6. Bem eu tinha lido sua receita antes de ver o link da revista, gostei muito dessa receita, adoro curry dá um sabor especial e esse molhinho caseirinho por cima pra molhar um pãozinho hem amiga!! Ai ai que delicia e que fome me deu hehe. Beijinhos ótima semana

    ResponderExcluir
  7. Lourdes, amei a receita!
    Aqui só vemos as fotos, mas tudo o que vc faz tem jeito de que fica uma delicia !
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Lourdes, esta receita foi a que mais se indentificou com a cozinha da minha mãe,atualmente acamada, porisso procuro receitas do estilo dela e esta realmente caiu do ceu..

    Obrigada..
    margarida

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.