sexta-feira, 8 de junho de 2012

Meu limão, meu limoeiro

Já faz tempo que tenho essas imagens do meu pé de limão galego, e já está mais que na hora de mostrá-lo aqui para os amigos. Está sempre carregadinho de limões e com tanta generosidade assim ele merece um post não é mesmo?


Limão galego (Citrus aurantifolia)
Familia botânica: Rutaceae
Origem: Ásia
Dicas: 
 Bebidas alcoólicas os refrescos e os chás ficam excelentes quando adicionados gotas de limão.


Para obter mais suco do limão, bata a fruta com um martelinho ou role-o sobre uma superfície colocando um pouco de pressão.


Ao usar raspas de limão, não raspe a parte branca para não amargar a receita.


Ao escolher um bom limão galego observe se ele tem a casca fina e lisa, pesado em relação ao tamanho e se cede à pressão dos dedos.



6 comentários:

  1. Que lindo o seu limoeiro, Lourdes!
    Aqui em casa temos um pé, mas não é tão grande quanto o seu.
    Hoje em dia essas 'casas modernas' tem um problema comum: o quintal pequeno. Aqui no nosso, só temos um pé de acerola que fica lindo carregado de frutas e o limoeiro pequenino.
    Na outra casa que era aqueles casarões antigos, o quintal era enorme e cheio de árvores. Tínhamos de cupuaçu a fruta do conde, passando por coco, abacate, açaí...
    Essa é uma das saudades que tenho da casa antiga.
    Parabéns pelo seu belo limoeiro!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. que lindo Lourdes, quando solteira morava em uma casa que tinha um pomar, hoje moro em um apto, sinto falta de fazer minhas colheitas.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo limoeiro Lu, adoraria ter um espaço no fundo da minha casa, com plantação de várias árvores frutíferas, outro dia plantei sementinhas de maracujá em um vaso que tenho em casa, e não é que nasceu um brotinho agora já está com 30 cm de altura, tive que mudá-la para um vaso grande e mais fundo para a raiz ter mais liberdade,fiquei triste pois eladeve ter sentido ficou murchinha a ache que ia morrer, contnuei tratando, ficou linda, nem sei o que vai dar e se vai dar certo, pois é uma arvore né? Mas está tão lindinha que deixo ela viver bela e verdinha até qdo Deus quiser. Adorei seu limoeiro, lindos limões. Beijinhos ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  4. Como a natureza é elegante e generosa com quem a trata bem e lhe tem amor, né?!
    Parabéns pelo limoeiro!
    Bezo, bezo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olha, Lourdes, eu nem sei se gosto mais das informações sobre o limão galego (aliás adoro limão!) ou de suas fotos!
    As suas fotos são maravilhosas! Aquela do alho, perfeita! Parabéns!
    Bjssssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica do martelinho e fiquei com inveja desse quintal maravilhoso. Limão já é bom, imagina tendo uma dispensa deles tão maravilhosa como essa. =)

    ResponderExcluir

Fico grata por comentar. Se você não tem um perfil na web e for comentar como "anônimo" , por favor assine seu nome para eu saber quem você é.